O suspense ‘Depois da Caçada’ (After the Hunt), logo em seus créditos de abertura, evoca a estética dos filmes de Woody Allen (como ‘Golpe de Sorte em Paris’), apresentando os nomes dos atores em ordem alfabética em um único cartão, acompanhados por uma fonte tipográfica clássica e uma antiga canção de jazz ao fundo.
Segundo a Variety, o diretor Luca Guadagnino explicou sua decisão de homenagear Allen, mesmo diante da controvérsia envolvendo o cineasta, que foi acusado de abuso sexual por sua filha adotiva, Dylan Farrow.
“A resposta grosseira seria: ‘Por que não?’ Existe um cânone com o qual cresci, e quando comecei a pensar neste filme com meus colaboradores, não conseguíamos parar de lembrar de obras do Allen como Crimes e Pecados, Outra Mulher ou Hannah e Suas Irmãs. Havia uma estrutura narrativa que parecia ligada à grande obra de Woody Allen entre 1985 e 1991”, disse Guadagnino.
“Já havia brincado com aquele estilo gráfico e aquela fonte em projetos anteriores, e senti que, neste caso, era uma referência interessante a um artista que, de certa forma, vem enfrentando questões sobre sua existência, e sobre nossa responsabilidade ao lidar com artistas que amamos, como Woody Allen”, acrescentou.
O diretor encerrou de forma direta: “Aliás, essa fonte é um clássico. Hoje, ela vai além do Woody”.
Ambientado no universo do ensino superior, ‘Depois da Caçada’ acompanha Julia Roberts no papel de uma respeitada professora universitária que se vê diante de um dilema ético e emocional quando sua orientanda (Ayo Edebiri) acusa um amigo e colega de trabalho (Andrew Garfield) de comportamento inadequado. Enquanto tenta lidar com as consequências da denúncia, um segredo sombrio de seu próprio passado ameaça vir à tona.
Ao comentar a proposta do filme, Guadagnino explicou: “A história examina as pessoas em suas verdades. Não se trata de estabelecer qual verdade é mais importante, mas de observar o choque entre diferentes percepções e os limites entre elas. Não é um manifesto para resgatar valores antiquados”.
A roteirista Nora Garrett também abordou os desafios de tratar temas delicados como a cultura do cancelamento: “Acreditar que superamos completamente certas questões e entramos em uma nova onda do feminismo é ignorar a realidade de como convivemos em sociedade hoje. Queríamos trazer algo que soasse verdadeiro e real”.

‘Depois da Caçada’ abrirá a 27ª edição do Festival do Rio.
A estreia brasileira do filme acontecerá no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 02 e 12 de outubro, com onze dias de maratona cinéfila.
Ver essa foto no Instagram
O longa-metragem, estrelado por Julia Roberts (‘O Mundo Depois de Nós’), Andrew Garfield (‘Todo Tempo Que Temos’) e Ayo Edebiri (‘O Urso’), também conta com Chloë Sevigny, Michael Stuhlbarg, Thaddea Graham, Will Price e Christine Dye.
O roteiro é assinado por Nora Garrett.
