InícioCríticasCrítica | Temporada de Verão – Ator de ‘Élite’ se destaca em...

Crítica | Temporada de Verão – Ator de ‘Élite’ se destaca em série Teen da Netflix estilo ‘Malhação’


A última temporada da série teen da Rede Globo, ‘Malhação’ finalmente foi ao ar. É o último dos últimos mesmo, não vai ter nova temporada nem reprise na tv aberta. Coincidência ou não, dias antes estreou na Netflix a sériezinha teen ‘Temporada de Verão’, produção voltada para o mesmo público e que tem se mantido no Top 10 desde o primeiro dia.

Catarina Trindade (Giovanna Lancellotti) está curtindo sua festa de despedida no incrível resort Maresias, em Florianópolis, quando é surpreendida pelo pedido de casamento por seu namorado, Rodrigo (Leonardo Bittencourt, de ‘O Menino Que Matou Meus Pais’). Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que começa a temporada de verão no hotel, e um grupo novo de adolescentes aparece para reforçar a equipe do staff do hotel: Conrado (Maicon Rodrigues), Miguel (André Luiz Frambach), Helena (Giovanna Rispoli), Yasmin (Gabz), Diego (Jorge López) e Marília (Cynthia Senek). Quando uma reviravolta acontece nessa festa, Catarina e o staff passam a ter que trabalhar juntos na pousada, porém, cada um desses jovens possui seus próprios traumas, segredos e sonhos, e talvez essa ‘Temporada de Verão’ traga a eles muito mais do que uma mera experiência de trabalho.



Dividido em oito episódios de cerca de cinquenta minutos de duração, a ideia original de Sheila Bratti e Valentine Contreras trazia potencial, mas a execução do projeto é um bocado confusa e desconexa. O roteiro, escrito por doze pessoas, parece ao mesmo tempo querer abordar cinquenta temas ao mesmo tempo, para dar conta de todas as representatividades e demandas, mas, para isso, apresenta uma situação (como o impedimento repentino de Yasmin de entrar no mar) como se o espectador já conhecesse os personagens. Assim, a primeira temporada de ‘Temporada de Verão’ começa com os personagens tendo ataques de pânico sem a gente entender o porquê, ou fugindo de um beijo sem nenhuma explicação, e por aí vai. Ainda que algumas coisas sejam rapidamente explicadas ao longo dos episódios, pouco é aprofundado, e absolutamente nada é desenvolvido antes das situações acontecerem. O resultado dessa escolha é ações completamente previsíveis dos personagens e muita dúvida para quem está assistindo.

Em contrapartida, somos presenteados com belíssimas locações escolhidas a dedo para deslumbrar o espectador (mundial) da Netflix com os encantos da ilha ao sul do Brasil. Não tem uma cena de praia/mar/piscina que não faça a gente querer estar lá. Outro grande investimento da produção está na trilha sonora, perfeita para embalar a vibe de veraneio da série e exportar a música brasileira contemporânea para o mundo. Aí entra também o destaque para o jovem Maicon Rodrigues, cuja voz doce e talento para a música preenchem as cenas em que aparece cantando, e o galã de ‘Élite’, Jorge López, demonstrando a tendência da plataforma em intercambiar seus elencos para tornar suas produções internacionais em todos os aspectos.

Numa pegada meio ‘Juacas’, do Disney Channel, com ‘Malhação’, e um elenco recheado de rostinhos conhecidos pelo grande público (que vai fazer você ficar o tempo todo falando “eu conheço essa pessoa de algum lugar”), ‘Temporada de Verão’ é uma série esteticamente bonita, com sabor da estação mais caliente do ano, mas com uma historinha bagunçada e atuações sem orientação. A expectativa é que melhore para a segunda temporada.

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS