O cineasta Gore Verbinski, aclamado por seu trabalho épico na trilogia original de ‘Piratas do Caribe’, fez um desabafo contundente sobre a queda na qualidade dos efeitos visuais no cinema contemporâneo.
Em entrevista ao portal But Why Tho, Verbinski explicou por que acredita que a tecnologia atual está falhando em entregar o fotorrealismo de antigamente.
“Acho que a resposta mais simples é que você viu o motor de jogos Unreal Engine entrar no mundo dos efeitos visuais. Antes, havia uma divisão: o Unreal Engine era muito bom para videogames, mas depois as pessoas começaram a pensar que talvez os filmes também pudessem usar o Unreal para efeitos visuais finalizados. Assim, você acaba vendo esse tipo de estética de videogame entrando no cinema”, afirmou.
“Acho que é por isso que aqueles filmes de Kubrick ainda se mantêm bem, porque eles filmavam miniaturas e pinturas, e agora temos uma estética diferente. Funciona em filmes da Marvel, onde você meio que sabe que está em uma realidade elevada e irreal. Mas acredito que não funciona de um ponto de vista estritamente foto-realista”, acrescentou.
Por fim, o diretor destacou: “Simplesmente não acho que ele reage à luz da mesma forma; não interage fundamentalmente com o subsurface scattering (dispersão da luz na superfície) ou com a maneira como a luz atinge a pele e reflete. É assim que você acaba com esse uncanny valley quando se trata de animação de criaturas: muito do in-betweening é feito visando velocidade, em vez de ser feito à mão”.




