O cineasta brasileiro Karim Aïnouz causou comoção durante a estreia de seu novo filme, ‘Firebrand‘, no prestigioso Festival de Cinema de Cannes, na França.
Após a exibição do filme, Ainouz aproveitou o momento para expressar sua admiração pelo atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e também para exaltar o cinema brasileiro.
O diretor tomou o microfone em mãos e fez agradecimentos em inglês antes de declarar em português: “Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva o Lula e viva a Argélia”.
A plateia reagiu com aplausos e gritos em resposta à fala do diretor.
Diretor brasileiro #KarimAïnouz gritou “viva o Lula” após estreia de seu filme no Festival de Cannes#Firebrand conta com Alicia Vikander e Jude Law e conta a história de Catarina Parr (Vikander), última esposa do rei inglês Henrique VIII (Law).
O filme foi ovacionado por lá. pic.twitter.com/yPUd8g0Fxv
— CinePOP (@cinepop) May 22, 2023
O thriller de época estrelado por Alicia Vikander e Jude Law teve suas primeiras reações divulgadas após ser exibido no Festival de Cannes 2023.
As reações divulgadas até agora são mistas, com um consenso de que a história do filme é confusa, assim como seus personagens.
Confira:
“É um pedaço assistível de história falsa, mas o filme não sabe o que fazer com sua própria heroína, contente em deixá-la nas garras de seu vilão: Henry.” – The Guardian.
“’Firebrand’ é inteligente para reformular Catherine como uma figura importante na mudança da Inglaterra. Isso vai longe demais.” – Variety
“Com uma história complicada e personagens confusos, ‘Firebrand’ é uma decepção de se ver, não importa o quão requintado o filme pareça.” – Collider.
“Resgata uma mulher inspiradora das notas de rodapé da história.” – The Hollywood Reporter.
Baseado no romance histórico best-seller de Elizabeth Fremantle, o filme acompanha os conflitos no casamento de Katherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII.
Karim Aïnouz, nome por trás de ‘Madame Satã’ e ‘A Vida Invisível’ faz sua estreia diretorial em língua inglesa.
Erin Doherty, Simon Russell Beale, Patsy Ferran, Sam Rile e Eddie Marsan completam o elenco.
‘Firebrand’ foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes 2023, mas ainda não tem data de lançamento definida nos cinemas.