O mundo das séries é povoado por inúmeros títulos de extremo apreço por parte da crítica e do público – e, às vezes, uma história não precisa ser contada ao longo de várias temporadas para conquistar a audiência.
É essa a razão da existências das minisséries, que, quando feitas com esmero e cuidado, conseguem nos arrebatar em narrativas incríveis guiadas por atuações fabulosas em poucos capítulos, como foi o caso do recente suspense ‘DISCLAIMER’, criado pelo lendário Alfonso Cuarón, ou a ótima ‘Senna’, que recontou os dias de glória de um dos esportistas mais célebres da história nacional, Ayrton Senna.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando cinco minisséries imperdíveis para você conferir nos streamings.
Veja abaixo as nossas escolhas:
GÊMEAS: MÓRBIDA SEMELHANÇA

Onde assistir: Prime Video
Rachel Weisz faz um trabalho aplaudível ao encarnar com impecável esmero as protagonistas de ‘Gêmeas: Mórbida Semelhança’, chegando aos pés de Jeremy Irons, que estrelou o longa original de David Cronenberg. É notável o constante movimento de fluxo e refluxo promovido por performances tão distintas, garantindo que o público perceba uma tóxica e inebriante co-dependência que escala a níveis assustadoras e transforma-se em um thriller arrepiante.
A trama acompanha Beverly e Elliot Mantle, irmãs gêmeas idênticas que compartilham tudo na vida: drogas, amantes e um desejo implacável de fazer o que for preciso — incluindo ultrapassar os limites da ética médica — em um esforço para desafiar as práticas antiquadas na ginecologia e obstetrícia e trazer atenção à saúde da mulher em primeiro plano.
A QUEDA DA CASA DE USHER

Onde assistir: Netflix
Nessa minissérie de oito episódios, Mike Flanagan se apropria do extenso catálogo literário do lendário Edgar Allan Poe, que eternizou contos góticos através de um estilo apaixonante, dilacerante e envolvente. É claro que, considerando o impacto significativo de Poe na cultura mundial, a narrativa poderia se render aos clichês, mas, felizmente, não é isso o que acontece; Flanagan já demonstrou ter uma visão única sobre o mundo e sobre os medos que nos assolam dia após dia e, no final das contas, ele transforma essa incursão em uma pérola artística muito mais profunda do que aparenta.
A trama nos apresenta à Família Usher, dona de um império farmacêutico que enfrenta um grande processo em virtude de seus perigosos medicamentos que causam vício e, em uma dosagem maior, morte. Todavia, o conglomerado é ameaçado por uma série de mortes dentro da própria família – em que todos os filhos do patriarca Roderick Usher (Bruce Greenwood) morreram sob circunstância inexplicáveis e quase sobrenaturais, ligadas a um pacto que ele e a irmã fizeram há muito tempo.
AGATHA DESDE SEMPRE

Onde assistir: Disney+
‘WandaVision’ permanece como a melhor série do Universo Cinemático Marvel até agora; todavia, seu spin-off, ‘Agatha Desde Sempre’, não deve nada à produção predecessora e até mesmo funciona por conta própria. Trazendo Kathryn Hahn de volta como a icônica e adorada Agatha Harkness, a minissérie da Marvel Television é diabolicamente deliciosa em cada uma de suas cenas, trazendo os exageros da teatralidade e envolvente performances (incluindo as de Patti LuPone e Aubrey Plaza) em um compilado que homenageia obras como ‘O Mágico de Oz’, ‘Da Magia à Sedução’ e ‘Abracadabra’ de maneira indesculpavelmente divertida.
A trama é centrada em Agatha que, após ficar presa em um feitiço lançado pela Feiticeira Escarlate, consegue sair de sua prisão sem grades e retorna à realidade sedenta por vingança e pelo desejo de sair de Westview. Todavia, as coisas mudam quando uma conhecida bruxa aparece em sua casa e revela que inúmeros bruxos desejam matar Agatha em virtude de acontecimentos passados – o que coloca a protagonista em uma luta pela própria vida ao lado de um clã de companheiras.
SENNA

Onde assistir: Netflix
Seja nas incríveis cenas de corrida, seja no momento em que somos apresentados a um lado mais íntimo da história desse icônico esportista brasileiro, ‘Senna’ acertou em cheio em praticamente todos os aspectos. A minissérie da Netflix, supervisionada pelos habilidosos membros da Gullane, alcançou sucesso inestimável para o cenário audiovisual contemporâneo, abrindo espaço para uma espécie de novo capítulo dentro do nosso ainda estigmatizado escopo do entretenimento.
Para além da sólida direção e de um roteiro recheado de momentos ainda vivos na memória daqueles que acompanharam a saga de Ayrton Senna, a produção convidou a nova geração a conhecer o piloto de Fórmula 1 através de interpretações aplaudíveis – com destaque a Gabriel Leone em uma assombrosa transmutação como o personagem titular, bem como Kaya Scodelario, Pâmela Tomé e Marco Ricca.
DISCLAIMER

Onde assistir: Apple TV+
Criada pelo vencedor do Oscar Alfonso Cuarón, ‘DISCLAIMER’ trouxe Cate Blanchett e Kevin Kline em um embate dramático e novelesco (no melhor sentido do termo) que arrancou de ambos os atores algumas das atuações de maior prestígio do ano. Como se não bastasse, a condução do enredo apresentou aos espectadores um narrador tripartido, nos guiando por inúmeras tramas e subtramas que confluíram a um final espetacular e a uma derradeira e emblemática história de vingança, desespero e ressentimento.
Baseado no romance homônimo de Renée Knight e contando ainda com Sacha Baron Cohen, Kodi Smit-McPhee e Louis Partridge no elenco, a trama é centrada em uma uma famosa documentarista descobre que é uma personagem proeminente em um romance que revela um segredo que ela tentou manter escondido por décadas a fio – sendo ameaçada de exposição e correndo contra o tempo para impedir que isso aconteça.
