sábado, abril 27, 2024

Dia do Cinema Brasileiro | 10 ÓTIMOS dramas nacionais para ver nos streamings

Em 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Instituído desde 1970, a data é um grande lembrete da força da sétima arte em nosso país – que, na supérflua visão de muitos, tem apenas filmes de baixo valor cultural (o que sabemos ser uma grande mentira).

Ao longo da história do cinema em território nacional, tivemos diversas incursões que mudaram o curso criativo no Brasil – desde adaptações certeiras como ‘O Auto da Compadecida’‘A Hora da Estrela’, passando por poderosos dramas como ‘Tropa de Elite’‘Central do Brasil’ e, por fim, culminando em produções juvenis que encantam os jovens de todas as idades, como ‘Um Ano Inesquecível’‘Turma da Mônica’.

A verdade é que o Brasil não deve nada às produções estrangeiras – e merece mais reconhecimento no tocante a obras cinematográficas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dez ótimos dramas nacionais para você conferir nas plataformas de streaming nesse dia tão especial.

Veja as nossas escolhas abaixo:

PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO (1980)

Onde assistir: Globoplay

Em ‘Pixote, a Lei do Mais Fraco’, um menor abandonado de 11 anos vive na rua após a fuga de um reformatório, onde aprendeu bastante sobre o crime ao conviver com todos os tipos de delinquentes. Ele sobrevive no Rio de Janeiro atuando como traficante, assassino e até mesmo cafetão. O elogiado longa de Héctor Babenco fez um sucesso grandioso de crítica e de público, sendo cogitado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de garantir prêmios a Marília Pêra de Melhor Atriz (incluindo um NYFCC).

A HORA DA ESTRELA (1985)

Não deixe de assistir:

Onde assistir: YouTube

Baseado no aclamado romance homônimo de Clarice Lispector‘A Hora da Estrela’ acompanha Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

CENTRAL DO BRASIL (1998)

Onde assistir: Globoplay

‘Central do Brasil’ não é apenas considerado um dos melhores filmes do Brasil, mas um dos melhores da história do cinema. Estrelado por Fernanda Montenegro, que conquistou uma indicação ao Oscar por sua performance, e Vinícius de Oliveira, a trama acompanha Dora, uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

CIDADE DE DEUS (2002)

Onde assistir: Netflix, Telecine, Paramount+, Prime Video

‘Cidade de Deus’ se tornou um grande prestígio para os amantes da sétima arte – tendo conquistado nada menos que quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Direção para Fernando Meirelles. O longa é inspirado no romance homônimo escrito por Paulo Lins, fazendo um retrato realista da batalha entre o bem e o mal que é travada todos os dias pela população periférica da cidade do Rio do Janeiro, focada em questões como tráfico de drogas, pobreza extrema e violência de todos os tipos. Os emblemáticos personagens Buscapé, Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha foram inspirados em pessoas reais.

CARANDIRU (2003)

Onde assistir: Netflix, Prime Video, Globoplay

Escrito e dirigido pelo saudoso Héctor Babenco, o longa-metragem acompanha um médico sanitarista que se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante a década de 1990. Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, ele conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.

ESTÔMAGO (2007)

Onde assistir: Netflix, Globoplay

Em ‘Estômago’, Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

O LOBO ATRÁS DA PORTA (2013)

Onde assistir: HBO Max

‘O Lobo Atrás da Porta’ consagrou-se como um sucesso de crítica e garantiu a Leandra Leal e a Thalita Carauta os prêmios Grande Otelo de Melhor AtrizMelhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. A trama nos leva para uma delegacia, onde um homem (Milhem Cortaz), sua mulher (Fabíula Nascimento) e a amante dele (Leal) são interrogados. Arrancados pacientemente pelo detetive (Juliano Cazarré), um após o outro, seus depoimentos vão tecendo uma trama de amor passional, obsessão e mentiras que levará a um final completamente inesperado.

AQUARIUS (2016)

Onde assistir: Netflix, Globoplay

Em ‘Aquarius’, Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

BINGO: O REI DAS MANHÃS (2017)

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

O primeiro longa-metragem oficial de Daniel Rezende é uma das pérolas do cinema nacional que mostra um potencial infinito sobre a nossa própria cultura e como é possível transformá-la em um produto satisfatório a uma audiência conformada. Inspirado na vida de Arlindo Barreto, o filme conta a história de Augusto, um artista que sonha com seu lugar sob os holofotes. A grande chance surge ao se tornar “Bingo”, um palhaço apresentador de um programa infantil na televisão que é sucesso absoluto. Porém, uma cláusula no contrato não permite revelar quem é o homem por trás da máscara.

BACURAU (2019)

Onde assistir: Globoplay

‘Bacurau’ é uma das obras-primas mais recentes do cenário fílmico brasileiro e se tornou um dos principais cotados para o Oscar – apesar de ter sido esnobado -, além de ter ganhado o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. A história se passa em Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, e dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade não consta mais nos mapas.

 

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS