Os cineastas Barry Jenkins e Damien Chazelle sentaram juntos para conversar sobre a histórica polêmica que aconteceu nos últimos minutos da premiação do Oscar.
Na manhã seguinte à fatídica confusão, os diretores de ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e ‘La La Land: Cantando Estações’ compartilharam a experiência única, vendo todo o ocorrido por uma ótica bem diferente da audiência.
Em entrevista conjunta para a revista Variety, eles comentaram sobre o bizarro instante em que o vencedor anunciado, ‘La La Land’, de fato não havia ganhado.
Para Chazelle:
“Tudo estava tão enérgico, que eu achei – no começo – que alguma brincadeira estava acontecendo”.
Já para Jenkins, que até então estava sentado, o anúncio de ‘La La Land’ fez de seu discurso uma realidade que não aconteceria, o que o deixou ainda mais confuso quando seu sonho inimaginável de fato aconteceu, no instante que a confusão foi desfeita:
“Eu tinha preparado algo para dizer, mas tudo aquilo foi pela janela. Eu digo que Tarell Alvin McCraney [co-roteirista] e eu somos aquela criança do filme, que não consegue crescer e fazer essa obra de arte que conquista oito indicações ao Oscar. É um sonho que eu nunca me permiti ter. Quando estávamos sentado lá e aquele sonho de vencer não se tornou realidade, eu o descartei. Mas então, eu rapidamente tive que recuperá-lo e meu primeiro pensamento foi subir no palco e dar um abraço em Jordan o mais rápido possível”.
Para os dois, a confusão teve mais um efeito positivo do que negativo. Segundo Chazelle e Jenkins, que se tornaram amigos em setembro de 2016, a polêmica serviu para derrubar o mito da competitividade que naturalmente existe na premiação, dando espaço para muita compaixão e graça, em um contexto onde ambos os elencos e equipe de produção se apoiaram no delicado momento.
Chazelle disse:
“Isso é algo que eu e Barry conversamos. É estranho ser amigável com alguém, mas sentir que tem essa coisa de mano-a-mano, o que eu creio ser natural do Oscar. Então, foi legal explodir esse mito um pouquinho em cima daquele grande palco”.
Confira as fotos do ensaio feito para a capa da revista:
Troca de vencedores
Warren Beatty e Faye Dunaway leram o cartão de Melhor Atriz ao invés de Melhor Filme, e anunciaram ‘La La Land‘ como o vencedor da noite.
Depois, o produtor avisou que ‘Moonlight‘ era verdadeiro escolhido.
Assista: