Segundo o Deadline, David Thewlis, Jason Watkins, Asim Chaudhry e o recém-indicado ao BAFTA Posy Sterling foram escalados como protagonistas do novo drama inspirado em eventos reais ‘Dirty Business’, do Channel 4.
A minissérie de três capítulos, produzida pela Halcyon Heart, é baseada em uma investigação de dez anos sobre as empresas de água da Inglaterra e nas histórias reais de denunciantes e vítimas que acreditam que suas vidas foram destruídas após entrarem em contato com água contaminada por esgoto.
‘Dirty Business’ narra a história de dois detetives improváveis que percebem que os peixes do rio que atravessa seu idílico vilarejo em Oxfordshire estão morrendo. Eles contatam a companhia de água para descobrir o motivo, e a resposta estranha e evasiva da empresa dá início a uma investigação que permanece em andamento até hoje.
Thewlis interpreta Ash, um cidadão preocupado e ex-detetive da polícia, enquanto Watkins interpreta seu vizinho Peter, um professor de biologia que usa seu conhecimento científico para comprovar que a estação local não está tratando o esgoto corretamente e despeja frequentemente os dejetos brutos nos cursos d’água da região. Chaudhry, por sua vez, aparece como um funcionário da estação de tratamento de esgoto que denuncia o problema.
A série também acompanha a história real da família Preen, devastada pela dor após a morte de sua filha de oito anos, Heather, vítima da bactéria E. coli O157. Heather estava brincando em uma praia onde, dias antes, um cano de esgoto próximo havia despejado efluentes no mar. Os Preen acreditam que a morte de Heather foi causada pelo contato com o esgoto bruto. A série também acompanha a história do jovem surfista Reuben, que acredita que sua doença crônica, a doença de Ménière, é resultado do surfe em águas poluídas.
O vencedor do BAFTA Joseph Bullman (‘Partygate’) entra como roteirista e diretor do projeto.
Laura McCutcheon e Meeshan Saxena assumem a função de produtores.


