terça-feira, abril 30, 2024

Dica | O que assistir para ter a melhor experiência com “Air: A História por trás do Logo”?

A grande estreia da semana é, sem dúvida alguma, a animação Super Mario Bros. O Filme. Não só por ser um desejo antigo dos fãs de um dos jogos de videogame mais famosos de todos os tempos, mas também por ser feito em parceria com a Illumination Entertainment, responsável por alguns dos filmes animados mais populares da última década. Porém, a quinta (6) marca a estreia de um filmaço que tem tudo para fazer sucesso com o público em geral, mas principalmente com os fãs de basquete. O nome do filme é Air: A História por trás do Logo, um drama empresarial que conta a história da difícil missão da Nike ao tentar fechar parceria com Michael Jordan, o maior de todos os tempos dentro das quadras.

Estrelado por Matt Damon e dirigido por Ben Affleck, o filme é simplesmente fantástico ao contar uma história que poucos imaginavam, que é a Nike tendo que suar, praticamente implorar, para conseguir convencer um atleta a fechar patrocínio com sua marca. E como a trama é ambientada na década de 1980, traz todo aquele clima retrô que faz tanto sucesso dentre o público nos dias de hoje. E, claro, por ser um filme que gira em torno do maior jogador de basquete de todos os tempos, o mundo da NBA, que ainda se consolidava como uma liga esportiva popular nos EUA, é bastante presente ao longo da trama.

Apesar dessa onipresença esportiva que marca a ambientação desse drama motivacional, o filme é essencialmente uma história do meio empresarial. Nos últimos anos, esse tipo de longa tem conseguido bastante espaço no cinema norte-americano, com produções de qualidade indiscutível, mostrando ao público – vez ou outra de forma bem didática – conceitos bastante complexos desse meio. Air consegue dar uma equilibrada boa, sem apelar para termos técnicos e sem esquecer sua verdadeira estrela: Michael Jordan, fazendo desse filme um tipo de conto de fadas empresarial/ esportivo inspirado em uma história real.

Por se tratar de uma história inspirada em um caso real, é bem provável que os fãs do lendário Camisa 23 identifiquem e se divirtam bastante com diversos momentos do filme. No entanto, caso você não seja exatamente um fã de basquete ou apenas queira saber mais sobre o desenrolar dos eventos retratados em tela, recomendamos que assista a uma série documental que fez bastante sucesso durante os primeiros meses da pandemia: Arremesso Final, que está disponível na Netflix.

A produção usa 10 episódios para desenvolver e retratar com maestria a carreira cheia de lances brilhantes e polêmicas fora das quadras do astro Michael Jordan. E por ser uma produção da ESPN, o acervo utilizado é simplesmente fascinante, com imagens de arquivo de tirar o fôlego, entrevistas da época e novas entrevistas feitas pouco antes da Covid-19 tomar o mundo. E eles não poupam nenhuma das polêmicas, sempre trazendo comentários do próprio MJ e de pessoas da mídia, atletas, influenciadores e parentes, que viveram ou foram afetados por tais momentos, para comentar essas situações.

A série é simplesmente perfeita e vale cada segundo dedicado a ela. Só que sabemos que tempo não é exatamente algo que todos têm à disposição para curtir uma produção com 10 capítulos. Então, caso você queira chegar ao filme mais inteirado do assunto ou saia dele querendo saber mais da história de criação e do impacto econômico-cultural-esportivo que o Air Jordan 1 teve na sociedade norte-americana, vale a pena conferir o episódio 5 da série.

Não deixe de assistir:

Ele é todo dedicado a explicar e tentar entender como o acordo com a Nike e a criação do Air Jordan ajudaram a consolidar a “marca” Michael Jordan, que precisava ter um desempenho sobrenatural dentro das quadras para fazer valer um dos acordos esportivos mais arriscados de todos os tempos e que, como sabemos hoje, deu mais certo do que o mais otimista empresário poderia sonhar. A direção aborda a importância da parceria entre Michael e o lendário cineasta Spike Lee para transformar o tênis em um ícone atemporal da moda e do esporte, derrubando a rival Adidas, que monopolizava o mercado.

Obviamente, sua experiência com o filme não depende de assistir outras produções, mas se a história te cativar, vale a pena conferir com carinho a série da Netflix sobre um dos maiores fenômenos esportivos-publicitários de todos os tempos.

Air: A História por trás do Logo estreia no dia 6 de abril de 2023; Já Arremesso Final está disponível no catálogo da Netflix.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS