Um crossover entre a ‘DC Comics’ e ‘Star Wars’ quase aconteceu, mas foi barrado por disputas corporativas.
A ideia de unir Superman e Darth Vader em uma única história chegou a ser trabalhada pelo escritor Kurt Busiek e o artista Alex Ross, mas, segundo Busiek, as partes envolvidas não conseguiram chegar a um acordo, e o projeto nunca viu a luz do dia.
“Alex Ross e eu estávamos prontos para fazer SUPERMAN/STAR WARS, mas as partes corporativas envolvidas não conseguiram chegar a um acordo sobre como dividir o dinheiro”, contou Kurt Busiek, em 2017, através do seu perfil no Twitter.
Na época, o escritor também compartilhou uma arte conceitual que revelava uma luta entre Superman e Darth Vader, dando aos fãs apenas uma amostra do que poderia ser encontrado na HQ.
Recentemente, Dan DiDio, ex-editor da DC, confirmou que a proposta do crossover chegou à sua mesa. No entanto, disputas sobre quem teria destaque entre os personagens acabaram tornando o projeto inviável.
“Me trouxeram um crossover entre o Universo DC e Star Wars. Houve disputas sobre o que se podia e não se podia fazer, quem teria o melhor momento de destaque e quem teria o momento heroico… não valia a pena. Honestamente, simplesmente não valia a pena.”
Ao que tudo indica, pode ter ocorrido diferentes tentativas de fazer o crossover funcionar, já que motivos diferentes foram citados para o cancelamento do projeto.
O fato é que, em 2015, a Marvel passou a ter os direitos da franquia ‘Star Wars’, o que descarta totalmente a possibilidade de, um dia, a franquia da galáxia se misturar com os heróis da DC Comics.
Recentemente, a edição final da série Darth Vader da Marvel Comics mostra o momento em que o Lorde Sith alcança seu ápice no lado sombrio, reunindo armas e artefatos poderosos para desafiar seu mestre, Palpatine.
Entre os itens que Vader acumula estão um cajado de cristal kyber e um escudo de canalização de Força, além de energia drenada de um planeta inteiro.
Usando esses recursos, ele massacra Stormtroopers e cultistas Sith em uma batalha que exibe a força brutal de seu poder.
Porém, quando Palpatine surge através de uma projeção da Força, o tom da batalha muda. Vader, mesmo com todas as suas habilidades ampliadas, é rapidamente subjugado pelos relâmpagos da Força do Imperador, que revela que todo esse poder foi apenas uma prova do controle que ele exerce sobre seu aprendiz.
Com cada golpe, o Imperador quebra a vontade de Vader, mostrando que, mesmo no auge de seu poder, ele jamais seria capaz de superá-lo usando o lado sombrio.
Essa derrota final explica a submissão de Vader em ‘O Retorno de Jedi’, onde ele se mostra totalmente submisso a Palpatine.
No entanto, é seu filho, Luke Skywalker, quem finalmente mostra ao Lorde Sith que resistir ao Imperador é possível. Isso dá um novo peso ao sacrifício de Vader no Episódio VI, completando de vez seu arco de redenção na saga.
O último longa-metragem da saga intergaláctica foi ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’, lançado em 2019.
Apesar das críticas mistas, o filme arrecadou mais de US$1,07 bilhão mundialmente e conquistou três indicações ao Oscar – Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Efeitos Visuais e Melhor Edição de Som).
Relembre o trailer:
Com o retorno do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid), todos voltam a temer seu poder. Assim, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey (Daisy Ridley) ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir a partir de sua complexa ligação com Kylo Ren (Adam Driver), que também se encontra em conflito pela Força.