As investigações do terrível acidente no set de filmagens de ‘Rust‘ ainda estão sendo realizadas pelo departamento de polícia do Condado de Santa Fé e novas informações foram divulgadas
Segundo o jornal New York Times, uma declaração juramentada emitida pelo escritório do xerife afirmou que um dos diretores assistente do filme garantiu ao astro Alec Baldwin que a arma entregue em suas mãos estava sem qualquer projétil verdadeiro.
Segundo o documento, ele pegou uma das três armas cenográficas preparadas pela equipe de armeiros, entregou em suas mãos e gritou “arma fria!”- termo usado em Hollywood que denota que o objeto não possui balas verdadeiras dentro de seu cartucho.
Ainda de acordo com a declaração, que foi emitida como parte de um pedido de mandado de busca, o diretor assistente “não sabia que havia balas verdadeiras na arma” quando fez isso.
Nenhuma acusação foi apresentada e a investigação está em andamento.
De acordo com uma reportagem do Los Angeles Times, o incidente ocorreu horas depois de meia dúzia de membros da equipe de filmagem sair do set para protestar contra as condições de trabalho.
Uma fonte disse ao Times que os membros da equipe que protestavam, que faziam parte da Alliance of Theatrical Stage Employees, foram substituídos por profissionais não sindicalizados.
O fatal acidente tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu gravemente o diretor Joel Souza. Após ser levada para hospital da Universidade do Novo México, a profissional não resistiu aos ferimentos, falecendo aos 42 anos.
Horas depois, o astro emitiu um comunicado por meio de sua conta oficial do Twitter, lamentando o ocorrido e se colocando à disposição da família de Hutchins.
Na ocasião, ele disse:
“Não há palavras que possam descrever meu choque e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins: esposa, mãe e uma colega profundamente admirada por nós. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia aconteceu.”
Em outra publicação, ele acrescenta:
“Estou em contato com seu marido, oferecendo todo o meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por ele, pelo filho deles e por todos que conheciam e amavam Halyna.”
Confira:
“Alec Baldwin divulgou um comunicado oficial sobre a morte da cineasta Halyna Hutchins, em quem ele atirou acidentalmente no set de ‘Rust’.”
#AlecBaldwin has released an official statement on the death of cinematographer Halyna Hutchins, who he accidentally shot on the set of #Rust. pic.twitter.com/cn2neaqK9D
— Binge Watch This (@BingeWatchThis_) October 22, 2021
Quem era Halyna Hutchins?
Aos 42 anos de idade, Hutchins trabalhava como diretora de fotografia desde 2012, e de lá para cá acumulou créditos em curtas, produções na TV e em filmes de pequeno alcance.
Ao longo da carreira, esteve por trás das lentes de ‘Archenemy‘ (2020), ‘Blindfire‘ (2020) e ‘The Mad Hatter‘ (2021).
Seu trabalho mais famoso foi ‘A Luv Tale: The Series’, exibida pla BET+ entre 2018 e 2021, e ‘Rust’ seria sua porta de entrada em grandes produções.
Nascida na Ucrânica, Hutchins estudou cinema em Los Angeles e também era formada em jornalismo pela Universidade Nacional de Kiev.
Inclusive ela trabalhou como jornalista investigativa em diversos documentários ao redor da Europa antes de ingressar em produções fictícias.
Em sua última publicação nas redes sociais, a cineasta compartilhou um vídeo andando a cavalo nos bastidores de ‘Rust‘.
Na legenda, ela escreveu:
“Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga.”
View this post on Instagram
Vale lembrar que o roteirista e diretor Joel Souza também foi atingido por Baldwin, mas já recebeu alta do Centro Médico Regional Christus St. Vincent, localizado em Santa Fé, no Novo México.
A informação foi divulgada pela atriz Frances Fisher, que também compõe o elenco.
Em seu perfil do Twitter, ela compartilhou a notícia sobre o tiroteio e disse que o próprio Joel conversou com ela.
Por enquanto, ainda não há muitos detalhes sobre a liberação do diretor, mas é possível que ele dê algumas declarações sobre o ocorrido assim que estiver recuperado do choque.
Confira a publicação de Fisher:
“O diretor Joel Souza me disse que já recebeu alta do hospital.”
Director Joel Souza told me he’s out of hospital.
— Frances Fisher (@Frances_Fisher) October 22, 2021
Através de um comunicado, as autoridades responsáveis pelo caso detalharam o corrido:
“O gabinete do xerife confirma que dois indivíduos foram baleados nas filmagens de Rust. Halyna Hutchins, 42, diretora de fotografia, e Joel Souza, 48, diretor, foram baleados quando uma arma foi disparada por Alec Baldwin, 63, produtor e ator. A Sra. Hutchins foi transportada, de helicóptero, para o Hospital da Universidade do Novo México onde ela foi declarada morta pela equipe médica. O Sr. Souza foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde está fazendo tratamento para seus ferimentos. Esta investigação permanece aberta e ativa. Nenhuma acusação foi registrada em relação a este incidente. As testemunhas continuam a ser entrevistadas por detetives.”
Na trama de ‘Rust‘, Baldwin vive o bandido titular Harland Rust, cujo neto de 13 anos foi condenado por um assassinato acidental. O filme segue a tentativa de ‘Rust‘ de tirar seu neto da prisão.
Os detetives continuam entrevistando testemunhas.
🚨 O ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma durante as gravações do filme ‘Rust’ e a diretora de fotografia Halyna Hutchins acabou sendo atingida. Infelizmente, ela faleceu. O diretor Joel Souza também foi atingido e está hospitalizado. pic.twitter.com/hVCCHz8GvZ
— VHS (@vhscut) October 22, 2021
Imagens mostram Alec Baldwin no Set de filmagem de Rust, onde o ator disparou uma arma cinematográfica que estava carregada e matou a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, e feriu o diretor. Caso lembra O Corvo com Brandon Lee. pic.twitter.com/n3bveC8yqR
— Museu do Cinema (@museudocinema) October 22, 2021