sexta-feira, abril 26, 2024

Crítica | Segredos de um Escândalo – Todd Haynes cria sátira melodramática com Natalie Portman e Julianne Moore

Como compor um personagem baseado em fatos reais? Esta é a pergunta 100% das vezes feitas aos intérpretes na época de lançamento de seus filmes e séries. Como a indústria se acostumou a chamar, o laboratório é uma parte importante para os artistas entenderem seu personagem e apresentarem suas emoções. Apresentado em Competição no Festival de Cannes 2023, Segredos de um Escândalo (May December) é exatamente uma sátira melodramática deste processo.

Com um tom propositalmente baratinado, Todd Haynes (Carol) tem a intenção de criar uma metalinguagem de um drama televisivo. Para isso, ele conta com um elenco afiado encabeçado por Natalie Portman, como a atriz Elizabeth Berry, e Julianne Moore, na pele da indecifrável Gracie Atherton-Yoo. No meio da tensão entre as duas está o marido da segunda, Joe, vivido por Charles Melton (da série Riverdale), indicado ao Globo de Ouro 2024, ao lado das duas atrizes, por suas fascinante performance. 

Se você cresceu na década de 1990, pode estar acostumado com a enxurrada de filmes sobre dramas familiares presentes na TV Globo, sábado à noite ou de madrugada durante a semana. Essas obras eram baseadas em casos reais, tinham pouco orçamento, atores desconhecidos e, portanto, uma uma produção decadente. A base do filme era a história sensacionalista por trás do emaranhado de péssimos diálogos. Alguns exemplos são os títulos: Violentada Pelo Destino (1994), Ato Imoral (1996) e Ciúme e Obsessão (1997). 

Com uma trilha sonora de suspense aguda e incessante, Todd Haynes constrói um relacionamento passivo-agressivo e um jogo de farsa entre as duas mulheres. Depois de 17 anos de um escândalo propagado em capas de jornais e revistas, o casal Gracie e Joe se confronta com as memórias do início do seu relacionamento conflituoso e, principalmente, criminoso. 

Quando Gracie conheceu Joe, ela era casada e tinha três crianças, enquanto ele era amigo da escola do seu filho. Aos 36 anos, Gracie teve relações sexuais com um adolescente de 13 anos e engravidou de gêmeos. Após cumprir sua pena perante a justiça, os dois estão casados e criaram os dois filhos, agora, prestes a entrarem na universidade. A chegada de Elizabeth desestabiliza o castelo de cartas criado ao longo dos anos por Gracie.

Sempre desconfiada e com uma aspereza ímpar, Gracie controla o marido e o trata como um dos seus rebentos. Situado em 2015, Segredos de um Escândalo percorre o caminho de uma atriz avessa com o papel de detetive e psicóloga. Ao invés de apenas observar os dois para compor a sua personagem, ela invade os espaços do casal e, assim, expõe vários esqueletos no armário.

Não deixe de assistir:

As duas atrizes estão brilhantes dentro do esquema criado por Todd Haynes, no entanto, a sátira não causa humor, mas um estranhamento. É possível compreender a dimensão que o diretor tenta alcançar desde a fotografia opaca dos filmes de baixo orçamento até as frases soltas sem sentido na narrativa. É interessante o crescente envolvimento de Elizabeth com a família Yoo, contudo, o exercício de confronto não é completamente resolvido.

Sob um aspecto de espelho, Elizabeth olha, olha e olha e não consegue enxergar exatamente o que há por baixo dos olhos e sorriso condescendente do seu “objeto de estudo”. Ela entrevista o ex-marido, os filhos, os sogros e todos parecem propensos a colocar Gracie em um pedestal de bravura, o qual a atriz deseja não somente copiar, mas também derrubar.  

Por que histórias polêmicas tornam-se filmes? Segredos de um escândalo é uma provocação ao sensacionalismo e a reprodução em busca da curiosidade do público. Entre o crime e a paixão, entender Gracie é uma tarefa árdua. Ver que seu marido é uma criança de 36 anos é constatar que ela não precisa de compreensão, mas de controle da sua ambição manipulativa. Cuidado! Gracie — através da maravilhosa Julianne Moore — também manipula o público.

 

Lançado em maio de 2023 na Mostra Competitiva do Festival de Cannes, Segredos de um Escândalo (May December) chega aos cinemas brasileiros dia 18 de janeiro de 2024 e, posteriormente, na Netflix.

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo
Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Como compor um personagem baseado em fatos reais? Esta é a pergunta 100% das vezes feitas aos intérpretes na época de lançamento de seus filmes e séries. Como a indústria se acostumou a chamar, o laboratório é uma parte importante para os artistas entenderem...Crítica | Segredos de um Escândalo - Todd Haynes cria sátira melodramática com Natalie Portman e Julianne Moore