InícioAmazon PrimeCrítica | Terremoto Magnitude 9.5 – Filme Desastre Com Intensas Cenas de...

Crítica | Terremoto Magnitude 9.5 – Filme Desastre Com Intensas Cenas de Ação faz SUCESSO no Prime Video


Uma das profissões mais respeitadas no mundo inteiro, independente de em que país se esteja, é a dos bombeiros. Talvez porque, ao contrário das outras forças públicas, os bombeiros não estão nas ruas para repreender, para prender ou para manter a ordem de alguma forma; ao contrário, esses profissionais são literalmente chamados apenas quando alguém está em sérios apuros (mesmo quando é apenas um gatinho preso numa árvore). Por ser uma das profissões mais respeitadas, quando retratadas na ficção quase sempre ganha ares de heroísmo. Ou ao menos esse é o olhar empregado no filme chinêsTerremoto Magnitude 9.5’ (Flashover), que vem se mantendo no Top 10 da Prime Video desde sua estreia.

terremoto 95 7

Era apenas um dia tranquilo na província de Cantão, ao sul da China. Mas, de repente, um terrível terremoto abala a região, chegando à magnitude de 9.5 graus. Em poucos minutos, toda a área é devastada por destruição, principalmente os ambientes próximos ao centro industrial de Guangchen, que refina diversos gases e líquidos super tóxicos. Diante de uma destruição tão impactante, o batalhão de bombeiros mais próximo da região imediatamente se desloca para o local, mesmo tendo sido eles mesmo muito afetados em seus equipamentos. Enquanto aguarda a chegada de reforços, os valentes bombeiros da região arriscam suas vidas para salvar feridos e sobreviventes da inacreditável explosão ocorrida no parque industrial.



Já nos primeiros instantes de ‘Terremoto Magnitude 9.5’ o filme de ação chinês mostra a que veio. O espectador ainda está pegando a pipoca quando, já na primeira cena vamos o batalhão de bombeiros em atividade, salvando uma menininha de um acidente de carro em uma sequência bem de tirar o fôlego. Esse início já dá o tom do que podemos esperar nas próximas quase duas horas de longa: muita, mas muuuuuita cena de ação.

terremoto 95 1

O roteiro de Ran Wang, Daiyuan Yang e Hongtao Zhang se dedica com afinco em criar situações diversas em que o grupo de bombeiros enfrentam todo tipo de desafio para, com o construir do enredo, ao final eles saiam da história como heróis. A questão é que fica um pouco demais, em todos os sentidos: ao começar o longa já na ação, o espectador não tem tempo de conhecer os personagens nem de simpatizar com o protagonista, causando confusão sobre quem é quem na trama; ao se chamar ‘Terremoto Magnitude 9.5’, parte-se do princípio de que a trama seja sobre o movimento sísmico, mas é, na real, sobre as consequências deste, ou seja, sobre a iminente explosão da fábrica; a necessidade de criar cenas de ação é tanta, que, o tempo todo o grupo de bombeiros se coloca em perigo, sem nem respirar entre um momento e outro, o que além de dificultar o entendimento sobre o que está acontecendo, também dá uma cansada, pois fica o tempo inteirinho nesse estado de tensão sem dar uma pausa, fazendo com que o espectador perca o interesse.

Mas, por outro lado, ‘Terremoto Magnitude 9.5’ é uma grande produção, com alto investimento, e sobre isso o diretor Oxide Chun Pang deve receber o seu mérito. Os efeitos visuais criados para aumentar a carga emocional com labaredas de fogo e frequentes explosões que fazem todo mundo voar longe impressiona por sua qualidade técnica.

Extremamente focado no desastre, ‘Terremoto Magnitude 9.5’ esquece do básico, que é a história, tornando-se um filme irregular com ótimas cenas de ação.

terremoto 95

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS