Um artista completo – não há outra forma de definir o protagonista desta cinebiografia. Dono de um humor inteligente, capaz de driblar qualquer barreira que aparecia em sua frente, José Eugênio Soares, o Jô, marcou para sempre seu nome na televisão brasileira. Com direção geral de Michael Ukstin, Um Gênio Chamado Jô, produção do SBT e disponível no catálogo da Disney Plus, apresenta ao longo de seus quatro episódios – mais um extra com depoimentos marcantes – uma síntese da história de um dos maiores comunicadores que nosso país já viu.
Com uma montagem seguindo uma cronologia de acontecimentos emblemáticos de sua vida pessoal e profissional – passando rapidamente pelas histórias de sua infância, chegando às primeiras oportunidades artísticas e também os momentos difíceis em algumas fases, passeamos por uma carreira repleta de brilhantismo e por um desfile de personagens marcantes que conquistaram várias gerações.

De sua participação em O Homem do Sputnik – dirigido por Carlos Manga – ao sucesso estrondoso de Família Trapo e Viva o Gordo, alguns momentos foram decisivos para seu processo criativo, sempre constante, nunca se apagasse. Movido pela ideia de ter um programa de entrevistas, chegou ao SBT no final da década de 1980 para lançar Jô Soares Onze e Meia, um talk show que nunca será esquecido. Anos após, ainda em grande sucesso de audiência, trocou o SBT pela Globo e lá – no mesmo formato – ficou por 16 temporadas à frente do Programa do Jô, aquele que muitos de nós não íamos dormir sem antes dar uma olhadinha.

Por meio de depoimentos de amigos, amigas, comediantes e integrantes das equipes de seus projetos, além de imagens de arquivos – principalmente das produções que fez na emissora criada por Silvio Santos -, essa série documental não busca decifrar, mas sim apresentar as facetas de um ser humano genial, que sempre esteve à frente do seu tempo, utilizando o humor para reflexões sobre assuntos que caminharam na nossa sociedade ao longo do tempo. A riqueza da pesquisa e as possibilidades com imagens de várias décadas potencializam a narrativa, logo se consolidando como um breve, porém importante, registro que ajudará as novas gerações a compreenderem um pouco da dimensão desse gênio que nos deixou.
