A Amazon Prime Video segue como uma das melhores plataformas de streaming da atualidade. Um de seus pontos mais atrativos é que além das novidades, investe também (de forma efetiva) em clássicos dos anos 80 e 90 – época muito em voga na cultura pop, e para os fãs de tudo relacionado à nostalgia. Para essa grande parcela de espectadores, a Prime Video está sempre surpreendendo e trazendo obras muito queridas, renovando seu catálogo com verdadeiras preciosidades.
Nessa nova matéria iremos justamente focar nestas produções clássicas, muito adoradas, para você ligar seu modo nostalgia e rever os filmes com os quais cresceu. E caso você tenha deixado escapar algum deles, é hora de finalmente assistir. É claro que a geração mais nova, que não viveu a época, mas tem bastante interesse em filmes “antigos” também pode desfrutar e conhecer uma fase tão especial do cinema de Hollywood. Confira abaixo as novidades do catálogo da Amazon Prime Video, saídas lá dos anos 80.
Franquia ‘Desejo de Matar’
O inesquecível Charles Bronson foi um dos primeiros grandes heróis de ação do cinema. Na fase final de sua carreira, o ator ficaria conhecido por sua parceria com a Cannon Films, a casa da adrenalina nos anos 80. De fato, Bronson era um dos “garotos de ouro” do estúdio dos primos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus, e estrelou diversos filmes do gênero policial para a Cannon. Como quase todos eles ganharam distribuição da MGM após a falência do estúdio, e a Amazon é a atual dona da MGM, muitos longas da Cannon podem ser encontrados no Prime Video.
E quando falamos de ação, uma das pratas da Cannon sem dúvida foi a franquia ‘Desejo de Matar’, estrelado por Bronson. Exceto o filme original, de 1974, produzido por Dino De Laurentiis. A Cannon viu potencial e resolveu seguir o sucesso do original, tirando uma sequência do papel em 1982, desta vez levando o protagonista para Los Angeles. Três anos depois, Bronson volta para Nova York para mais uma dose de justiça com as próprias mãos em ‘Desejo de Matar 3’. Em 1987, o justiceiro retorna para L.A. para enfrentar as drogas nas ruas. E finalmente, em 1994, aos 73 anos, encerrava a franquia nas ruas de Nova York com o quinto filme. Todos os quatro filmes, tirando o primeiro, estão na Prime Video.
Braddock – O Super Comando
E se Charles Bronson foi o principal astro da Cannon Films, por ser um lendário astro dos faroestes desde a década de 1960, o estúdio tinha seu segundo às na manga. Falamos do linha-dura Chuck Norris – outro astro da ação que era cria do estúdio e participou de nada menos que sete filmes na casa (um a menos que Bronson). De fato, dizem que a maior parte do orçamento anual da Cannon era dedicada aos filmes de Bronson e Norris. Ou ia para um ou para outro. A primeira parceria de Chuck Norris com a Cannon foi em ‘Braddock – O Super Comando’, de 1984, um dos filmes mais famosos da carreira do barbudo casca-grossa.
Na trama, Norris vive o coronel James Braddock, que havia vivido os horrores da Guerra do Vietnã como prisioneiro, escapa e retorna ao país asiático para distribuir tiros e descer o cacete nos inimigos, e de quebra libertar os colegas. E se você acha que essa trama lembra muito a de ‘Rambo 2’, mesmo este filme tendo sido lançado um ano antes, acontece que o roteiro para o segundo Rambo andava circulando pelos bastidores de Hollywood, mas os primos israelenses juram que não copiaram. Outra curiosidade é que este na verdade seria o segundo filme, gravado junto com o primeiro. Mas como os produtores acharam esse melhor, resolveram inverter a ordem, torando esse o primeiro, e o outro uma prequel. A Amazon disponibiliza o original e o terceiro filme, de 1988, mas por alguma razão nada do segundo.
Guerreiro Americano
Ao longo da época de ouro da Cannon Films, os anos 80, o estúdio ficou conhecido por tornar certos atores desconhecidos em astros – bem, astros de menor escala, mas muito conhecidos pelos amantes de ação e, digamos, todos os meninos que cresceram na época. Um destes ilustres desconhecidos que todos conheciam o rosto na época era Michael Dudikoff, que fez nada menos que quatro filmes com a Cannon. O estúdio também ficaria conhecido por criar a “ninjamania” que dominou a cultura pop naquela década – produzindo inúmeros filmes com a temática dos guerreiros japoneses silenciosos e mortais.
Aliás, o título original de ‘Guerreiro Americano’, de 1985, é justamente ‘American Ninja’, ou ‘Ninja Americano’. Dudikoff interpreta Joe, um militar americano precisando usar suas técnicas marciais para resgatar a filha de seu superior que foi sequestrada e no percurso enfrentar muitos ninjas. Clássico da Sessão da Tarde, essa foi também uma das maiores franquias da Cannon. Dudikoff retornaria para a sequência dois anos depois, com ‘A Volta do Guerreiro Americano’. Mas na hora do terceiro filme, resolveu ficar de fora e tentar novos filmes de ação ao lado da Cannon, sendo substituído como protagonista por David Bradley. Os três filmes estão disponíveis na Prime Video.
McQuade: O Lobo Solitário
Chuck Norris foi um dos maiores astros da Cannon Films, mas suas parcerias com o estúdio só começaram em 1984 com o primeiro ‘Braddock’. Antes disso, é claro, Norris já era um ator estabelecido em filmes de ação, tendo começado sua carreira enfrentando ninguém menos que Bruce Lee em ‘O Voo do Dragão’ (1972). E um ano antes de estrelar ‘Braddock’ para a Cannon, Chuck Norris lançava este longa da Orion Pictures (outra produtora clássica dos anos 80 e 90), que também é considerado um de seus filmes de ação mais emblemáticos.
Na trama, Chuck Norris enfrenta outra figura icônica do período e das artes marciais. Falamos de David Carradine, cuja carreira ficou marcada pela série ‘Kung Fu’, na década de 1970. E foi justamente por isso que Quentin Tarantino o escolheu para ser o vilão Bill de seu filme duplo ‘Kill Bill’. Aqui, no entanto, muitos anos antes, Carradine vive o traficante de drogas Rawley Wilkes, o vilão que baterá de frente com o xerife J.J. McQuade, papel do imortal Chuck Norris. E você, está preparado para tamanho duelo?
O Ano do Dragão
Com produção de Dino De Laurentiis e distribuição da MGM, temos agora um thriller de ação criminal dirigido por Michael Cimino, o mesmo responsável por clássicos como ‘Portal do Paraíso’ e ‘O Franco Atirador’. Um dos maiores negócios que a Amazon fez foi adquirir o estúdio MGM. Imagine ter em seu poder simplesmente um acervo de um dos maiores e mais antigos estúdios de Hollywood. A quantidade de filmes marcantes é interminável. Quem estrela aqui é Mickey Rourke em sua melhor fase no cinema.
Na trama o ocidente encontra o oriente, com uma guerra entre as máfias italiana e chinesa, nas ruas de Nova York, no bairro de Chinatown. No meio desse conflito está o detetive Stanley White, designado na investigação dos assassinatos dos líderes de ambas as organizações criminosas. Um dos grandes clássicos da ação policial dos anos 80.
Rambo
Finalizando a matéria, temos uma das maiores franquias da ação, não apenas dos anos 80, mas de todos os tempos no cinema – que só a Amazon Prime Video possui em seu acervo. Acima falávamos da Cannon Films, e até mesmo o astro Sylvester Stallone estrelou as produções do estúdio – com ‘Cobra’ e ‘Falcão – O Campeão dos Campeões’. Embora o segundo já tenha andado no acervo da Amazon, tendo sido retirado há pouquíssimo tempo, aqui falaremos de outros filmes, com a segunda franquia mais famosa da carreira do astro, atrás somente de ‘Rocky’. É claro que estamos falando dos filmes do guerrilheiro John Rambo.
Tudo começou em 1982, com ‘Rambo – Programado para Matar’, baseado em um livro onde o protagonista morria ao final (depois de tocar o terror em uma cidadezinha). Stallone vendo potencial, resolveu manter Rambo vivo e dar continuidade à sua história em uma continuação. A sequência, por outro lado, é bem diferente do original, e aposta em uma ação bem maior – levando o protagonista de volta para as selvas do Vietnã. O resultado foi o maior blockbuster daquele ano (1985). O terceiro filme, de 1988, é bem parecido com o segundo, porém, sem o mesmo charme. A trilogia completa está disponível na Amazon Prime Video.