Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, O Quarto ao Lado foi a grande atração deste Festival do Rio. Com uma porção de sessões, o primeiro filme em inglês de Pedro Almodóvar despertou a curiosidade das pessoas para entender o sucesso do longa que desbancou o já querido Ainda Estou Aqui, de Walter Salles e Fernanda Torres em Veneza.
Ao longo do Festival do Rio, todas as sessões tiveram ingressos esgotados, mas, por conta da reserva de ingressos para convidados e desistências de última hora, praticamente todo mundo que esperou nas filas conseguiu entrar e assistir o novo longa do diretor espanhol.
Para quem não conseguiu tirar um tempinho para assistir, fica aqui uma boa notícia. O filme fará sua ‘saideira’ neste sábado (12), no Estação Net Gávea, às 19h30. A sessão provavelmente já está esgotada, mas vale a pena arriscar pegar a fila ‘das sobras’. Já quem não quiser aguardar para correr o risco, o filme chegará ao circuito comercial brasileiro daqui a duas semanas, no dia 24 de outubro.
Inspirado no livro O Que Você Está Enfrentando, de Sigrid Nunez, o filme conta a história de duas amigas. Ingrid é uma escritora de sucesso que está de volta aos EUA, após uma grande temporada ‘descobrindo a Europa’ na Cidade Luz. O problema é que essa vida de foco nas ideias acabou afastando a moça de suas amizades. Então, na fila de autógrafos de seu novo livro, ela descobre que Martha, uma velha amiga, está enfrentando um câncer terminal na coluna, e decide visitá-la no hospital.
No hospital, ela vê que Martha, uma velha jornalista de guerra, está sofrendo e sem o vigor que sempre a marcou nos anos de glória. Conversa vai, conversa vem, elas reatam a amizade intensa de outros tempos, fazendo valer esses momentos finais. No entanto, Ingrid, que morre de medo da morte, se vê diante de uma proposta simplesmente aterrorizante.
Martha recebe a notícia que seu tratamento não funcionará por muito mais tempo e decide agir. Ela compra uma pílula de eutanásia, aluga uma belíssima casa no campo, onde planeja tomar o comprimido e dar adeus ao mundo. Porém, para isso, ela precisa que alguém esteja com ela no quarto ao lado. Afinal, por mais que já tenha aceitado a morte, deixar a vida é um processo assustador e pode ficar mais fácil se tiver alguém ao seu lado. Por mais que relute no princípio, Ingrid aceita e embarca nessa instigante e engraçada viagem que deve terminar em um suicídio assistido.
Para quem já está acostumado aos filmes de Almodóvar, o filme segue todas as características padrões do diretor. Para quem nunca viu, O Quarto Ao Lado é uma ótima porta de entrada para conhecer seu trabalho. Falando nisso, Juliane Moore e Tilda Swinton, como de costume, estão espetaculares.
Então, para quem não souber o que assistir e tiver um tempo sobrando, vale a pena correr para o Estação Net Gávea e tentar pegar a sessão das 19h30 neste sábado.