Nenhum estúdio no mundo emplacou tantos clássicos animados quanto a extinta Hanna-Barbera. Por mais de três décadas, William Hanna e Joseph Barbera trouxeram à vida ícones imortais da Cultura Pop mundial, como Scooby-Doo, Tom & Jerry e Os Smurfs. Porém, com o passar dos anos, o estúdio acabou sendo absorvido e virou o Cartoon Network Studios, que deu origem a mais clássicos, como As Meninas Super-Poderosas, O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo e por aí vai.
Neste feriadão, o CinePOP escolheu cinco séries animadas fantásticas da dupla que estão disponíveis no catálogo do HBO Max. Então, basta você escolher qual mais te agrada, sentar no sofá, entra no streaming e curtir os episódios repletos de humor e diversão. Confira!
Corrida Maluca
É impossível pensar em animações de corridas sem lembrar da icônica Corrida Maluca. A série acompanha um campeonato mundial para definir quem era o Corredor Mais Louco do Mundo. As pistas eram as mais diversas possíveis, mas nada supera a criatividade dos pilotos e seus carros. Como esquecer da Penélope Charmosa e seu carro com lábios e cílios? Ou do Tio Tomás e o copiloto da Carroça a Vapor, o urso Chorão? Tinha também o Barão Vermelho, a Quadrilha de Morte, Rufus, o Lenhador, os Irmãos Rocha e, claro, os trapaceiros Dick Vigarista e Mutley, que geralmente estavam liderando a corrida, mas paravam para trapacear e acabavam sendo ultrapassados. Essa dupla fez tanto sucesso que ganhou uma série própria, chamada Dick Vigarista e Mutley, que mostra os dois no mundo da aeronáutica tentando interceptar um pombo-correio. Essa última também está disponível no HBO Max, fica a dica.
Os Flintstones
A mais clássica animação que parodia a sociedade norte-americana é uma das favoritas dos fãs até hoje. O sucesso de Os Flintstones foi tão grande que rendeu dois filmes em live action e uma série de derivados ao longo dos anos. A animação acompanha Fred Flintstone, o chefe de uma família de classe média que mora em Bedrock, uma cidade comum da Idade da Pedra. Junto a sua família e amigos, ele vive o cotidiano com muitas frustrações no emprego, discussões com a família e horas de diversão com os amigos na pista de boliche ou apenas vendo TV. Essa série foi revolucionária, porque se tornou o primeiro seriado animado a desenvolver seus episódios no formato de meia hora por capítulo. Tudo isso em meio a carros movido a pernadas, dinossauros como mascotes e veículos, e costelas assadas de três metros de altura.
Manda-Chuva
Exibida no Brasil em horário nobre, a série do Manda-Chuva foi sucesso total. A história foi inspirada nos filmes B da época e acompanha o gato Manda-Chuva, que lidera uma gangue de felinos pobres, mas gente boa, que tentam enriquecer ou conseguir comida de graça sem precisar trabalhar. Eles vivem em um beco de Brasília (ou Manhattan) e são constantemente incomodados pelo Guarda Belo. E a melhor parte de tudo é que o Manda-Chuva é dublado por ninguém menos que o incrível Lima Duarte.
Os Jetsons
Lançada em 1962, a série dos Jetsons imaginava a vida 100 anos no futuro, no anos de 2062. Então, a grande graça era ver uma típica família norte-americana vivendo os mesmos problemas da época, mas em um contexto em que babás-robôs, carros voadores e chamadas de vídeo eram comuns. E um dos pontos mais divertidos de ver essa animação hoje em dia é ver quais “tecnologias impossíveis” imaginadas na época se tornaram realidade e quais parecem cada vez mais distante, como os carros voadores e a jornada de trabalho de dois dias na semana.
Zé Colmeia
Outro sucesso icônico da Hanna-Barbera, Zé Colmeia cativou tanto sua geração que chegou a ganhar um filme em live action em 2010, numa tentativa fracassada de trazer o personagem para o imaginário popular da criançada da época. A história é bem simples e padrão para as animações da época. Zé Colmeia é um urso faminto que vive no Parque Jellystone, onde passa seus dias tentando conseguir comida fácil e bolando planos, junto ao fofo Catatau, para roubar as cestas de piquenique dos visitantes da reserva florestal. Sempre esbarrando no pobre Guarda Smith, que só quer fazer seu trabalho.