O Agente Secreto está em alta. Após a vitória no Globo de Ouro e as quatro indicações ao Oscar, incluindo nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator, o longa de Kleber Mendonça Filho entrou nas principais rodas de debate sobre cinema no mundo. Isso é um reflexo da fase dourada que o cinema nacional vem experimentando no cenário internacional nos últimos anos.

Mas nem só de O Agente Secreto, que está em cartaz nos cinemas de todo o país, vive o cinema nacional. Nesta última temporada, tivemos filmes espetaculares no circuito nacional, que merecem sua atenção e já estão disponíveis nos streamings. Pensando nisso, o CinePOP listou cinco deles e onde você pode assisti-los. Confira!
O Último Azul

Vencedor do Urso de Prata em Berlim, O Último Azul é uma ficção científica muito atual, que traz a tão falada reflexão sobre o etarismo de uma forma psicodélica e progressista, sem olhar diretamente pela ótica da “serventia” a um sistema capitalista, olhando para os membros da terceira idade como seres humanos, não como peças sem função na sociedade. Ambientada em um Brasil futurista, que envia seus idosos para asilos a partir de uma certa idade, essa aventura acompanha uma idosa que se recusa a ir pra esse centro de descarte e escapa das autoridades para tentar realizar seu sonho de voar de avião. Porém, para fazer isso, ela vai precisar da ajuda de um barqueiro suspeito que a levará pelo rio até um lugar onde ela supostamente poderá realizar seu sonho. É um dos filmes mais diferentes e interessantes de 2025.
Onde assistir: Netflix.
Manas

Apesar de toda a polêmica envolvendo a escolha do representante brasileiro no Oscar, que acabou trazendo grande má vontade do público para esse filme – que por muito pouco não foi indicado no lugar de O Agente Secreto –, Manas é um filme espetacular e importantíssimo. Sua trajetória internacional vem sendo muito acima da média, com mais de 40 prêmios conquistados e uma indicação ao Goya, o “Oscar da Espanha”. O longa é ambientado em uma comunidade ribeirinha da Ilha de Marajó, onde Marcielle, uma menina de 13 anos vive com a família. Ela cresce ouvindo que sua meta de vida tem que ser “arrumar um homem bom” dentre as embarcações que passam pelo rio. Porém, ela logo percebe que esse sistema visto como “ideal” para seu futuro é marcado pela exploração sexual infantil na região e até mesmo por casos incestuosos. É um filme pesadíssimo que se inspira em casos reais colhidos na região. Um verdadeiro soco no estômago por mostrar uma realidade assustadora que acontece até os dias de hoje.
Onde assistir: Telecine.
Kasa Branca

Kasa Branca é uma comédia dramática sensacional. Premiadíssimo no circuito nacional, o filme é ambientado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, onde um jovem rapaz vive com sua avozinha, que sofre com o Mal de Alzheimer. Passando dificuldades financeiras, o jovem se desdobra para conseguir pagar o aluguel, alimentá-la e mantê-la bem. No entanto, sua vida vira de ponta-cabeça quando a idosa recebe um diagnóstico aterrador: ela entrou no estágio terminal da doença. Disposto a aproveitar os últimos dias com sua vovó, o rapaz junta seus dois melhores amigos para curtirem ao máximo com a idosa. É um filmaço que retrata de forma incrível essa realidade muitas vezes esquecidas das pessoas fora das capitais.
Onde assistir: Telecine.
Os Enforcados

Vencedor do prêmio Global Filmmaking Award no Festival de Sundance, por conta de seu roteiro afiado, Os Enforcados é mais um suspense nacional espetacular com Leandra Leal. Na trama, ela dá vida a Regina, a esposa de Valerio (Irandhir Santos), com quem leva uma vida tranquila na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Só que essa linda história de amor sofre uma reviravolta daquelas quando o pai de Valerio, um dos maiores bandidos do Rio, morre. Diante desse cenário, eles tentam desvincular sua família do mundo do crime, o que deixa o tio do rapaz enlouquecido. Ele quer que o filho assuma os negócios do pai, enquanto Regina quer que eles pulem fora desse ramo. Porém, o casal logo percebe que suas despesas são pagas com o apoio dessa verba do crime. Então, eles decidem resolver esses dois problemas de uma só vez: matando o tio de de Valerio e revendendo o esquema criminoso da família para quem quiser seguir pelo rumo da bandidagem. Só que, claro, nada sairá como o esperado. É um daqueles filmes que quem assistir pela primeira vai se perguntar: “por que eu não vi isso no cinema???”. É fantástico!
Onde assistir: Telecine.
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Inspirado nos personagens de Mauricio de Sousa, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é a pedida perfeita para quem busca um filme nacional para ver com a molecada. Dirigido por Fernando Fraiha (Choque de Cultura) e escrito por Raul Chequer (o Maurilio de Choque de Cultura) e Elena Altheman (Irmão do Jorel), o filme mostra o dia a dia na roça do pequeno Chico Bento, um menino travesso e otimista que ama sua vida rural. O problema é que ele é apaixonado pelas goiabas que ele rouba da goiabeira do Nhô Lau, que não aguenta mais ser alvo das traquinagens do Chico. Então, ele recebe uma proposta de “progresso”: a chegada do asfalto à cidade. Para isso, porém, ele terá de deixar que os empresários derrubem a goiabeira, para desespero de Chico Bento, que começa a bolar planos com seus amiguinhos para impedir a derrubada da árvore. É uma aventura divertidíssima, que usa e abusa da comédia para entreter e encantar crianças e adultos.



