InícioDestaqueDica | Onde assistir os filmes do 'Quarteto Fantástico'?

Dica | Onde assistir os filmes do ‘Quarteto Fantástico’?


Os fãs da Marvel estão entrando na semana mais aguardada do ano. Isso porque Quarteto Fantástico: Primeiros Passos chega aos cinemas nesta quinta-feira (24), prometendo trazer o filme mais ‘quadrinhos’ de todo o Universo Cinematográfico Marvel até o momento.

Com a proposta de ser ambientado em um universo alternativo, que traz uma estética retrofuturista, o longa se passa em uma década de 1960 (a mesma em que os personagens foram criados nas HQs) extremamente tecnológica e otimista. Nesse mundo, o Quarteto Fantástico é a família mais popular e influente. Porém, os heróis terão seu valor posto à prova quando o terrível Galactus chegar à Terra prontinho para almoçar o planeta.

Divulgação: 20th Century Studios/Marvel Studios. © 2025 20th Century Studios / © and ™ 2025 MARVEL.

Por se tratar de um filme que começa em um universo novo, não há necessidade de assistir nenhuma outra produção do MCU para entender essa aqui, o que é raríssimo no que tange o Universo Cinematográfico Marvel. Ainda assim, esse longa não é a primeira adaptação da Superfamília da Marvel nos cinemas. Na verdade, os filmes que vieram antes sofreram bastante com a crítica.



De qualquer forma, é muito comum que esse filme desperte no público a curiosidade para ver como o grupo foi tratado nas versões anteriores. Pensando nisso, o CinePOP foi atrás dos streamings para listar onde você poderá encontrar esses filmes. Confira!

Quarteto Fantástico

Uma bomba mais radioativa que a poeira cósmica que deu poderes ao grupo: assim pode ser definido o primeiro filme do Quarteto Fantástico. Não lançado em 1994, esse longa é uma desgraça. Na época, a Constantin Film, produtora alemã, estava com um problema nas mãos. Eles haviam adquirido os direitos de adaptação para os cinemas do Quarteto Fantástico durante os anos 80, só que não conseguiram fazer um filme que se aproximasse da qualidade da série do Hulk, por exemplo, que era um fenômeno na época.

Com isso, eles estavam prestes a perder os direitos, que voltariam para a Marvel, então decidiram fazer um filme com orçamento máximo de 1 milhão de dólares apenas para garantir os direitos de adaptação por mais algum tempo. O resultado foi um filme com efeitos e uniformes sofríveis, vide o Coisa bonecão e os pijamas estilo paródia pornô, que jamais foi lançado. O filme foi feito propositalmente ruim, porque se o longa não chegasse aos cinemas, economizariam nos impostos, mas como teria sido feito, os direitos permaneceriam com a produtora. Infelizmente, algum desalmado conseguiu distribuir cópias piratas do filme, que se popularizaram pela internet nos últimos 30 anos. Houve um tempo em que somente em fóruns dava para encontrar essas cópias. No entanto, atualmente, ela está disponível legendada no YouTube.

A trama é aquela imutável. Reed Richards e Victor Von Doom eram amigos de infância que se separaram. Anos mais tarde, Reed vira cientista e leva sua família e amigos para uma missão no espaço. Entretanto, um vilão conhecido como O Joalheiro substitui um diamante que seria responsável por proteger a tripulação de raios cósmicos por uma bijuteria. No espaço, a nave é atingida pela radiação, que altera o DNA de Reed e seus amigos.

De volta à Terra, os quatro descobrem poderes fantásticos, mas são capturados pelos capangas do Doutor Destino, o misterioso monarca da Latvéria. Destino se uniu ao Joalheiro para acabar com o grupo, que vai enfrentá-lo até descobrir sua real identidade: o antigo amigo de Reed. Há relatos de que Stan Lee fez diversas visitas ao set, onde sentiu um desgosto terrível, entrando em conflito com a equipe criativa diversas vezes. Enfim, é super compreensível que tenham optado por não lançar essa bomba.

Onde assistir: YouTube.

Quarteto Fantástico

Lançado em 2005, o Quarteto Fantástico veio com produção da falecida Fox e fez sucesso junto a criançada da época. A ideia era surfar na onda dos heróis Marvel, que viviam uma boa fase nas telonas com franquias como Homem-Aranha, X-Men e Blade. Com a proposta de ser uma aventura 100% família, o longa apostou em um elenco que vinha majoritariamente de comédias ou produções infantis, tanto que o primeiro diretor trazido para o projeto foi Raja Gasnell, que desistiu dessa aventura para dirigir Scooby-Doo: O Filme (2002), fazendo a produção sofrer um atraso. Com isso, foi trazido Tim Story, que havia comandado o divertido Táxi (2004), que surpreendeu os acionistas da Fox.

O filme conta a história de um grupo de cientistas que vai ao espaço em uma missão bancada pelo CEO da Von Doom Industries. Nessa missão é apresentado todo o núcleo de heróis e vilões. Victor Von Doom é o CEO da empresa, amigo de faculdade de Reed Richards e Ben Grimm, e atual namorado de Sue Storm. Sue é ex-namorada de Reed e irmã de Johnny Storm. Os cinco viajam para o espaço, onde fazem estudos em uma estação espacial que acaba atingida por uma nuvem de radiação cósmica. Cada membro é atingido em diferentes níveis pela radiação, que altera o DNA deles.

De volta à Terra, Victor se afasta e começa a se converter em um vilão quando percebe que Reed está ‘roubando sua vida’ e que seu rosto foi destruído pela radiação. Enquanto isso, Reed e os outros membros começam a se aproximar conforme estudam seus poderes. Sob publicidade de Johnny, que acha um barato toda aquela situação, eles viram celebridades em Nova York. O problema mesmo é com Ben, que vira um monstro de pedra e vê sua família o abandonar.

O filme recebeu críticas mistas, mas foi muito bem recebido pelo público, que compareceu em peso aos cinemas, rendendo uma bilheteria digna de mais de 300 milhões de dólares, o que garantiu a ele uma sequência. O interessante é que esse longa vem passando por um revisionismo de parte da crítica, que agora elogia a inocência dos personagens e o humor mais bobão que foi tão massacrado na época.

Onde assistir: Disney+.

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

Adaptando o arco do casamento de Sue e Reed, e a vinda de Galactus, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado chegou aos cinemas em 2007 com grande expectativa do público e uma certa má vontade da crítica. A trama começa com o casamento dos super-heróis, que aproveitam a fama para conseguirem avançar com suas pesquisas científicas. Porém, o evento mais badalado do ano acaba interrompido pelo ataque do Surfista Prateado, um alienígena misterioso que está causando apagões e fazendo crateras ao redor do mundo.

Chamando atenção do exército dos EUA, o Surfista passa a ser alvo do Quarteto Fantástico, que tenta estudar suas ações para prever o que ele fará a seguir. Isso dá início a uma aventura pelo mundo, enquanto Johnny sofre com uma instabilidade em seus poderes. Após entrar em contato com o Surfista, ele passou a absorver e trocar de habilidades com quem ele encostasse, causando muitas confusões. Paralelamente a isso, o Doutor Destino consegue falar com o Surfista Prateado, descobrindo seu papel de preparar o planeta para ser consumido por Galactus. O problema é que ele usa isso para dar um golpe no exército americano em uma tentativa de conseguir sua vingança contra Reed.

No fim das contas, o Surfista muda de lado e tenta impedir a vinda de Galactus, que é retratado de uma forma “cientificamente correta”. Ou seja, é uma nuvem de poeira cósmica. O problema é que esse tanto de vilões não foi bem aceito pelo público, sem contar que a história ficou inchada e enfadonha. Nem mesmo o carisma de Ben e Johnny foi capaz de salvar. Além disso, os fãs de quadrinhos ficaram ultrajados com o Galactus de Poeira, fazendo do filme uma piada no meio.

Ainda assim, ele conseguiu uma bilheteria honesta de 300 milhões de dólares, que não foi o bastante para que a Fox aprovasse uma terceira aventura da família, dando fim a passagem deles pelas telonas.

Onde assistir: Disney+.

Quarteto Fantástico

Oito anos depois, o meio dos super-heróis vivia uma nova era. Com a consolidação do Universo Cinematográfico Marvel, era inaugurada a década dos universos compartilhados nas telonas. A Marvel/ Disney tinha o MCU, a DC/ Warner construía seu DCEU. Enquanto isso, a Fox havia reiniciado sua franquia dos X-Men e queria fazer seu próprio Universo Marvel. Com isso, veio a ideia de fazer um Quarteto Fantástico ambientado neste universo para que as franquias pudessem se cruzar em algum momento.

O problema é que os próprios filmes dos X-Men estavam longe da unanimidade. Nessa época, houve também um desejo de fazer filmes de heróis para maiores de 18 anos. Com isso, foi escrito um filme com ampla influência da ficção científica sobre Reed e Ben, dois jovens cientistas que trabalhavam em um portal de teletransporte. Contratados pela Fundação Baxter, eles se unem a Victor Von Doom e os irmãos Sue e Johnny Storm para criarem um portal quântico.

Com o sucesso da máquina, os jovens esperam ser escolhidos para a exploração dessa nova dimensão, mas são afastados do projeto. Então, eles invadem o laboratório e decidem explorar esse local sozinhos. As coisas saem errado e eles acabam explodindo a máquina, que altera o DNA do grupo, dando a cada um diferentes poderes. Quem se dá pior é Victor, que ficou preso nesse outro planeta e teve seu corpo fundido ao traje. Os anos se passam, o Quarteto vira alvo de estudo do governo, que passa a usá-los em missões especiais. Quando eles conseguem reconstruir o portal, encontram Victor, que é trazido de volta para a Terra, onde dá início ao seu plano de absorver a Terra para ser o comandante soberano.

O filme é patético. A ideia inicial do diretor Josh Trank foi completamente descaracterizada pelo estúdio, que interferiu bruscamente no projeto, alterando cerca de 2/3 do longa. O resultado foi uma quimera em forma de filme, que é apenas chato e vergonhoso. Ele não diverte, não fascina e nem surpreende. E a bilheteria foi um reflexo disso. É uma tragédia total que acabou enterrando qualquer chance do Quarteto voltar a ganhar uma franquia pela Fox.

Onde assistir: Disney+.

Agora, o Quarteto ganha sua nova chance no MCU. Nós já vimos meia hora do filme, que trouxe momentos extremamente fiéis aos quadrinhos e um visual espetacular.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas em 24 de julho de 2025.

Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS