A The Walt Disney Company anunciou mais uma onda de demissões em massa, que deve afetar centenas de funcionários globalmente.
Segundo o Deadline, o setor mais impactado é o Disney Entertainment, abrangendo áreas como marketing para cinema e televisão, assessoria de imprensa televisiva, casting e desenvolvimento. As operações financeiras corporativas da Disney também foram atingidas.
A reportagem destaca que o número de cortes nas áreas de cinema e televisão é similar, e nenhuma equipe será completamente eliminada. A maioria dos funcionários da Disney Entertainment Television afetados está baseada em Los Angeles.
Esta é a quarta e maior rodada de demissões nos últimos 10 meses que atinge as operações televisivas da Disney. Os cortes fazem parte de um esforço contínuo de redução de custos nas empresas de mídia tradicional, que buscam reestruturar seus modelos de negócio com maior foco em streaming, em meio a desafios econômicos.
O CEO Bob Iger iniciou o processo assim que retornou ao cargo, estabelecendo, no início de 2023, uma meta de ao menos US$ 7,5 bilhões em cortes de despesas, o que resultou na eliminação de cerca de 7 mil postos de trabalho naquele ano.
Confira o histórico de cortes recentes
- Março de 2025: Cerca de 200 funcionários foram demitidos, representando quase 6% da força de trabalho do grupo ABC News e das redes de entretenimento da Disney, como Freeform e FX.
- Outubro de 2024: Uma grande reestruturação com o fechamento da ABC Signature e a integração de suas operações à 20th Television, além da fusão das equipes de roteiros das séries da ABC e do Hulu. Essa mudança resultou na demissão de cerca de 30 funcionários.
- Julho de 2023: A Disney Entertainment Television passou por uma rodada de cortes que afetou aproximadamente 140 pessoas — 2% da força de trabalho da divisão — incluindo 60 demissões na National Geographic.
