Filho de uma atriz dos tempos do rádio e um executivo de publicidade, Harrison Ford nasceu em Chicago no início dos anos 40. Escoteiro quando adolescente, no ensino médio foi locutor esportivo. Entrou na Universidade de Ripon onde se formou em filosofia. Durante esse período teve seu primeiro contato com o mundo da atuação. Depois de tentar a vida como locutor, acabou participando de pequenos filmes.
Na década de 60, conseguiu seu primeiro trabalho com direito à créditos em uma produção, no faroeste A Grande Cilada lançado nos cinemas em 1967 e dirigido por Phil Karlson. Ele continuou batalhando na carreira em seriados e outros pequenos papéis. Em paralelo, procurava trabalhos em outras áreas, até mesmo foi operador de câmera de uma turnê da famosa banda The Doors. Mas a carreira de ator estava muito difícil e precisando sustentar sua família ele praticamente largou o sonho e se tornou capinteiro.
Tempos depois, conheceu um cineasta iniciante na época chamado George Lucas que lhe conseguiu um papel no longa-metragem Loucuras de Verão. Num próximo trabalho de Lucas, Harrison foi lembrado e foi selecionado para interpretar Han Solo naquele que seria uma das maiores franquias da história do cinema, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. A partir desse filme, a carreira de Ford decolou e ele nunca mais foi um ator qualquer.
No início da década de 80, dois outros personagens marcariam para sempre sua maravilhosa carreira. Em Os Caçadores da Arca Perdida, o hoje veterano artista interpretou um sujeito chamado Indiana Jones um arqueólogo em busca de tesouros, um personagem emblemático lembrado geração após geração, aparecendo em filmes sequentes dessa franquia.
Mas você acha que Harrison estava satisfeito em interpretar personagens que jamais sairiam de nossas memórias? No filme seguinte da carreira, já no ano de 1982 Harrison entraria para o elenco da ficção científica Blade Runner – O Caçador de Andróides, de Ridley Scott, onde interpretou Rick Deckard no projeto baseado na obra Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick.
Entre comédias, ótimos filmes de tribunais, eletrizantes longas de ação, Harrison Ford construiu uma carreira vitoriosa, sendo um dos artistas mais respeitados do planeta cinema. Nesses últimos dois anos, se dedicou também a dois seriados bem legais: o faroeste 1923, disponível na Paramount Plus, e a ótima comédia dramática Falando a Real disponível na Apple Tv Plus.