M. Night Shyamalan é um dos realizadores mais conhecidos da indústria do entretenimento – seja para o bem ou para mal.
Ao longo de sua carreira, Shyamalan entregou clássicos instantâneos do cenário cinematográfico contemporâneo, como ‘O Sexto Sentido’ e ‘Fragmentado’, enquanto pisou na bola com títulos que todos gostaríamos de esquecer, como ‘A Dama na Água’ e ‘O Último Mestre do Ar’. Mas se há um título que ainda reside no coração dos cinéfilos é o thriller neo-noir ‘Corpo Fechado’.
Estrelado por Bruce Willis e Samuel L. Jackson, a trama gira em torno de um guarda de segurança que se tornou o único sobrevivente de um trágico acidente de trem – e se vê no centro de uma misteriosa teoria que explica sua consistente sorte. Quando as notícias de que ele não morreu no acidente se tornam públicas, um homem, cujo corpo é muito frágil, o rastreia para tentar explicar sua natureza inquebrável.
Com críticas bastante positivas, o filme foi elogiado pelos especialistas e pelo público, além de arrecadar quase US$250 milhões nas bilheterias mundiais. Em 2022, o longa completa 22 anos – e, pensando nisso, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Shyamalan, que também assina o roteiro, sempre teve Willis e Jackson em mente para interpretar os protagonistas David Dunn e Elijah Price.
- A bengala de vidro utilizada por Elijah Price foi ideia de Jackson.
- De todos os filmes que já fez (e não foram poucos), ‘Corpo Fechado’ é o favorito de Shyamalan.
Não deixe de assistir:
- O filme é rodado através de várias tomadas longas (dentro dos padrões de Hollywood), utilizando sombras rígidas e ângulos incomuns de câmera – tudo para emular o fluxo narrativo visto em quadrinhos, ainda mais considerando que este é um projeto super-heroico.
- Shyamalan teve ideia para o filme enquanto rodava ‘O Sexto Sentido’, que também trouxe Willis como protagonista.
- Charlayne Woodard, que interpreta a mãe do personagem de Jackson na produção, é, na verdade, quase cinco mais nova que o ator.
- A narrativa, na verdade, derivou do primeiro terço do roteiro original. Shyamalan comentou que não sentiu conexão entre a primeira parte e as outras duas do texto – e resolveu descartá-las.
- Com um orçamento de US$75 milhões, ‘Corpo Fechado’ custou quase três vezes mais que as duas sequências (‘Fragmentado’ e ‘Vidro’) combinadas.
- O primeiro gibi que Elijah ganha é uma edição da Active Comics. O logo em questão é deliberamente reminiscência do original da Action Comics, série que introduziu Superman ao mundo.
- Julianne Moore recebeu oferta para interpretar Audrey Dunn, esposa de David, mas a recusou para trabalhar em ‘Hannibal’. O papel, então, foi dado a Robin Wright.
- Assim como boa parte dos outros filmes de Shyamalan, ‘Corpo Fechado’ também é ambientado na Filadélfia.
- A cena no estádio, em que David passa por uma mãe e uma criança e sente que a criança está sofrendo abusos físicos, premedita, segundo algumas teorias, a relação entre Kevin Crumb e sua mãe na sequência ‘Fragmentado’ (lançada em 2016).