O mês mais místico do ano está caminhando para seu fim – e todos sabemos o que isso significa: Dia das Bruxas.
No dia que se estende de 31 de outubro até 02 de novembro, lendas e crendices populares afirmam que o véu que separa o mundo dos homens e dos espíritos se torna tênue o bastante para que ambos cruzem os limites entre a vida e a morte – e, desde a concepção medieval, histórias cruzaram épocas para nos assombrarem e para nos manterem atentos aos seres que se escondem nas sombras.
E é claro que o cinema e a literatura são os grandes antros de narrativas desse tipo – mas a música não fica muito atrás dessas esferas. Dessa forma, para celebrar a iminência do Halloween, o CinePOP separou dez álbuns imperdíveis para ouvir este mês. Para tanto, excluímos trilhas sonoras apenas instrumentais e focamos em obras que trazem um ou mais cantores.
Confira nossas escolhas abaixo:
‘TURN OFF THE LIGHT’, Kim Petras
Lançamento: 01 de outubro de 2019
Kim Petras surgiu há pouco tempo no cenário musical, mas já entregou alguns dos melhores álbuns da década passada – incluindo a antologia de terror pop ‘TURN OFF THE LIGHT’. A compilação, dividida em duas partes, foi lançada como um álbum único no ano passado e trouxe referências de clássicos como ‘Halloween’ e ‘Dia dos Namorados Macabro’ para construir uma narrativa arrepiante e movida a incursões do avant-pop e do pop industrial.
‘SEASON OF THE WITCH’, Nox Arcana
Lançamento: 01 de outubro de 2017
O grupo de new wave neoclássico Nox Arcana, fundado por Joseph Vargo, lançou seu 25º álbum de estúdio três anos atrás. Suas 21 belíssimas faixas giram em torno de um clã de bruxas que se reúnem na noite de Halloween para celebrarem os espíritos e o mundo sobrenatural. A track de abertura traz uma narração que soa como uma velha mulher lançado um feitiço – e que dá início a uma série de inflexões movidas pelo piano, pelo cravo, por violinos e vocais em coro.
‘SPOOPY’, Sharon Needles
Lançamento: 11 de outubro de 2019
Sharon Needles é uma das figuras mais icônicas e controversas a terem passado pelo programa ‘RuPaul’s Drag Race’, vencendo a 4ª temporada. Mas sua figura única também se aventurou pelo mundo na música e, em 2019, lançou o primeiro EP da carreira, ‘Spoopy’. Com apenas seis faixas, ela faz covers potentes de “Highway to Hell” e “Devil with the Blue Dress On”, pincelando as famosas canções com uma aura arrepiante e incrível.
‘O ESTRANHO MUNDO DE JACK’, Vários Artistas
Lançamento: 29 de outubro de 1993
Poucos filmes alcançaram o status de adoração que ‘O Estranho Mundo de Jack’ carrega. O longa-metragem, cuja história foi escrita por Tim Burton e levada para os cinemas por Henry Selick, veio acompanhado de uma trilha sonora composta por ninguém menos que Danny Elfman – mas é o musical em si que nos arrebata desde o primeiro momento. Aliás, a faixa “This Is Halloween” permanece como um dos grandes hinos do Dia das Bruxas até os dias de hoje.
‘ELVIRA PRESENTS HAUNTED HITS’, Cassandra Peterson
Lançamento: setembro de 1988
Elvira, a Rainha das Trevas, é um dos símbolos pin-up do Halloween desde que surgiu no cenário do entretenimento. O alter-ego de Cassandra Peterson, entre as décadas de 1980 e 1990, não deixou de mergulhar no cenário fonográfico e, em 1988, lançou seu primeiro compilado de canções tenebrosas. ‘Elvira Presents Haunted Hits’ é uma grande jornada apresentada pela personagem que traz performances de Alice Cooper, The Cramps e muitos outros.
‘ELVIRA PRESENTS MONSTER HITS’, Cassandra Peterson
Lançamento: setembro de 1994
O segundo compilado de Dia das Bruxas de Elvira, ‘Elvira Presents Monster Hits’, é uma gema perdida no tempo e que não tem a devida atenção. Lançado um mês antes do Halloween, o especial é composto por nove faixas em que Cassandra retoma colaboração com Alice Cooper e convida outros nomes icônicos para ajudarem-na nessa trama arrepiante – incluindo Joey Gaynor, criador do tema musical de ‘A Família Addams’.
‘BURNING FROM THE INSIDE’, Bauhaus
Lançamento: 01 de julho de 1983
Formados em 1978 como parte da onda post-punk, o grupo Bauhaus ficou conhecido por seu glam rock experimental e ganhou fama como uma das primeiras bandas góticas da história. Em 1983, lançaram ‘Burning From the Inside’, um álbum que, apesar de não ter sido recebido com ânimo pela crítica especializada, caiu no gosto popular por sua sonoridade desarticulada e brilhante. Contando histórias depressivas sobre depravação e exaustão, a versão padrão do CD é composta por dez faixas.
‘THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW’, Vários Artistas
Lançamento: 15 de agosto de 1975
“The Time Warp”, “Sweet Transvestite” e “Touch-a, Touch-a, Touch-a, Touch Me” são apenas algumas das faixas da trilha sonora do musical cult-cômico ‘The Rocky Horror Picture Show’, cuja irreverência cinematográfica atua com força até os dias de hoje em diversos artistas. Produzida por Richard Hartley, as catorze faixas originais são uma celebração da vida (ou, nesse caso, da morte) e arquitetam-se em dançantes performances de Tim Curry, Susan Sarandon e Barry Bostwick.
‘MASTER OF PUPPETS’, Metallica
Lançamento: 03 de março de 1986
Considerado por muitos como um dos melhores álbuns de todos os tempos, ‘Master of Puppets’, da banda Metallica, ganhou aclame universal por parte da crítica especializada e carrega consigo um legado infindável. Debutando em primeiro lugar na Billboard 200, a produção redefiniu o cenário do heavy metal do começo dos anos 1990 e deu uma alavancada no gênero que ficaria conhecido como thrash metal – permanecendo um clássico mesmo 34 anos depois de seu lançamento.
‘BLACK SABBATH’, Black Sabbath
Lançamento: 13 de fevereiro de 1970
Antes de Metallica, veio Black Sabbath – e com o grupo, uma legião de fãs que ganha membros até os dias de hoje e uma discografia repleta de marcos importantíssimos. Guiado pela potente voz de Ozzy Osbourne, o álbum de estreia homônimo recebeu críticas bastante positivas à época do lançamento e foi incluído em diversos rankings desde então. A versão padrão traz apenas sete faixas, mas compõe o melhor do heavy metal.