A sátira é um gênero narrativo que existe há muitos séculos e que serve como uma exploração nada convencional da sociedade e de seus costumes – mergulhando tão fundo em exageros e tipos de personagens que não podemos deixar de nos divertimos com quebras de expectativas inesperadas e acontecimentos bizarros que servem como alerta e como aviso.
Não é surpresa que o cinema e a televisão tenham se tornado plataformas essenciais para a repopularização do gênero, que já vinha sendo delineado na literatura através de escolas como o Realismo e o Naturalismo. Nos últimos anos, por exemplo, tivemos incursões satíricas em produções como ‘Unbreakable Kimmy Schmidt’ e ‘The Good Place’, ou até mesmo com o aclamado longa-metragem ‘Triângulo da Tristeza’.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com algumas comédias satíricas para você conferir nos streamings.
Confira as nossas escolhas abaixo:
UNBREAKABLE KIMMY SCHMIDT (2015 – 2019)
Onde assistir: Netflix
‘Unbreakable Kimmy Schmidt’ é uma das melhores séries de atualidade e partiu da mente genial de Tina Fey e de Robert Carlock. Ao longo de quatro temporadas, a produção estrelada por Ellie Kemper acompanha uma jovem garota que foi abduzida aos quinze anos por um pastor psicótico que dizia que o apocalipse era iminente. Entretanto, após ser resgatada, ela descobre que o mundo ainda existe e, tendo passado boa parte da vida em cárcere, Kimmy aprende a navegar pelo caos da Nova York através de sua perspectiva única e de uma personalidade completamente apaixonante – e oferecendo reflexões maravilhosas sobre as intricadas engrenagens da sociedade.
THE GOOD PLACE (2016 – 2020)
Onde assistir: Netflix
Facilmente uma das comédias mais inteligentes das últimas décadas, ‘The Good Place’ esquadrinha uma das questões que servem como motivação para praticamente qualquer indivíduo: o além-vida. A trama acompanha Eleanor Shellstrop (Kristen Bell), que é enviada por engano ao “Lugar Bom” (ou seja, uma versão mais palpável do que encararíamos como o Paraíso). Para não ser pega por Michael (Ted Danson), o arquiteto da vizinhança onde Eleanor e os outros moram, ela se alia ao professor de ética Chidi (William Jackson Harper), sua suposta alma gêmea, para ajudá-la a se tornar uma pessoa melhor e fazê-la merecer o lugar que, de certa forma, usurpou inconscientemente.
TRIÂNGULO DA TRISTEZA (2022)
Onde assistir: Prime Video (Aluguel)
Com direção de Ruben Östlund, a hilária sátira político-social ‘Triângulo da Tristeza’ ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e permanece como uma das melhores iterações do gênero – discorrendo sobre temas como privilégio, influência social, egolatria e superficialidade. A trama é centrada em um navio de cruzeiro para os super ricos que afunda, deixando alguns sobreviventes, incluindo algumas celebridades da moda, presos em uma ilha. E é a partir daí que a narrativa ganha níveis absurdos e envolventes, acompanhada de divertidas incursões que arrancam risos nervosos do público.
NÃO OLHE PARA CIMA (2021)
Onde assistir: Netflix
‘Não Olhe para Cima’ é centrado em dois astrônomos chamados Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) que descobrem um perigoso meteoro a caminho da Terra – e com potencial de destruição gigantesca. Em uma corrida para alertar as autoridades responsáveis, Randall e Kate enfrentam um controverso negacionismo por parte da presidente dos Estados Unidos, Janie Orlean (Meryl Streep), a superficialidade da mídia mainstream e o levante inexplicável de pessoas que simplesmente escolheram não acreditar na destruição iminente. E, apesar de alguns solavancos espalhados pela longa produção (que quase esbarra nas duas horas e meia de duração), o resultado é divertido, bizarro e sincronizado com a proposta que adota desde os minutos de abertura.
PALM ROYALE (2024)
Onde assistir: Apple TV+
Uma das produções mais recentes da Apple TV+ é a dramédia de época ‘Palm Royale’, estrelada e produzida por Kristen Wiig. Nessa deliciosa minissérie, que está em exibição na plataforma de streaming, acompanha uma nouveau riche que, a todo custo, tenta entrar para a alta-sociedade de Palm Beach através de um clube exclusivo para a elite local. Enfrentando diversos obstáculos no caminho, incluindo os próprios valores que defende, Maxine Simmons se desdobra em várias para tentar colocar as mãos na herança da tia de seu marido, que está prestes a morrer, à medida que angaria segredos locais para usá-los a seu favor e conquistar seu impiedoso sonho de ser alguém sem, de fato, precisar ser alguém.