O cineasta Gareth Edwards, conhecido por dirigir sucessos como ‘Rogue One: Uma História Star Wars’, surpreendeu recentemente ao compartilhar sua perspectiva otimista sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no futuro do cinema.
Edwards reconheceu a apreensão geral em torno da tecnologia, mas expressou grande entusiasmo pelas oportunidades que ela pode trazer para a produção de filmes:
“Sei que não se deve falar da IA de forma positiva, porque ela é vista como o robô sombrio que vai nos destruir, mas estou um pouco empolgado com algumas das oportunidades que estão por vir”, afirmou, conforme o ComicBook.
O diretor destacou o potencial da IA para reduzir drasticamente os custos de produção, mantendo, ou até superando, a qualidade visual dos blockbusters:
“Fico animado porque agora você pode fazer um filme com o mesmo dinheiro que usei no meu primeiro longa, e ele pode parecer que custou US$ 200 milhões. Acho que o dia em que tudo vai mudar será quando alguém fizer um filme com trocados, ele parecer custar US$ 200 milhões e ainda gerar o lucro de um filme desse porte”, acrescentou.
Edwards acredita que esse ponto de inflexão está muito próximo: “Acho que, a partir daí, será o fim do jogo. E isso está a apenas alguns lances de dados de acontecer. Coisa de um ano, ou talvez no próximo ciclo de filmes”.
Para ele, este é um momento de ouro para a criatividade e para aspirantes a cineastas, embora reconheça o impacto negativo em certas áreas:
“Então, acho que nunca houve um momento melhor para quem sonha em ser cineasta. Mas talvez não seja o melhor momento para quem trabalha com rotoscopia [técnica manual de animação/efeitos]”, concluiu.

Lembrando que a segunda e última temporada de ‘Andor’, a mais recente adição ao universo ‘Star Wars’, já está disponível para streaming no catálogo do Disney+.
Relembre o trailer:
Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.

