InícioDestaque10 produções sobre corridas para entrar no clima de 'F1'

10 produções sobre corridas para entrar no clima de ‘F1’


F1, novo filme de Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick), chega aos cinemas nesta quinta-feira (26) com uma das aventuras mais espetaculares de 2025. A trama gira em torno de Sonny (Brad Pitt) uma antiga promessa da Fórmula 1 que sofreu um acidente no passado, foi afastado e passou a pilotar por outras categorias. Então, com mais de 50 anos, ele recebe uma nova oportunidade para correr por uma escuderia que está à beira da revenda, precisando ajudar o time a conquistar ao menos uma vitória na temporada. Com isso, ele utiliza seus métodos pouco convencionais para tentar levar a Apex ao topo do pódio.

Crítica | ‘F1’ será o filme favorito do seu pai – e ele estará absolutamente correto nisso

O CinePOP já assistiu o filme e atestou que é sensacional. Mais do que isso, ele arranca para se tornar um dos melhores longas sobre o mundo do automobilismo, se não for o melhor. Por isso, para ajudar a galera a entrar no clima, selecionamos algumas produções sobre esse meio que dialogam, de uma forma ou de outra, com F1. Confira!



Rush – No Limite da Emoção

Antes de Senna x Prost, a Fórmula 1 viveu uma grande rivalidade de dois gênios de personalidades opostas: James Hunt e Niki Lauda. Dirigido pelo brilhante Ron Howard, esse drama acompanha as carreiras dos pilotos apostando mais na visão de Niki Lauda, que é interpretado por Daniel Brühl. É legal ver como os dois disputavam dentro e fora das pistas. Hunt, no melhor papel da carreira de Chris Hemsworth, era um galã irresponsável e bonachão, viciado em correr, se divertir e pegar mulher, é o contraponto perfeito para Lauda, que era focado, retraído, metódico e extremamente estudioso. E mesmo estando em lados diferentes, ambos brigaram pelos títulos, fazendo uma das rivalidades mais interessantes do esporte. Também é preciso ressaltar que o trabalho de caracterização do filme é uma insanidade. É espetacular!

Onde assistir: Adrenalina Pura (Prime Video Channels).

Carros

Apesar da animação da Pixar não falar sobre Fórmula 1, a relação de Relâmpago McQueen, um estreante sensação, com a velocidade é plenamente identificável em F1. Lançado há quase 20 anos, esse filme conta a história de um estreante da Copa Pistão que é obcecado pela vitória e pela possibilidade de quebrar recordes para fazer história, mesmo que isso signifique passar por cima dos outros. Extremamente convencido, o rapaz está mais preocupado com subir na carreira do que ser um bom carro. Isso muda quando ele é vítima de vândalos na estrada, indo parar em Radiator Springs, uma cidadezinha esquecida pelo tempo na histórica Rota 66. Por lá, ele sofre com as diferenças culturais de um povo acostumado a uma vida menos acelerada. Porém, ele descobre que há mais na vida do que a emoção de viver a 300 por hora, aprendendo sobre humildade, amizade e principalmente sobre a beleza que uma vida repleta de amor pode esconder. É uma das animações mais subestimadas da Pixar.

Onde assistir: Disney+.

Carros 3

Lançado em 2017, Carros 3 é um daqueles casos de filmes extremamente subestimados que passarão por revisão no futuro e receberão o merecido reconhecimento. Na trama, após décadas no auge, McQueen se consagra como o maior campeão da Copa Pistão. Porém, a idade chega para todos. Com novos pilotos estreando a cada semana, Relâmpago está sendo superado e é praticamente aposentado pela imprensa. O problema é que ele não está pronto para se despedir das pistas, indo ao limite para provar ao mundo que ainda pode ser um campeão. Infelizmente, ele sofre um acidente terrível que o tira das pistas por meses. Agora respondendo a um novo patrocinador, que prometeu a ele toda a tecnologia necessária para voltar ao auge, McQueen começa a sofrer pressão interna para deixar as pistas. Então, ele faz uma aposta com o novo chefe: se ele vencer apenas uma corrida, poderá decidir se aceitará a aposentadoria ou não. Se ele perder, pendura os pneus e passa a vender limpador de para-brisas. Para tentar vencer essa aposta, ele parte em uma aventura com sua nova personal trainer, Cruz Ramirez, que sempre sonhou em ser uma corredora, mas foi forçada a assumir o papel de treinadora. É uma aventura dramática sobre aceitação e renovações de ciclos, e dialoga perfeitamente com a trama de F1.

Onde assistir: Disney+.

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Provavelmente o melhor documentário já feito sobre um ídolo brasileiro, Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão foi lançado em 2010 com uma narrativa ridiculamente envolvente, que faz o público sentir cada nuance da vida e carreira de Ayrton Senna. Você vibra com ele, torce por ele e, no fim, chora por ele. É espetacular! Trazendo imagens restauradas de reportagens, filmagens pessoais e imagens dos próprios carros de Ayrton, o documentário te leva para dentro das corridas, o que dá uma sensação de proximidade muito grande para quem assiste. Por outro lado, é um filme que trata Senna como o grande herói da trama, fazendo de alguns adversários, como o francês Alain Prost, um dos vilões. De qualquer forma, é um filme quase obrigatório para quem quer entender mais da idolatria brasileira – e mundial – por Ayrton Senna.

Onde assistir: Netflix.

Senna

Lançada no finalzinho de 2024, ano que marcou os 30 anos da morte do piloto, Senna é uma minissérie original Netflix que se inspira na biografia de Ayrton Senna para dramatizar a vida do piloto. Interpretado por Gabriel Leone, Ayrton é retratado como um garoto nascido para correr. Ao longo de seis episódios, a série aborda aspectos da vida pessoal e profissional do piloto, apostando em caracterizações assustadoramente bem feitas e recriando cenários icônicos do mundo da Fórmula 1, como todo o circuito de Mônaco. Outro ponto muito interessante é a recriação dos bastidores desse meio das corridas nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Onde assistir: Netflix.

Meu Amigo Enzo

Para quem acompanha nossas listas de fim de semana, provavelmente já ouviu falar desse filme, que passou meio despercebido pelos cinemas brasileiros. Ele é um típico “filme de cachorro”, trazendo todos os dramas e desafios de uma família comum que se forma ao redor de um simpático doguinho. Como de costume, a trama é narrada pela ótica do cachorro, Enzo (Vincent D’Onofrio), que está sempre ao lado de seu tutor, um aspirante a piloto de corridas. Fascinados pela Ferrari e pela arte de correr na chuva de Ayrton Senna, a duplinha inseparável passa por poucas e boas, enquanto perseguem o sonho da Fórmula 1 e da construção de uma bela família. É garantia de diversão e muitas lágrimas.

Onde assistir: Disney+.

F1: Dirigir Para Viver

Por fim, não tem como fazer uma lista sobre produções sobre Fórmula 1 sem citar a série que ajudou a diversificar o público do esporte, atraindo muitos jovens e mulheres para uma modalidade que foi, por anos, majoritariamente masculina. Em F1: Dirigir Para Viver, o público acompanha os bastidores das temporadas atuais do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A primeira temporada se passa durante o campeonato de 2018. Cada temporada aborda um ano, trazendo detalhes muito curiosos e divertidos dos pilotos e equipes. Essa proposta trouxe o público mais para perto dos pilotos e scuderias, popularizando o esporte, que está mais engajado do que nunca.

Onde assistir: Netflix.

Ferrari

ferrari

Dirigido por Michael Mann, esse filmaço de 2023 conta como a Ferrari passou de uma empresa à beira da falência para a grande referência para luxo em carros esportivos no imaginário popular. Adam Driver interpreta Enzo Ferrari, um homem cheio de contradições e problemáticas na vida dupla que leva. Além de empresário, ele mantém duas famílias secretamente. Então, ele tenta gerir seus problemas nos lares e na empresa, enquanto acredita que a chave para mudar seus negócios é montar uma scuderia campeã nos principais circuitos de corrida, o que acabaria por revolucionar a F1. Além disso, o brasileiro Gabriel Leone, que interpreta o Ayrton Senna na série, também está no filme e interpreta um dos pilotos que tentam fazer a Ferrari campeã.

Onde assistir: Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Gran Turismo: De Jogador a Corredor

Inspirado em uma inesperada história real, Gran Turismo: De Jogador a Corredor é uma dramatização biográfica de Jann Mardenborough (Archie Madekwe), um jovem excluído que é viciado nos jogos da franquia Gran Turismo. Ele sonha em ser piloto de corridas, mas é visto como um sonhador vagabundo pelos pais, que querem que ele invista em uma carreira de verdade. Porém, o que parecia impossível aconteceu: em busca de expandir a marca, a empresa do game fechou uma parceria com uma montadora de veículos e organizou um torneio mundial do jogo, no qual os vencedores integrariam um curso integral de formação de pilotos de elite. A ideia era provar que o simulador do Gran Turismo era tão realista que qualquer um que jogasse poderia replicar suas manobras na vida real. Com a ajuda de um antigo chefe de equipe, Jann e os outros vencedores passam a viver um reality show em busca do sucesso nas pistas.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Speed Racer

Fracasso colossal de 2008, Speed Racer é um dos filmes mais injustiçados do século. Inspirado pelo mangá e pelo anime, o longa acompanha a jornada de Speed, um jovem piloto que nasceu no meio das corridas e desenvolveu uma grande paixão pelos carros. Seguindo com o legado da família, ele se torna um piloto de T-180, a elite do automobilismo desse mundo, e começa a chamar a atenção dos grandes empresários. Porém, ao negar a proposta, ele entra na mira dos poderosos do mundo das corridas, que vão fazer de tudo para tirá-lo das pistas. Enquanto ele tenta combater os corruptos, recebe um convite para participar de um rally, que renderá a ele uma oportunidade de disputar a final do Mundial, mostrando, na pista, que o amor pelas corridas é maior do que qualquer trambique político.

Onde assistir: Max.

F1 estreia nos cinemas em 26 de junho de 2025.
Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS