Baseado no livro homônimo, de Robinne Lee, Uma Ideia de Você (The Idea of You) é uma comédia romântica com belos protagonistas, um enredo convidativo, mas uma execução mediana. Com ares de Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), o longa apresenta inconclusões de roteiros e diálogos expositivos, além de um romance mais enjoativo do que sedutor.
Depois do sucesso da comédia romântica Todos Menos Você (2024), com Sydney Sweeney e Glen Powell, a qual apoia-se na química entre os atores e em rir de si mesma, a produção da Amazon Prime Video prometia a mesma fórmula de arrancar risos e suspiros do público. A parte de comédia, entretanto, é escassa e o melodrama toma conta da tela, desde adolescentes de 17 anos superprotegidos das frustrações da vida até mulheres se auto punindo por exercer sua sexualidade.
De um lado deste improvável (e sonhado) romance — afinal trata-se uma fanfic da banda One Direction — está o novo galanzinho britânico dos streamings Nicholas Galitzine. Desde a sua aparição em Continência ao Amor (2022), da Netflix, e sua ótima performance no romance queer Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023), de Amazon Prime Video, o ator de 29 anos consegue encantar tanto o público feminino quanto masculino.
Em Uma Ideia de Você, ele convence como Hayes Campbell, um popstar desinteressado dos problemas do mundo, afinal aos 14 anos já ganhava uma fortuna, e modelado por produtores musicais. Sem ter desfrutado de uma vida normal, ele acredita ter encontrado uma mulher atraente, madura e mais interessada nele do que na sua fama.
Do outro lado, Anne Hathaway, aos 41 anos, depois de despontar na comédia adolescente O Diário da Princesa (2001), ganhar um Oscar, participar de produções médias e se sempre lembrada por O Diabo Veste Prada (2006), encara com coragem a personagem em dúvida sobre viver uma aventura ou seguir os ideias do papel social de mãe e mulher madura aos 40. É factível que Solène Marchand se deixe levar por um rapaz bonito, famoso e, principalmente, interessado nela como mulher e amante, algo ausente na sua última relação.
Embora o interesse de ambos seja palpável, as idas e vindas e os obstáculos da relação parecem ter sido escritos por uma adolescente. Contudo, não é o caso, o roteiro é escrito a quatro mãos por Michael Showalter — também diretor — e Jennifer Westfeldt (Beijando Jessica Stein), entretanto, as incongruências são perceptíveis. As viagens a Roma e Paris com cenas na praia são ínfimas perto da discussão entre os pais sobre quem leva a adolecente de 17 anos, que acaba de ganhar um carro, à escola.
Esses são detalhes irrisórios diante da potência do romance? Pode ser, mas o caso amoroso desenrola-se como um videoclipe e as conversas entre Solène e Hayes são sempre expositivas e óbvias, quase sem emoção. A maternidade (de uma pessoa quase maior de idade) inserida na equação do romance como impeditivo parece uma desculpa para preencher as páginas de um livro, neste caso, o roteiro.
Como comédia romântica, Uma Ideia de Você convence até o momento do “boy meets girl”, isto é, o encontro improvável e o flerte. Os paparazzis, os olhares de desprezo e as dúvidas sobre realidade ou ilusão poderiam render momentos mais divertidos e os “problemas” ser tratados com mais naturalidade do que como em um episódio dramatúrgico, no qual todo mundo faz declarações com os olhos vermelhos, mas sem construir essas emoções em cena.
Um Ideia de Você deixa um sorrisinho amarelo no rosto buscando uma lágrima em terreno nunca semeado. Esta dissonância entre discurso e entrega prejudica o filme que poderia realmente render-se à imitação de Um Lugar Chamado Notting Hill com pitadas de Novidades no Amor (2009), com Catherine Zeta-Jones e Justin Bartha. Apesar de tratar-se de uma obra sobre um “cantor”, a banda e as canções são completamente irrelevantes (e esquecíveis) e o “epílogo” é desnecessário.
Uma Ideia de Você (The Idea of You) estreia dia 2 de maio na Amazon Prime Video.