Há seis anos, o aclamado e incrível drama biográfico ‘Spotlight – Segredos Revelados’ fazia sua estreia no Festival de Veneza, caindo no gosto da crítica e trilhando um caminho de enorme sucesso que culminou na vitória do Oscar de Melhor Filme.
Dirigido por Tom McCarthy e baseado no compilado de histórias reais dos membros do jornal The Boston Globe (que levaram para casa o Prêmio Pulitzer em virtude dos serviços públicos prestados), a produção gira em torno de um grupo chamado Spotlight, a operação investigava jornalística mais longeva dos Estados Unidos que revelou os escandalosos casos de abuso sexual e pedofilia de vários padres da Igreja Católica.
O elenco foi formado por Michael Keaton, John Slattery, Stanley Tucci, Mark Ruffalo e Rachel McAdams – estes dois últimos conquistando indicações nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. Além do sucesso crítico, o longa arrecadou sólidos US$98,3 milhões nas bilheterias mundiais.
Para celebrar seu aniversário, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- O verdadeiro Walter Robinson, editor-chefe do Boston Globe interpretado por Michael Keaton na produção, comentou: “é como ver a si mesmo em um espelho, mas sem qualquer controle da imagem”.
- Durante uma entrevista, McCarthy revelou que a produção construiu um grande cenário com vários dos escritórios do jornal, onde partes da história acontecem. Quando os repórteres retratados no filme visitaram o set, eles gravitaram pelas mesas e vários deles começaram e a rearranjar os itens pessoais do jeito que estariam à época da narrativa.
- Quando Keaton aceitou o papel, ele entrou em contato com Robinson antes de se encontrar pessoalmente com ele, descobrindo que o editor-chefe morava perto dele. Quando os dois se conheceram, Keaton fez uma impressão muito precisa dele que assustou Robinson e o levou a dizer: “como você sabe tudo sobre mim? Nós acabamos de nos conhecer”.
- À época do lançamento, Michael Rezendes era o único jornalista envolvido com as investigações que ainda fazia parte do time Spotlight.
- Os créditos e as legendas do longa-metragem foram escritos com a fonte Miller, tipografia utilizada pelo jornal para as manchetes e o texto de corpo das notícias.
- Jimmy LeBlanc, que interpreta Patrick McSorley na produção, é um sobrevivente de abuso sexual clerical. Quando McCarthy o trouxe para os ensaios com Ruffalo, Keaton e Tucci, se preocupou que “revisitar” o passado traumático de LeBlanc seria emocionalmente complicado para ele. Entretanto, quando McCarthy saiu da dessão com LeBlanc, perrguntou ao ator se ele estava assustado com a experiência ao lado dos outros artistas. Como resposta, ele disse: “claro que estou assustado! Aqueles eram o Hulk, o Batman e o cara de ‘O Diabo Veste Prada’“.
- McCarthy citou inúmeros filmes como influência para o projeto, incluindo: ‘Nos Bastidores da Notícia’, ‘Boa Noite e Boa Sorte’, ‘Cidadão Kane’, ‘Todos os Homens do Presidente, ‘O Informante’, ‘Rede de Intrigas’ e ‘Frost/Nixon’.
- Keaton considerou dar uma pausa em sua carreira depois da densa produção de ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância’, de 2014. Entretanto, ele ficou tão impressionado com o roteiro de ‘Spotlight’, que resolveu participar do longa.
- Apesar de levar mais de 100 prêmios, a obra se tornou a vencedora do Oscar de Melhor Filme menos premiada na cerimônia, tendo levado apenas duas estatuetas para casa (a supracitada e de de Melhor Roteiro Original).
- Margot Robbie recusou o papel da jornalista Sacha Pfeiffer por problemas de exaustão. Amy Adams e Michelle Williams foram consideradas para interpretá-la, mas a personagem foi eventualmente dada a McAdams.