Grande lançamento original da Netflix desse mês de novembro, o Frankenstein de Guillermo del Toro se consolidou como um sucesso da plataforma e promete brigar firme na temporada de premiações. Com uma atuação elogiadíssima de Jacob Elordi como a criatura, o longa conta também com o famoso cuidado do diretor na hora de criar mundos mágicos, fascinantes e sombrios.

E quem conhece os trabalho de del Toro, sabe que esse padrão de excelência estética é marca registrada do diretor. Por isso, o CinePOP separou algumas produções de Guillermo del Toro que estão disponíveis na Netflix, caso você queira rever suas obras ou descobrir um pouco mais de seu trabalho. Confira!
Pinóquio
Lançado no finalzinho de 2022, o Pinóquio de del Toro já nasceu clássico. Sua releitura do clássico infantil trouxe uma série de camadas profundas sobre o conto do criador de brinquedos que faz um boneco de madeira e deseja a uma estrela que ele ganhe vida. Na versão do Guillermo, a história é contada por meio de um stop-motion belíssimo e passa a ser situada no contexto do regime fascista italiano. Mais do que isso, ele traz essa inocência infantil ao boneco, ávido por descobrir o mundo e se entender enquanto indivíduo, em contraponto ao luto e desilusão do próprio Gepeto, que perdeu o filho da Primeira Guerra Mundial e se afundou no alcoolismo. É uma fantasia belíssima que atende a públicos de todas as idades, mesmo que seja melhor compreendida por um público mais adulto.
Círculo de Fogo
Mostrando a versatilidade do diretor enquanto artista, Círculo de Fogo é um dos filmes de ação com mais personalidade e esmero deste século. Inspirado nos grandes filmes japoneses de Kaijus, os monstros gigantes do cinema, esse longa se passa em um futuro próximo, no qual os governos do mundo passaram a ser assombrados por ataques de monstros gigantes que chegam à Terra por meio de uma fenda no Oceano Pacífico. Para tentar deter essas criaturas, eles se uniram para construírem robôs de tecnologia avançada que, controlados por pilotos especializados, são a última barreira entre os monstrões e as principais capitais do mundo. Com o passar dos anos, o programa foi encerrado e os pilotos foram aposentados. Porém, agora, os maiores Kaijus de todos os tempos estão aparecendo, cabendo ao governo reativar o programa de forma emergencial, trazendo diferentes gerações de pilotos e robôs para uma missão final. É simplesmente sensacional e conta com uma das trilhas sonoras originais mais badass deste século.
O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro