Neste fim de semana, o CinePOP traz cinco dicas de produções, sejam séries ou filmes, que trazem histórias de vingança impulsionadas pela violência extrema e tramas instigantes. Dessa vez, nossas indicações são praticamente todas de conteúdos nacionais, com exceção de uma, porque está havendo um movimento menor nas redes de menosprezar o cinema nacional, o que é terrível, principalmente neste momento de baixa em que as produções buscam uma retomada pós-pandemia. Confira!
As produção estão disponíveis no Star+ ou na Netflix. O streaming de cada uma está indicado logo abaixo do respectivo texto.
Impuros
A quarta temporada acabou de chegar ao Star+ e consegue fazer algo não muito comum para as séries policiais, que é manter o altíssimo nível de qualidade estabelecido na primeira temporada. A produção acompanha a jornada de Evandro, um morador do Morro do Dendê, no Rio de Janeiro dos anos 90, que vê seu irmão ser assassinado e decide entrar para o mundo do tráfico de drogas. Sua vida muda drasticamente e ele passa a viver um jogo de gato e rato com um policial, que não vai parar enquanto prendê-lo. É a pedida ideal para quem quer maratonar uma série com a nata do audiovisual brasileiro. Cada episódio dura entre 40 minutos e uma hora.
Onde assistir: Star+
Clássico imortal do cinema brasileiro, Cidade de Deus é uma aula de direção cinematográfica reconhecida internacionalmente. A trama acompanha os caminhos de vários personagens na origem da comunidade da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que eventualmente se encontram em meio a um pesado conflito armado pelo crime organizado. O jovem Buscapé é um morador comum que sonha em ser fotógrafo e perder a virgindade. Já o terrível Zé Pequeno é o bandido mais famoso da região, que demonstrava sinais de psicopatia desde a infância. E contra o Zé está o Mané Galinha, que passou pelo exército, mas foi dispensado e sofreu para encontrar melhores oportunidades. Então, após um evento traumático, ele se une aos rivais de Zé para enfrentá-lo em um duelo até a morte, mesmo que isso leve anos para acabar. É o filme responsável por popularizar o “Favela Movie” pelo mundo.
Onde assistir: Netflix
Assassímio
Inspirado nos quadrinhos da Marvel, essa animação para adultos acompanha a história de um assassino por aluguel que é perseguido e deixado para morrer nas montanhas nevadas do Japão. Só que ele acaba sendo acolhido por um bando de Macacos-Japoneses, que o ajudam a se recuperar. Então, mercenários vão atrás dele e abrem fogo contra o rapaz e o bando. Porém, um macaco sobrevive e jura vingança por seu povo. Agora, o símio, que não fala a língua humana, mas tem exímia habilidade no manejo de armas, vai reunir um arsenal para perseguir o grupo criminoso que dizimou sua família. É mais ou menos como se o Deadpool fosse um macaco. É uma série repleta de violência e bom humor.
Onde assistir: Star+
Tropa de Elite
Fenômeno dos cinemas brasileiros, Tropa de Elite é o filme nacional favorito de 80% dos pais deste país, e provavelmente de muitos jovens também. Isso porque, apesar de seu conteúdo trazer cenas de muita tensão e violência explícita, o longa emplacou uma série de bordões que furaram a bolha do cinema e viralizaram como memes. O filme se passa no Rio de Janeiro, em 1997, a meses da visita do Papa João Paulo II, que ficará hospedado no Morro do Turano, que é dominado pelo tráfico. Então, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, recebe a missão de “pacificar” o morro antes da chegada do líder católico. Paralelamente a isso, o Capitão Nascimento vai ser pai e precisa escolher seu substituto antes de se aposentar.
Onde assistir: Netflix
O Lobo Atrás da Porta
Inspirado no caso real da Fera da Penha, esse filme é um suspense de primeira sobre o súbito desaparecimento de uma criança de quatro anos. Seus pais foram até a polícia buscar ajuda e caíram na investigação de um delegado que decide interrogar o pai e a mãe separadamente para descobrir possíveis pistas. Nisso, ele toma conhecimento de uma amante do pai que passa a ser considerada suspeita. A partir daí, ele encontra uma série de inconsistências nos depoimentos e vai atrás de pistas para descobrir quem está falando a verdade e quem é o ou a responsável pelo sumiço da criança. É um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, trabalhando o suspense como poucos e embalado por uma atuação monstruosa de Leandra Leal.