Em 1994, o diretor Oliver Stone lançava a ação romântica criminal ‘Assassinos por Natureza’ (‘Natural Born Killers’), uma de suas obras mais conhecidas.
Contando com nomes como Woody Harrelson, Juliette Lewis, Robert Downey Jr., Tommy Lee Jones e Tom Sizemore, a trama acompanhou Mickey Knox e Mallory Wilson, um casal nada convencional que, após matar o pai abusivo dela, embarca em uma viagem sangrenta que faz mais de cinquenta vítimas.
O casal costuma deixar, entretanto, uma pessoa viva, para que ela possa contar todos os detalhes do massacre. Isso os eleva a “queridinhos” da mídia sensacionalista, personificada no ambicioso jornalista Wayne Gale. Perseguidos pelo implacável detetive Jack Scagnetti, Mickey e sua amada são finalmente presos – mas com uma chance de escaparem.
Apesar das críticas mistas, o longa arrecadou US$110 milhões ao redor do mundo e apareceu em diversas listas de final de ano – mas nem tudo foram flores durante a gestação do projeto.
Durante uma recente conversa com a Esquire, Stone comentou sobre como ficou irritado com a atuação improvisada de Downey durante as gravações, afirmando que o ator, por vezes, aparecia com o próprio material para construir seu personagem (Wayne). Em uma ocasião, Downey mergulhou a barra branca de sua camisa no sangue do palco para poder puxá-la pelo zíper da calça, criando debilmente a ilusão de ter genitália sangrenta. Isso irritou Stone, que atacou Downey, chegando a acusá-lo de “estragar” o filme.
“Ah, vamos lá – é demais! Você está indo longe demais, Robert”, Stone disse a Downey, de acordo com o próprio diretor. “Você está arruinando meu filme! Esqueça essa ideia estúpida envolvendo seu p**. Isso não é aquela m**** de filme pastelão”.
Apesar de Stone não ter gostado da ideia de Downey a princípio, eventualmente colocou a cena no filme. Depois da conversa, Downey arrumou a camisa e fechou a braguilha da calça, pronto para rodar a sequência em questão. Porém, após um momento de reflexão, o diretor disse a Downey para fazer aquela ideia de novo.
“Espere, espere – espere um segundo. Deixa eu ver isso de novo”, ele havia dito. “Puxe um pouco para trás”.
Vale lembrar que o filme está disponível no Disney+.