sexta-feira, abril 26, 2024

Crítica | ‘Um Ano Inesquecível: Inverno’ Ajuda os Jovens a Superar seus MEDOS

As estações do ano seguem estreando no Prime Video com a chegada, nesta sexta-feira, do filme ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’. E se o público se divertiu com o ‘Verão’ e se apaixonou com o ‘Outono’, chegou a hora de o tom ficar um pouco mais sério aos assinantes da plataforma, com a chegada do novo capítulo da quadrilogia.

O último ano da escola está prestes a acabar e Mabel (Maitê Padilha, de ‘Gaby Estrella’) está animada para a viagem de formatura que fará com suas melhores amigas, Malu (Victorinha) e Magê (Giulia Nassa), junto com as quais forma as MMMs. Seus planos são frustrados quando sua mãe (Letícia Spiller) a carrega para o Chile em uma viagem em família para comemorar o aniversário de casamento dela com o marido. Infeliz por não estar com suas amigas e com medo do que vai acontecer depois que a escola acabar e cada uma seguir seu caminho, Mabel tenta passar o tempo na estação de esqui onde está enfurnada, porém, ela simplesmente não quer estar ali. Quando descobre um concurso literário, decide se dedicar a isso, mas não sabe que história contar. Então, quando observa uma movimentação suspeita na floresta e descobre que jovens da estação de esqui se reúnem em uma seita secreta dentro de uma caverna no meio da noite. Decidida a contar esta história, mal sabe Mabel que sua própria vida estaria prestes a mudar completamente, mesmo sem as amigas por perto.

Diferentemente dos dois capítulos anteriores, em ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’ o público irá encontrar um aprofundamento dramático muito mais denso, condizente com o que comumente chamamos de filmes coming of age, ou seja, filmes que abordam o amadurecimento e os acontecimentos que a mudança entre o mundo adolescente e o mundo adulto acometem na vida de um jovem.

O filme começa bem acelerado: na segunda cena a protagonista já está na estação de esqui. Esta escolha aparentemente curiosa se torna o grande acerto do roteiro de Ângela Hirata Fabri, que não perde tempo com situações paralelas e foca a sua atenção no seu objetivo principal: dialogar diretamente com o público jovem sobre eles e elas conseguirem superar seus medos, apesar das inúmeras cobranças que possam estar sentindo. É muito importante que Paula Pimenta, autora do conto no qual o filme se inspirou, e o roteiro (que modificou bastante o conto original) tragam a pauta da saúde mental e das síndromes de pânico para um filme juvenil, conferindo, assim, importância e suporte a este público que geralmente não é ouvido por aqueles que os cerca. Aliás, a autora aparece no filme, na cena da livraria, falando espanhol e tudo!

Com produção executiva de Irina Neves e Augusto Medeiros, a direção de Caroline Fioratti consegue conferir sentimentos e sensações nos momentos cruciais do longa, despertando a compaixão e a solidariedade a quem assiste. No elenco também temos participação da carismática Rita Von Hunty, tão maravilhosa quanto natural no papel de Glauco, uma espécie de mentora espiritual para o grupo mais jovem.

Delicado, sensível, profundo e extremamente importante, ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’ é uma peça fundamental para que os jovens consigam expressar o que sentem mesmo quando as palavras lhes fogem. Bem literário, ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’ é um  romance dramático estilo ‘Sociedade dos Poetas Mortos‘ sobre amadurecimento que, inesperadamente, pode arrancar algumas lágrimas furtivas de quem assistir.

Não deixe de assistir:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

As estações do ano seguem estreando no Prime Video com a chegada, nesta sexta-feira, do filme ‘Um Ano Inesquecível - Inverno’. E se o público se divertiu com o ‘Verão’ e se apaixonou com o ‘Outono’, chegou a hora de o tom ficar um...Crítica | ‘Um Ano Inesquecível: Inverno’ Ajuda os Jovens a Superar seus MEDOS