As produções distópicas sempre tiveram um apreço considerável por parte do público – seja por apresentarem narrativas instigantes ou por fornecerem uma mensagem de alerta à sociedade.
Tanto no cinema quanto na televisão e na literatura, enredos do gênero são focados em mundos dominados pelo autoritarismo, pela egolatria e pela disparidade social em seu ápice, em que um governo ou um grupo de pessoas incitam a opressão contra aqueles que não podem fazer nada (ao menos até um símbolo de resistência aparecer).
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com cinco ótimos longas-metragens distópicos para você conferir nas plataformas de streaming.
Veja abaixo as nossas escolhas:
BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES (1982)
Onde assistir: Prime Video
Poucos filmes são tão icônicos e importantes para a história do cinema quanto ‘Blade Runner: O Caçador de Androides’ – e, até hoje, é quase impossível que alguém o desconheça, ainda que nunca o tenha assistido.
Dirigido por Ridley Scott e baseado no romance ‘Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?’, de Philip K. Dick, a história é ambientada no século XXI, em 2019, em que uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e equiparado em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
GATTACA – A EXPERIÊNCIA GENÉTICA (1997)
Onde assistir: Prime Video
‘Gattaca – A Experiência Genética’ é um dos melhores sci-fi distópicos dos anos 1990 e, até hoje, parece não ter o reconhecimento que merecia. Estrelado por Ethan Hawke e Uma Thurman, o longa apresenta uma sociedade em que os novos infantes são geneticamente modificados para terem as melhores características de seus pais – um retrato da biogenética em seu estado mais puro de pessimismo.
A trama acompanha Vincent Freeman, que sempre sonhou em viajar para o espaço, mas que nunca pôde por ser considerado geneticamente inferior. Ele decide desafiar seu destino comprando os genes de outro homem e assumindo a sua identidade. Freeman entra para o programa espacial Gattaca – mas uma investigação mortal pode colocar seus planos em xeque.
FILHOS DA ESPERANÇA (2006)
Onde assistir: Prime Video
Alfonso Cuarón é conhecido por diversos filmes extremamente aclamados pela crítica especializada e pelo público, incluindo ‘Gravidade’, ‘Roma’ e ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’. Mas um de seus títulos mais conhecidos e aplaudidos é, sem sobra de dúvida, o thriller de ação sci-fi ‘Filhos da Esperança’, lançado em 2006.
A trama é ambientada em futuro distópico em que as mulheres, por algum motivo desconhecido, não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.
V DE VINGANÇA (2006)
Onde assistir: HBO Max, Prime Video
Dirigido por James McTeigue em sua estreia no circuito de longas-metragens, ‘V de Vingança’ é um dos filmes mais adorados dos anos 2000 – principalmente pelas reflexões políticas que promove. Elogiado pela crítica especializada, a produção trouxe nomes como Hugo Weaving e Natalie Portman ao elenco e se consagrou como um grande marco na cultura popular, ainda mais entre os grupos anti-establishment.
O filme, baseado na HQ escrita por Alan Moore em 1982, mostra a Inglaterra sob o controle de um regime tirânico. Nela, as pessoas são vigiadas constantemente pelo Estado no estilo de 1984, de George Orwell. Neste cenário de opressão surge o codinome V. Vestido com uma capa e máscara ele enfrenta o sistema com táticas de guerrilha terrorista e representa a única esperança de liberdade contra o fascismo que impera.
JOGOS VORAZES (2012)
Onde assistir: HBO Max, Prime Video, Netflix
É claro que não poderíamos deixar ‘Jogos Vorazes’ de fora da nossa lista. O primeiro capítulo da saga cinematográfica, lançado em 2012, foi baseado no romance homônimo de Suzanne Collins e, de fato, serviu como um divisor de águas no gênero distópico jovem-adulto.
A trama é ambientada em Panem, um território fictício que surgiu após uma sangrenta guerra civil e que é dividido entre 12 Distritos e uma Capital – esta sendo o lugar onde os vitoriosos da guerra moram e desfrutam de todos os luxos possíveis. Como forma de penitência por terem perdido a batalha, os Distritos são obrigados a entregarem dois tributos (um masculino e um feminino) para competirem nos Jogos Vorazes – um “espetáculo” do qual pode existir apenas um sobrevivente. E é a partir daí que acompanhamos a saga de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), uma habitante do Distrito 12 que se oferece como tributo para salvar a irmã e dar início a uma revolução contra a Capital e contra o impiedoso Presidente Snow (Donald Sutherland).