quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioMatériasCuriosidades | Os 5 anos de 'Assassinato no Expresso do Oriente', de...

    Curiosidades | Os 5 anos de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, de Kenneth Branagh

    Kenneth Branagh é conhecido por uma quantidade imensurável de papéis e projetos na indústria cinematográfica: além de ter estrelado e comandado inúmeras adaptações de William Shakespeare, ele participou da franquia ‘Harry Potter’ e dirigiu, por exemplo, o elogiado live-action ‘Cinderela’ e o primeiro capítulo da saga ‘Thor’, da Marvel Studios. Entretanto, uma de suas incursões mais ambiciosas foi o remake de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’.

    Baseado no romance homônimo da lendária Agatha Christie, a autora mais vendida no mundo, a produção começa como um luxuoso passeio de trem pela Europa rapidamente se desdobra em um dos mistérios mais elegantes, tensos e emocionantes já contados. A trama acompanha de treze estranhos presos em um trem, onde todos são suspeitos. É aí que o icônico detetive Hercule Poirot (Branagh) deve correr contra o tempo para resolver o quebra-cabeça antes que o assassino ataque novamente.

    Contando com um elenco estelar, que trouxe às telonas nomes como Daisy RidleyLeslie Odom Jr.Penélope CruzJudi DenchMichelle PfeifferJohnny DeppJosh GadOlivia Colman e vários outros, o filme fez um estrondo gigante de bilheteria, arrecadando mais de US$350 milhões mundialmente, mas teve recepção mista por parte da crítica – apesar de cumprir com o proposto.

    Em 2022, a produção completa cinco anos e, para celebrar seu vindouro aniversário, montamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores.

    Confira:

    • Branagh estava ciente da extravagância exagerada do bigode usado por Hercule Poirot, mas o justificou pelo fato de que havia quinze menções no romance original que faziam alusão ao bigode.
    • Grandes telas com animações de cenários em movimento foram instalados no set de filmagens para criar o efeito visual de que o trem estava se mexendo. Gad, inclusive, sentiu enjoo em alguns momentos por causa disso.

    • A veterana Jacqueline Bisset, que estrelou a clássica adaptação de 1974, disse a Branagh o quão exaustivo era rodar a cena estendida em que o assassino era revelado. Para evitar que os atores e as atrizes se sentissem assim, Branagh rodou sua perspectiva primeiro, cortando quando possível para mostrar a reação do elenco – e fazendo de tudo para que eles ficassem o menos possível no set durante cenas longas.
    • Expresso do Oriente passava por uma variedade de rotas. A mais “clássica” passava entre Paris e Istambul, através de Strasbourg, Munique, Viena, Budapeste e Bucareste. O filme, entretanto, retrata outra rota, que passa por Milão, Veneza, Belgrado e Sofia.
    Josh Gad, left, and Johnny Depp star in Twentieth Century Fox’s “Murder on the Orient Express.”
    • Boa parte do elenco e dos extras são amigos próximos ou conhecidos de Branagh, com vários deles já tendo sido dirigidos por Branagh em projetos anteriores, co-estrelado projetos ao lado dele ou participado da companhia de teatro pertencente a ele.
    • Um dia, Depp apareceu várias horas atrasado e de ressaca para rodar o filme. Branagh, então, foi até ele e disse: “eu espero que todos os meus atores estejam aqui na hora e bem preparados. Se isso é difícil para você, não tenho problema em encontrar outro ator”.
    • Nos créditos finais, Pfeiffer canta a música “Never Forget”, que foi co-escrita pelo compositor Patrick Doyle e o próprio Branagh.

    • Branagh realmente caminhou no topo de um trem de verdade para a cena em que Poirot faz o mesmo e, apesar de estar protegido por cabos de segurança, ele achou a experiência aterrorizante.
    • Os doze passageiros que se sentam à frente do túnel e em uma longa mesa fazem alusão à pintura Renascentista ‘A Última Ceia’, de Leonardo Da Vinci.
    • Pfeiffer apareceu no set meses antes do início das gravações, para construir o cabelo e o armário para sua personagem.

    Últimas Notícias