segunda-feira, janeiro 19, 2026

Dica do fim de semana | 5 animações para divertir públicos de todas as idades – Parte 1

Amazon PrimeDica do fim de semana | 5 animações para divertir públicos de todas as idades - Parte 1

Filmes de animação são obras que trazem a rara habilidade de dialogarem com públicos de diferentes idades. Por anos, foram tratados como obras voltadas exclusivamente para o público infantil. No entanto, a inserção de temas cada vez mais complexos nessas obras foram “virando a chave”, mostrando que longas animados também dialogam com jovens, adultos e idosos.

No finalzinho dos anos 2010, um filme em especial fez com que uma nova tendência fosse lançada para os longas animados. Pensando nisso, o CinePOP separou cinco filmes nesse estilo para os mais diferentes públicos assistirem e curtirem. Confira!



Homem-Aranha no Aranhaverso

Lançado em 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso causou um revolução gigantesca no cinema de animação ao mostrar a Hollywood que o público estava ávido por novos estilos animados em cena. Com uma técnica que utiliza a animação 3D para simular o estilo das histórias em quadrinhos dos anos 2000, o longa conta a história do jovem Miles Morales, um adolescente do Brooklyn que leva a vida numa boa com sua família. Porém, tudo muda quando ele é picado por uma aranha irradiada de outra realidade nos esgotos, onde ele presencia a luta e morte do Homem-Aranha. Com o mundo de luto, Miles descobre que desenvolveu poderes similares ao do Cabeça de Teia e decide utilizar suas novas habilidades para ser um herói, mesmo que não tenha o menor jeito para a coisa. Porém, quando ele menos esperava, Homens-Aranhas de outras dimensões são transportados para sua realidade. Agora, Miles tentará ajudá-los a voltarem para casa, enquanto eles o ajudam a entender o que é ser um herói.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Netflix.

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello estão de volta em uma nova versão das Tartarugas Ninja, que aposta no estilo personalizado da nova leva de animações para recontar a origem dos quelônios mais amados do cinema. Nesta aventura, os quatro irmãos vivem sob as ruas de Nova York, ambientando os esgotos como forma de se esconderem dos perigos da vida da superfície. Porém, conforme vão crescendo, os quatro irmãos descobrem que existe um mundo fascinante lá em cima, e começam a explorá-lo nas sombras. Nessas aventuras escondidas, eles acabam conhecendo a jovem April O’Neal, uma estudante que sonha em ser repórter, e uma série de outros animais mutantes que vivem na farra quando não estão trabalhando para a Super Mosca, outra criatura mutagênica que está planejando transformar todas as criaturas vivas de Nova York em mutantes. Agora, as Tartarugas Ninja vão tentar impedir essa ameaça sem escrúpulos. Tudo isso com a estética sensacional e uma trilha sonora embalada pela cultura de rua da Nova York dos anos 2000.

Onde assistir: Telecine.

Robô Selvagem

Obra-prima da DreamWorks, Robô Selvagem é uma mistura de ficção científica com drama e aventura sobre a maternidade. O longa acompanha a história de uma robozinha ajudante de alta tecnologia que sofre um acidente durante sua entrega. Ela cai do avião em uma ilha nunca explorada pelo ser humano. Em seu acidente, a robô acaba matando uma mamãe ganso e destruindo praticamente todo seu ninho. Ao despertar, ela encontra o único ovinho sobrevivente e entende que sua missão é criar e garantir a segurança desse ovo. Sem nenhuma experiência, ela vai se virando para entender como criar essa coisinha que brotou em sua vida, enquanto tenta lidar com esse ambiente hostil de presas e predadores. Além da história sensacional e dos personagens carismáticos, o filme traz uma técnica que dá a sensação de estar vendo os personagens interagindo sobre pinturas, é um espetáculo!

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Guerreiras do K-Pop

Grande fenômeno dos streamings em 2025, Guerreiras do K-Pop é um daqueles casos inexplicáveis do mercado cinematográfico norte-americano. Originalmente feito pela Sony, o filme foi vendido para a Netflix porque os executivos do estúdio não viam potencial de lançá-lo nos cinemas. Quando estreou na plataforma, o filme estourou e virou a grande sensação animada do ano passado, figurando no top 10 de filmes mais assistidos por vários meses consecutivos. Inspirado pela cultura sul-coreana, o longa acompanha a HUNTR/X, o principal trio feminino de K-Pop do planeta. Só que as meninas não são apenas grandes cantoras. Por baixo da vida de celebridade, elas escondem um dever ancestral de usar seus poderes para protegerem a Terra da invasão de demônios do submundo. O problema é que o coisa ruim decide apostar na estratégia de seus rivais, mandando para a Terra um grupo masculino de K-Pop formado por demônios. Conforme suas músicas se espalham, os demoninhos de rosto harmonizado e tanquinho sugam as almas dos fãs. Agora, a HUNTR/X vai tentar deter essa ameaça cheia de fãs, enquanto sua líder, Rumi, encontra formas de lidar com um segredo que está prejudicando sua voz e seus poderes. Se você ainda não assistiu, não perca tempo. Esse filme promete ‘passar o carro’ na temporada de premiações deste ano.

Onde assistir: Netflix.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Guerreiras do K-Pop não foi o primeiro caso de filme da Sony vendido para a Netflix. Durante a pandemia, enquanto buscava formas de lidar com os prejuízos trazidos pelo fechamento dos cinemas, o estúdio optou por vender A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas para a plataforma de streaming. E assim como o filme das caçadoras de demônios, esse longa foi sucesso de crítica e rendeu muitos assinantes para o ‘N vermelho’. Produzida pelo mesmo time de Homem-Aranha no Aranhaverso, essa aventura acompanha uma adolescente que sonha em fazer cinema para trabalhar com animações. Muito amada pela família, a menina já está deixando saudades antes mesmo de ir embora. Então, num ato desesperado por atenção, o pai decide levar a filha para a faculdade de carro, em vez de comprar uma passagem de avião para ela. Dessa forma, eles teriam um último momento juntos. O problema é que essa viagem reserva a eles muito mais do que o climão de ter uma filha emburrada pela ação do pai Na verdade, eles vão enfrentar um verdadeiro apocalipse pela estrada, já que a revolta das máquinas acontece, levando eles a buscarem formas de sobreviverem a esses robôs assassinos em ambientes desconhecidos. É uma aventura divertidíssima sobre família e amadurecimento.

Onde assistir: Netflix.
author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS