Mesmo em 2024, há várias pessoas que não conseguem apreciar a beleza do audiovisual brasileiro – alegando, sem qualquer embasamento, que as produções internacionais são sempre melhores.
Porém, sabemos que isso não é verdade – e essa inexplicável síndrome do viralatismo precisa acabar. Apenas nos últimos anos, as plataformas de streaming supervisionaram ótimos projetos brasileiros que conquistaram tanto a crítica quanto o público.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com cinco ótimas séries nacionais para você conferir.
Veja abaixo as nossas escolhas:
SOB PRESSÃO (2017 – PRESENTE)
Onde assistir: Globoplay
‘Sob Pressão’ acompanha o dia-a-dia dos funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. A vida dos profissionais não é nada fácil, especialmente para o Dr. Evandro (Júlio Andrade), o cirurgião-chefe da equipe médica. Cético, ele encontra alívio para os seus problemas na companhia da doutora Carolina (Marjorie Estiano), sua colega de trabalho que, diferente dele, encontra na fé o refúgio para seus problemas. Os dois podem até ser diferentes, mas vão encontrar um no outro uma maneira de sobreviver entre as emergências do hospital e o caos de suas próprias vidas. Diante de constantes desafios, eles fazem o impossível pela vida de seus pacientes, indo ao limite para exercer sua profissão com ética e eficiência, mas sem nunca perder o lado humano da medicina. Mesmo com enormes faltas e problemas na saúde pública, os dois e seus outros companheiros lutam diariamente para oferecer a melhor assistência possível a todos que atravessam as portas do hospital.
COISA MAIS LINDA (2019 – 2020)
Onde assistir: Netflix
Na São Paulo do final da década de 50 está Maria Luiza, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e o marido dela, Pedro. No entanto, sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza, é claro, segue os rastros do marido, mas acaba transformando o sofisticado restaurante em uma casa noturna. Em terras cariocas, essa jovem passa então a descobrir um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.
DE VOLTA AOS 15 (2022 – 2024)
Onde assistir: Netflix
Aos 15 anos, Anita sonhava em crescer logo e deixar sua pequena cidade para viajar pelo mundo. Mas, ao completar seus 30 anos, percebe que as coisas não são bem como imaginava. Quando volta à terra natal para o casamento da irmã, eventos desastrosos acontecem, e ela se refugia no quarto onde passou a adolescência. Ao ligar seu antigo computador, a protagonista é transportada, como mágica, para o primeiro dia no colegial. Agora, Anita vai tentar consertar a vida de todos ao seu redor, mas cada mudança no passado impacta o futuro de todos – e nem sempre para melhor.
CANGAÇO NOVO (2023 – PRESENTE)
Onde assistir: Prime Video
‘Cangaço Novo’ conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um bancário morador de São Paulo, que vira cangaceiro ao tomar conhecimento da herança de seu pai biológico. No faroeste brasileiro, Ubaldo, que tem poucas memórias da sua infância, conhece suas irmãs Dilvânia (Thainá Duarte) e Dinorah (Alice Carvalho) e percebe o quanto a vida deles é impactada com problemas estruturais do brasil, como o crime organizado e a política. Para cumprir o legado de seu pai biológico, ele se tornará o novo líder de uma gangue que promete revirar o coração do Nordeste.
OS OUTROS (2023 – PRESENTE)
Onde assistir: Globoplay
‘Os Outros’ fala sobre a dificuldade contemporânea de se resolver através do diálogo e as consequências da intolerância. Tendo como pano de fundo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dois casais do subúrbio se mudam para um condomínio de classe média alta: Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings) e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomas de Aquino). Os filhos deles brigam e, quando as famílias tentam intervir, não conseguem chegar a um acordo. Com a briga generalizada, uma disputa é instalada no condomínio, envolvendo, inclusive, os outros moradores. Até onde eles estão dispostos a chegar para estar com a razão?