Diferentemente do que foi anunciado alguns dias atrás, David Thewlis, o mais recente nome a integrar o elenco das sequências de ‘Avatar’, não está no segundo filme.
Em entrevista ao Collider, o ator comentou que ele está escalado para aparecer nas continuações – mas só a partir do terceiro longa-metragem.
“Bom, nada poderia ser mais diferente que ‘Avatar’. Não soa familiar com nada do que eu tenha feito. E devo ser claro, falando nisso, porque sei que uma revista britânica me colocou em ‘Avatar 2’, mas não estou lá. Estarei em ‘Avatar 3’, que vem sido rodado ao mesmo tempo que ‘Avatar 2’, e os planos são de me colocar em ‘Avatar 4’ e ‘Avatar 5’. Só queria deixar isso claro.
Em entrevista a Total Film, Thewlis revelou alguns detalhes sobre seu papel no filme – confirmando que será um dos Na’vi e que está fascinado com sua caracterização.
“Eu sou um Na’vi, sou uma coisa azul – coisa que eu não entendia quando eu fui me encontrar [com o diretor James Cameron]. Fiquei bastante surpreso quando me ofereceram o papel. Estou fascinado em ver como eu ficarei, porque eles meio que me fazem parecer único. É fantástico”.
Thewlis também comentou um pouco sobre as gravações do filme, que devem ser retomadas em breve após um hiato em virtude da COVID-19.
“Não tenho ideia de como serão minhas cenas, porque há 16 caras na sala com câmeras de vídeo, mas eles estão apenas rodando referência para James. O que esses caras estão gravando nunca aparecerá nas telonas, o que está sendo rodado obviamente está nesses senroes. Há quase 200 no quarto”.
Em seu perfil do Instagram, Jon Landau, produtor da franquia ‘Avatar‘, publicou algumas imagens revelando que ele e Cameron já estão se preparando para voltar às gravações na Nova Zelândia.
Na legenda, o produtor escreveu:
“Chegamos à Nova Zelândia. Ficaremos 14 dias em nosso auto-isolamento supervisionado pelo governo a partir de agora.”
Confira:
Em entrevista para a Radio New Zealand, Landau falou sobre a sensação de poder voltar ao trabalho de forma segura e elogiou as medidas de segurança do governo.
“Voltar ao trabalho é um alívio e nós nos sentimos muito confortáveis por causa das ações do governo [da Nova Zelândia] para combater o avanço da doença. Sentimos que estamos voltando ao lugar mais seguro do mundo, no momento. Tudo graças à dedicação da equipe em respeitar as normas estabelecidas. Estamos seguindo à risca um plano de segurança bastante detalhado e rigoroso, então vamos ficar bem até o trabalho estar terminado.”
Landau também deu novos detalhes sobre a aguardada sequência, afirmando que o longa terá muitas cenas aquáticas, explorando também o cenário familiar de Sully (Sam Worthington):
“Essa é a história da família Sully e sobre o que uma pessoa precisa fazer para mantê-la unida. Jake e Neytiri terão uma família nesse filme, serão forçados a deixar sua casa e agora irão explorar as diferentes regiões de Pandora e isso inclui passar muito tempo sobre a água, em volta dela e dentro dela. E eu penso, porque as pessoas recorrem ao entretenimento hoje, mais do que nunca? Eu creio que seja para escapar, escapar do mundo onde se encontram, para escapar das pressões com as quais lidam em suas vidas”.
Anteriormente, o governo do país já havia anunciado que as filmagens de projetos cinematográficos poderiam ser retomadas gradativamente. A expectativa é de que o mesmo se repita com a produção da série ‘O Senhor dos Anéis‘.
Sobre a franquia Avatar
As continuações terão um orçamento combinado de nada menos que US$1 bilhão – o que é de se esperar, levando em conta a quantidade de pós-produção necessária para trazer o mundo de Pandora à vida e o fato do diretor James Cameron estar trabalhando em uma nova tecnologia de projeção 3D que não precisará de óculos.
Vale lembrar que o filme original teve budget de US$237 milhões.
Em uma palestra na Society of Motion Picture and Television Engineers, Cameron já havia adiantado que usará uma nova tecnologia para o 3D:
“Quero fazer eles comprarem essa ideia. Gosto do 3D, mas precisamos melhorá-lo com projeções mais brilhantes. E eu quero lançar meus próximos filmes com a tecnologia que não precisa de óculos para que a imagem se torne 3D. Estamos chegando lá”, afirmou.
Em entrevista ao Digital Spy, ele revelou que criou uma “tecnologia tão avançada que ninguém poderia imaginar nos dias de hoje”.
“Temos os melhores artistas e técnicos do mundo para criar um filme tão rico visualmente que vai chocar a todos. Vamos surpreender com um filme inovador em todos os sentidos”, afirmou.
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, desenvolveram recentemente uma tecnologia com imagens 3D de alta definição que podem ser assistidas por centenas de pessoas, ao mesmo tempo, sem a necessidade de nenhum tipo de óculos.
Questionado sobre demora para o lançamento dos filmes, ele argumentou que grande parte da dificuldade foi realizar os processos digitais, que serão muito mais complexos do que um simples CGI.
“As pessoas realmente não entendem o planejamento e a complexidade desse processo. É como fazer dois filmes e meio de animação. Um grande filme de animação leva cerca de quatro anos para ser produzido… É como fazer um filme live action e outro usando apenas animação, é muito trabalhoso. Mas, se você fizer as contas, estamos dentro do cronograma previsto para dezembro de 2021.”
‘Avatar 2‘ estreia em 16 de dezembro de 2021.
Confira as primeiras imagens: