quarta-feira , 11 dezembro , 2024

‘Deadpool e Wolverine’, ‘Duna 2’, ‘A Substância’ e os Filmes Mais POPULARES de 2024

O que faz um filme ser popular? A resposta é: a quantidade de pessoas que falam nele. Independente de sua qualidade. Por exemplo, um filme pode ser maravilhoso, ter recebido excelentes críticas, mas não ter sido visto por quase ninguém – assim não sendo comentado. Por outro lado, um filme pode ter desagradado os fãs e os críticos, mas todos terem falado sem parar sobre ele. A popularidade não é sinônimo de qualidade.

E como medimos essa popularidade? Bem, é fácil, primeiro, é só reparar naquele filme que as pessoas ao seu redor não pararam de falar, e que você foi bombardeado por todo lado, seja na internet, nas redes sociais e inclusive no mundo real. Segundo, quando falamos de cinema, podemos medir a popularidade de um filme através do maior banco de dados online sobre o tema, o IMDB. Abaixo você descobre qual foi o top 10 dos filmes mais buscados e comentados de 2024. Confira.



10) Longlegs: Vínculo Mortal

Um filme popular independe do tamanho de seu orçamento, ou se é um blockbuster. O que importa de verdade é o hype gerado por ele. E poucos filmes em 2024 tiveram um hype maior do que esse thriller de menos de US$ 10 milhões de orçamento. Isso que é um feito impressionante. A verdade é que nunca sabemos o que irá cair nas graças do público. Muitos tentam, mas só poucos conseguem. Mistura de ‘O Silêncio dos Inocentes’ com temas sobrenaturais do satanismo, nem mesmo os realizadores de ‘Longlegs’ esperavam toda essa atenção que o filme recebeu. Mais um ponto nas carreiras do veterano Nicolas Cage e da jovem Maika Monroe.

09) Planeta dos Macacos: O Reinado

Sim, ainda continuam a fazer filmes de ‘O Planeta dos Macacos’. E sim, tais filmes continuam bastante populares com o grande público. É preciso levar em conta também, que o IMDB possui um alcance mundial, sendo usado por fãs nos mais variados países e continentes. Ou seja, essa média de popularidade pode vir de todos os lugares. Então, podemos pensar que um filme como ‘Planeta dos Macacos’ não é tão badalado em nosso país, mas temos que lembrar que ele ainda possui uma marca forte em outros lugares do mundo. A verdade é que tais filmes conseguem agradar a crítica e o público, e este mais recente serve de continuação para a trilogia da década passada.

08) Os Fantasmas Ainda se Divertem

Também conhecido por seu título original ‘Beetlejuice Beetlejuice’, esse foi o ‘Top Gun: Maverick’ de 2024. Calma, o longa estrelado por Michael Keaton pode não ter ultrapassado uma bilheteria de US$1 bilhão, mas surpreendeu arrecadando mais do que todos imaginavam. A comparação é apenas por ser um produto dos anos 80 que, ao mesmo tempo em que levou sua legião de seguidores do original de volta às telonas, conseguiu capturar de forma mais que satisfatória novos fãs de gerações mais novas. O longa recobrou a popularidade das carreiras de Tim Burton, Keton e Winona Ryder, e cimentou Jenna Ortega como musa gótica.

07) Guerra Civil

O filme mais polêmico do início de 2024, ‘Guerra Civil’ apresentou uma realidade próxima demais do que vivemos atualmente. Ou seja, intolerância política, que resultou na maior polarização das últimas décadas. É claro que o filme é uma previsão pessimista, mas faz ótima companhia a ‘Não Olhe para Cima’, em retratos talvez não tão exagerados quanto se imagina, de onde caminharemos como sociedade se as coisas continuarem assim. Para os brasileiros, o filme possui um gostinho a mais graças a participação de nosso queridíssimo Wagner Moura, arrebentando em Hollywood.

06) A Substância

Tirando ‘Longlegs’, ‘A Substância’ foi o único outro filme não recomendado para todos os públicos, que mais fez sucesso em 2024. Esses são os filmes diferentões e fora da caixinha, produções quase independentes, de baixo orçamento, que mais conseguiram cair nas graças do grande público. Sim, aqui falamos do grande público. ‘A Substância’ fez ainda mais sucesso, e fez até mesmo quem não vê normalmente este tipo de filme, se aventurar em uma exibição. Sem dúvida não esquecerão a experiência. A diferença é que ‘A Substância’ possui… bem, mais substância em seu discurso sobre etarismo e o que é ser mulher dentro de um universo ainda muito machista. A consagração foram quatro indicações no Globo de Ouro, incluindo melhor filme e melhor atriz, Demi Moore. Será que chega no Oscar?

05) Alien: Romulus

Podemos dizer que ‘Alien: Romulus’ é um filme de gênero (ficção científica e terror), e por definição não é recomendado para todos os públicos. A diferença é que ‘Alien’ faz parte de uma grande franquia, que já possui sua legião de fãs bem cimentada. Ao contrário de ‘A Substância’, que conseguiu furar a bolha do cult e chegar até o mainstream. Mas o maior feito de ‘Alien: Romulus’ foi se mostrar um bom filme, contra todas as expectativas, até mesmo dos fãs. Faltava fé em relação ao filme, graças a anos de superproduções duvidosas com a marca. ‘Romulus’ seria lançado no streaming, mas alguém viu potencial. Ainda bem, pois se tornou um dos blockbusters, mesmo que mais intimistas, adorados de 2024.

04) Coringa: Delírio a Dois

O que essa porcaria do segundo filme do ‘Coringa’ faz aqui? Você pode perguntar. Mas como dito na introdução da matéria, mesmo desagradando mais do que agradando, ninguém parava de falar sobre ‘Coringa 2’ – mesmo que fosse para expressar a enorme decepção que o longa causou. Grande parte disso também teve relação com o sucesso do original, a comoção que ele causou e a expectativa em torno desta sequência. O primeiro ‘Coringa’ foi um filme incrivelmente adorado, se tornou extremamente popular e o primeiro de censura alta a bater um bilhão em bilheteria. Ah sim, deu um Oscar para Joaquin Phoenix. Para onde ir depois disso? Bem, o que a sequência nos deu foi uma aula do que não fazer. Até tiveram alguns que defenderam, mas sem dúvida foram a minoria.

03) Furiosa: Uma Saga Mad Max

Aqui temos um caso curioso, que em partes tem certas semelhanças com o item acima. ‘Coringa 2’ gerou grande expectativa, vinha de um filme de um bilhão, mas foi só os primeiros críticos e fãs assistirem e começarem a dar o papo do que esperar do longa, que a coisa começou a desandar. Muitos não se deram sequer ao trabalho e irem ver por si só. Com ‘Furiosa’ ocorreu o mesmo fracasso de bilheteria. A grande maioria não se deu ao trabalho de sair de suas casas para conferir este primeiro derivado do universo de Mad Max. Porém, a diferença é que os fãs que foram assistir, assim como os críticos, não pararam de elogiar o longa. De fato, não existe ninguém que tenha visto e não tenha gostado. Logo o boca a boca se espalhou e o filme se tornou um cult instantâneo. Mas onde estavam essas pessoas para dar uma força ao filme no cinema? O fato de não terem comparecido pode ter colocado um ponto final na saga criada por George Miller. Ou será que o hype atual do longa pode ser o suficiente para uma sobrevida?

02) Duna: Parte 2

Como dito, popularidade não tem a ver com qualidade. Se tivesse, muito provavelmente ‘Duna 2’ seria eleito o grande filme de 2024. Bem, é exatamente isso o que ele é para grande parte do público. A conclusão da saga espacial de Denis Villeneuve se tornou um dos filmes mais queridos dos últimos anos. A popularidade deste filme dominou a primeira metade de 2024, e conseguiu se manter pela segunda igualmente. A prova disso foi a indicação ao Globo de Ouro de melhor filme. É claro que muitos acreditam que chegará até o Oscar também, onde poderá repetir o feito do original com uma indicação para melhor filme. Ah sim, o sucesso já fez os realizadores começarem a cogitar novos filmes dentro deste universo.

01) Deadpool e Wolverine

Não tem jeito, o filme mais comentado de 2024 foi ‘Deadpool e Wolverine’. Você pode não curtir blockbusters, não ser fã da Marvel ou de filmes de super-heróis, mas você certamente ouviu falar sobre ‘Deadpool e Wolverine’, ou inclusive foi convidado por alguém para assistir ao filme. Sem dúvida para qualquer lugar que se olhava, víamos algo relacionado ao filme. Seja pela volta de Hugh Jackman ao papel que o consagrou, seja pelo fato de ser o terceiro filme do personagem sacana de Ryan Reynolds, ou pelo fato de ter sido incorporado ao universo Marvel, ‘Deadpool e Wolverine’ foi além de todas as expectativas. Não foi a maior bilheteria do ano, mas sem dúvida foi o filme mais badalado.

Bônus: Ainda Estou Aqui

É claro que ‘Ainda Estou Aqui’ não estaria entre os 10 filmes mais populares de 2024 no mundo, afinal trata-se de uma produção nacional. Mas foi um dos 10 mais populares do ano aqui no Brasil. ou melhor, quem sabe um dos cinco. Ou um dos três. Ser brasileiro e não ter ouvido falar do longa de Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello é impossível. O filme levou um recorde de público aos cinemas como há muito não se via. Ainda mais se levarmos em conta que não é um filme voltado ao entretenimento – e sim um filme sério e adulto, que aborda um tema denso, mas o faz de uma forma identificável e não tão pesada. É uma história bonita, sobre uma família. Ser brasileiro é prestigiar o cinema nacional e fazer parte da festa que é ‘Ainda Estou Aqui’. A consagração já começou com o Globo de Ouro, e irá continuar no Oscar.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

‘Deadpool e Wolverine’, ‘Duna 2’, ‘A Substância’ e os Filmes Mais POPULARES de 2024

O que faz um filme ser popular? A resposta é: a quantidade de pessoas que falam nele. Independente de sua qualidade. Por exemplo, um filme pode ser maravilhoso, ter recebido excelentes críticas, mas não ter sido visto por quase ninguém – assim não sendo comentado. Por outro lado, um filme pode ter desagradado os fãs e os críticos, mas todos terem falado sem parar sobre ele. A popularidade não é sinônimo de qualidade.

E como medimos essa popularidade? Bem, é fácil, primeiro, é só reparar naquele filme que as pessoas ao seu redor não pararam de falar, e que você foi bombardeado por todo lado, seja na internet, nas redes sociais e inclusive no mundo real. Segundo, quando falamos de cinema, podemos medir a popularidade de um filme através do maior banco de dados online sobre o tema, o IMDB. Abaixo você descobre qual foi o top 10 dos filmes mais buscados e comentados de 2024. Confira.

10) Longlegs: Vínculo Mortal

Um filme popular independe do tamanho de seu orçamento, ou se é um blockbuster. O que importa de verdade é o hype gerado por ele. E poucos filmes em 2024 tiveram um hype maior do que esse thriller de menos de US$ 10 milhões de orçamento. Isso que é um feito impressionante. A verdade é que nunca sabemos o que irá cair nas graças do público. Muitos tentam, mas só poucos conseguem. Mistura de ‘O Silêncio dos Inocentes’ com temas sobrenaturais do satanismo, nem mesmo os realizadores de ‘Longlegs’ esperavam toda essa atenção que o filme recebeu. Mais um ponto nas carreiras do veterano Nicolas Cage e da jovem Maika Monroe.

09) Planeta dos Macacos: O Reinado

Sim, ainda continuam a fazer filmes de ‘O Planeta dos Macacos’. E sim, tais filmes continuam bastante populares com o grande público. É preciso levar em conta também, que o IMDB possui um alcance mundial, sendo usado por fãs nos mais variados países e continentes. Ou seja, essa média de popularidade pode vir de todos os lugares. Então, podemos pensar que um filme como ‘Planeta dos Macacos’ não é tão badalado em nosso país, mas temos que lembrar que ele ainda possui uma marca forte em outros lugares do mundo. A verdade é que tais filmes conseguem agradar a crítica e o público, e este mais recente serve de continuação para a trilogia da década passada.

08) Os Fantasmas Ainda se Divertem

Também conhecido por seu título original ‘Beetlejuice Beetlejuice’, esse foi o ‘Top Gun: Maverick’ de 2024. Calma, o longa estrelado por Michael Keaton pode não ter ultrapassado uma bilheteria de US$1 bilhão, mas surpreendeu arrecadando mais do que todos imaginavam. A comparação é apenas por ser um produto dos anos 80 que, ao mesmo tempo em que levou sua legião de seguidores do original de volta às telonas, conseguiu capturar de forma mais que satisfatória novos fãs de gerações mais novas. O longa recobrou a popularidade das carreiras de Tim Burton, Keton e Winona Ryder, e cimentou Jenna Ortega como musa gótica.

07) Guerra Civil

O filme mais polêmico do início de 2024, ‘Guerra Civil’ apresentou uma realidade próxima demais do que vivemos atualmente. Ou seja, intolerância política, que resultou na maior polarização das últimas décadas. É claro que o filme é uma previsão pessimista, mas faz ótima companhia a ‘Não Olhe para Cima’, em retratos talvez não tão exagerados quanto se imagina, de onde caminharemos como sociedade se as coisas continuarem assim. Para os brasileiros, o filme possui um gostinho a mais graças a participação de nosso queridíssimo Wagner Moura, arrebentando em Hollywood.

06) A Substância

Tirando ‘Longlegs’, ‘A Substância’ foi o único outro filme não recomendado para todos os públicos, que mais fez sucesso em 2024. Esses são os filmes diferentões e fora da caixinha, produções quase independentes, de baixo orçamento, que mais conseguiram cair nas graças do grande público. Sim, aqui falamos do grande público. ‘A Substância’ fez ainda mais sucesso, e fez até mesmo quem não vê normalmente este tipo de filme, se aventurar em uma exibição. Sem dúvida não esquecerão a experiência. A diferença é que ‘A Substância’ possui… bem, mais substância em seu discurso sobre etarismo e o que é ser mulher dentro de um universo ainda muito machista. A consagração foram quatro indicações no Globo de Ouro, incluindo melhor filme e melhor atriz, Demi Moore. Será que chega no Oscar?

05) Alien: Romulus

Podemos dizer que ‘Alien: Romulus’ é um filme de gênero (ficção científica e terror), e por definição não é recomendado para todos os públicos. A diferença é que ‘Alien’ faz parte de uma grande franquia, que já possui sua legião de fãs bem cimentada. Ao contrário de ‘A Substância’, que conseguiu furar a bolha do cult e chegar até o mainstream. Mas o maior feito de ‘Alien: Romulus’ foi se mostrar um bom filme, contra todas as expectativas, até mesmo dos fãs. Faltava fé em relação ao filme, graças a anos de superproduções duvidosas com a marca. ‘Romulus’ seria lançado no streaming, mas alguém viu potencial. Ainda bem, pois se tornou um dos blockbusters, mesmo que mais intimistas, adorados de 2024.

04) Coringa: Delírio a Dois

O que essa porcaria do segundo filme do ‘Coringa’ faz aqui? Você pode perguntar. Mas como dito na introdução da matéria, mesmo desagradando mais do que agradando, ninguém parava de falar sobre ‘Coringa 2’ – mesmo que fosse para expressar a enorme decepção que o longa causou. Grande parte disso também teve relação com o sucesso do original, a comoção que ele causou e a expectativa em torno desta sequência. O primeiro ‘Coringa’ foi um filme incrivelmente adorado, se tornou extremamente popular e o primeiro de censura alta a bater um bilhão em bilheteria. Ah sim, deu um Oscar para Joaquin Phoenix. Para onde ir depois disso? Bem, o que a sequência nos deu foi uma aula do que não fazer. Até tiveram alguns que defenderam, mas sem dúvida foram a minoria.

03) Furiosa: Uma Saga Mad Max

Aqui temos um caso curioso, que em partes tem certas semelhanças com o item acima. ‘Coringa 2’ gerou grande expectativa, vinha de um filme de um bilhão, mas foi só os primeiros críticos e fãs assistirem e começarem a dar o papo do que esperar do longa, que a coisa começou a desandar. Muitos não se deram sequer ao trabalho e irem ver por si só. Com ‘Furiosa’ ocorreu o mesmo fracasso de bilheteria. A grande maioria não se deu ao trabalho de sair de suas casas para conferir este primeiro derivado do universo de Mad Max. Porém, a diferença é que os fãs que foram assistir, assim como os críticos, não pararam de elogiar o longa. De fato, não existe ninguém que tenha visto e não tenha gostado. Logo o boca a boca se espalhou e o filme se tornou um cult instantâneo. Mas onde estavam essas pessoas para dar uma força ao filme no cinema? O fato de não terem comparecido pode ter colocado um ponto final na saga criada por George Miller. Ou será que o hype atual do longa pode ser o suficiente para uma sobrevida?

02) Duna: Parte 2

Como dito, popularidade não tem a ver com qualidade. Se tivesse, muito provavelmente ‘Duna 2’ seria eleito o grande filme de 2024. Bem, é exatamente isso o que ele é para grande parte do público. A conclusão da saga espacial de Denis Villeneuve se tornou um dos filmes mais queridos dos últimos anos. A popularidade deste filme dominou a primeira metade de 2024, e conseguiu se manter pela segunda igualmente. A prova disso foi a indicação ao Globo de Ouro de melhor filme. É claro que muitos acreditam que chegará até o Oscar também, onde poderá repetir o feito do original com uma indicação para melhor filme. Ah sim, o sucesso já fez os realizadores começarem a cogitar novos filmes dentro deste universo.

01) Deadpool e Wolverine

Não tem jeito, o filme mais comentado de 2024 foi ‘Deadpool e Wolverine’. Você pode não curtir blockbusters, não ser fã da Marvel ou de filmes de super-heróis, mas você certamente ouviu falar sobre ‘Deadpool e Wolverine’, ou inclusive foi convidado por alguém para assistir ao filme. Sem dúvida para qualquer lugar que se olhava, víamos algo relacionado ao filme. Seja pela volta de Hugh Jackman ao papel que o consagrou, seja pelo fato de ser o terceiro filme do personagem sacana de Ryan Reynolds, ou pelo fato de ter sido incorporado ao universo Marvel, ‘Deadpool e Wolverine’ foi além de todas as expectativas. Não foi a maior bilheteria do ano, mas sem dúvida foi o filme mais badalado.

Bônus: Ainda Estou Aqui

É claro que ‘Ainda Estou Aqui’ não estaria entre os 10 filmes mais populares de 2024 no mundo, afinal trata-se de uma produção nacional. Mas foi um dos 10 mais populares do ano aqui no Brasil. ou melhor, quem sabe um dos cinco. Ou um dos três. Ser brasileiro e não ter ouvido falar do longa de Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello é impossível. O filme levou um recorde de público aos cinemas como há muito não se via. Ainda mais se levarmos em conta que não é um filme voltado ao entretenimento – e sim um filme sério e adulto, que aborda um tema denso, mas o faz de uma forma identificável e não tão pesada. É uma história bonita, sobre uma família. Ser brasileiro é prestigiar o cinema nacional e fazer parte da festa que é ‘Ainda Estou Aqui’. A consagração já começou com o Globo de Ouro, e irá continuar no Oscar.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS