Em entrevista ao Movie Life, Takashi Yamazaki, diretor do aclamado ‘Godzilla Minus One‘, revelou que a franquia passou por um período difícil no Japão, sendo considerada ultrapassada e desinteressante pela audiência.
O cineasta ainda comentou sobre a criticada adaptação americana lançada em 1998, refletindo sobre o seu impacto na saga.
“De acordo com a equipe do Toho, o Godzilla era considerado ultrapassado até o lançamento de ‘Shin Godzilla‘. A franquia não atraía mais os espectadores como antigamente. Nem mesmo grandes investimentos conseguiam despertar o interesse do público.”
Quando perguntado se a adaptação americana de 1998 foi responsável por prejudicar a imagem do icônico Kaiju, o diretor respondeu: “Não, o filme dirigido por Roland Emmerich não teve muito impacto no mercado cinematográfico japonês. Neste ponto, o filme estava sendo exibido ao lado de Hamtaro. A franquia já estava em declínio por anos.”
Vale lembrar que, após ter sido indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, ‘Godzilla Minus One‘ conseguiu fez US$ 116 milhões nas bilheterias mundiais.
Produzido pela Toho, o longa se provou um verdadeiro sucesso entre os críticos, alcançando sólidos 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. O consenso geral destaca a forma bem-sucedida que os personagens humanos conseguem ancorar as cenas de ação, tornando o filme genuinamente interessante entre suas cenas de destruição em massa.
Na trama, devastado pela guerra, o Japão enfrenta uma nova crise na forma de um monstro gigante, o Godzilla.
O filme já está disponível na Netflix.
Relembre o trailer: