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Crítica | The Moon: Sobrevivente – Corrida Espacial Faz Coreia do Sul Pisar na Lua em Eletrizante Sci Fi


A corrida espacial teve seu auge durante a década de 1960. Estados Unidos e União Soviética disputavam, dia após dia, quem seria a primeira nação a conseguir enviar um ser vivo à Lua e, consequentemente, qual seria a primeira nação a fincar a própria bandeira naquele território. Mesmo com a corrida tendo oficialmente terminado (com os Estados Unidos tendo enviado a primeira tripulação a pisar em solo lunar), a real é que até hoje essa disputa permanece – só que agora com outros países envolvidos, cada um querendo ser o primeiro a colonizar o espaço. Mas o espaço segue inspirando a indústria cinematográfica, e agora a Coreia do Sul, que anda investindo muito nessa área, lança também o seu filme espacial – o longa ‘The Moon: Sobrevivente’, que estreia essa semana no circuito brasileiro.

Astronauta vestido em traje espacial dentro de cápsula

Três astronautas realizam um intenso treinamento para serem enviados em breve para a Lua. Sua missão é não só fazer com que a Coreia do Sul finalmente pise em solo lunar, mas também coletar amostras para futura pesquisa. Tudo vai bem no lançamento, até que ventos solares inesperados acabam afetando a nave e quase toda a população é dizimada, restando apenas Hwang Seon-woo (Do Kyung-soo), um jovem que, sozinho, deverá aprender a se virar para conseguir perseverar na missão e, quem sabe, retornar para casa em segurança. Para isso, o departamento de segurança pede a ajuda do ex-comandante de voo, Kim Jae-guk (Sul Kyung-gu, conhecido popularmente pelo nome Do Kyung-soo [D.O.], do grupo de k-pop EXO), que projetara a nave Woohi-ho e, portanto, saberia como conduzir o astronauta de volta. O que eles não esperavam era que eventos incontroláveis fossem acontecer, tornando o desafio muito maior.



Em pouco mais de duas horas de duração (e três epílogos após o início dos créditos), ‘The Moon: Sobrevivente’ é um filme de ficção científica que usa o thriller como combustível para construir uma história eletrizante recheado de reviravoltas. Escrito e dirigido por Kim Yong-hwa, o roteiro começa com aquele brilho nos olhos que carrega os típicos filmes estadunidenses para, em poucos minutos, transforma o enredo em algo extremamente dramático que nos surpreende a cada tanto, tamanha as reviravoltas que acontecem. São tantas, que já no terceiro arco o espectador abre mão da torcida e apenas aceita o impossível da história.

Astronauta em estação espacial operando painel

Por se tratar de uma história que se passa na Lua, chama a atenção a qualidade da produção (que teve cópias inclusive realizadas em Imax), principalmente nas (muitas) cenas de tensão, que inconscientemente fazem a gente prender a respiração diante do que assistimos. Apesar disso, também surpreende certas escolhas do roteiro em, apesar de ser uma história que, a seu modo, fala da autonomia sul-coreana, constrói situações em que coloca os Estados Unidos como herói – talvez numa tentativa de ganhar o público daquele país. No fim, o resultado é um filme sul-coreano que parece ter sido feito por Hollywood, seja pela replicação de valores, seja pela qualidade técnica de grande orçamento.

The Moon: Sobrevivente’ é puro entretenimento para quem curte filmes-catástrofes que mobilizam um país inteiro. Para ver na tela grande, com os melhores recursos para melhor imersão na trama.

Astronauta coreano em nave espacial, aparência preocupada

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Janda Montenegro
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
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