Mais de quatorze meses se passaram desde o início da quarentena no Brasil. De lá para cá, todos nós vivemos altos e baixos com as notícias do mundo e as múltiplas formas com que tudo que está acontecendo anda impactando nossa vida. A ameaça invisível, a demora na vacinação, o desemprego, a fome, as relações desfeitas, as brigas, as angústias, os medos, a sobrecarga de trabalho, as aulas virtuais, o racismo, a distância dos amigos, a inflação, o auxílio que de emergencial não tem nada. Tá muito puxado!
Tudo isso, de maneira direta ou indireta, está refletindo nas formas como estamos interagindo com as pessoas, com o que comemos, com como nos sentimos. Alguns ganharam peso, outros, perderam; uns estão dormindo demais, enquanto outros andam tendo muita dificuldade para desligar. Esses sintomas são as diversas formas com que a ansiedade se manifesta na gente, e é preciso frearmos esse turbilhão vertiginoso que nos suga para baixo antes que não consigamos mais sair sozinhos. Pensando em você, que anda sofrendo de ansiedade, fizemos essa matéria com uma dica imperdível na Netflix: a série ‘Headspace – Meditação Guiada’.
Em oito episódios curtinhos, de mais ou menos vinte minutos cada, você é conduzido a mergulhar no seu próprio eu em uma jornada calma e segura. Andy Puddicombe é o narrador dos episódios (mas você pode colocar dublado em português se preferir, pois funciona muito bem também na voz cadenciada de Marcio Araújo), e são as experiências dele como ex-monge budista que delineiam os episódios. Andy entendeu que nem todo mundo pode, quer ou tem condição de largar tudo na vida e se refugiar no Tibet para se reconectar consigo mesmo, então, ele criou essa série animada para a Netflix de modo a ajudar você, espectador, que não consegue desacelerar com as demandas do mundo moderno.
Por ser uma série de meditação, a melhor dica é: não maratone os episódios. O gostoso é ir vendo um por dia, com calma, absorvendo as orientações específicas de cada capítulo e tentar absorvê-las na sua vida. Claro, é preciso assistir a ‘Headspace – Meditação Guiada’ de coração aberto, querendo sentir os benefícios de se libertar das angústias diárias em prol de uma melhor qualidade de vida. Assim, você pode assistir à série durante o dia ou mesmo antes de dormir, como achar que funciona melhor no seu estilo de vida. Pode ser deitado, sentado, com as pernas cruzadas ou simplesmente ouvir a série, como a um podcast. O importante é, durante o episódio, fazer o esforço de deixar de lado todos os pontos de angústia que empurram o seu peito para baixo. E, mesmo que você se distraia, tente voltar a se concentrar em não fazer absolutamente nada por vinte minutos por dia.
As imagens ilustrativas animadas são carismáticas e passam sensação de bem-estar, colaborando para ambientar o espectador em um ambiente de paz e tranquilidade. As cores, o som limpo, tudo na produção te embala em um ritmo mais devagar, para que, aos poucos, você consiga voltar à sua essência, ao controle da sua vida e do seu próprio eu.
Se você não tem tempo ou dinheiro para terapia, assistiu a ‘Depois a Louca Sou Eu’ e se identificou, então ‘Headspace – Meditação Guiada’ é uma série que irá te fazer bem. E, se você gostar, a boa notícia é que a segunda temporada, intitulada ‘Headspace – Guia Para Dormir Melhor’, já está disponível também na Netflix, então, terminada uma, você pode pular para a outra, sempre respeitando um capítulo por dia de modo a conseguir atingir melhor equilíbrio no intervalo de duas semanas. E, se precisar de mais, ‘Headspace’ também é um aplicativo, que você pode baixar e usar como guia para o seu dia a dia.
Esperamos que você fique bem.