A Disney recentemente encerrou sua parceria de produção e distribuição global de ‘Doctor Who’ com a BBC, e uma reportagem do ComicBookMovie revelou os bastidores dessa decisão. Múltiplos fatores, desde o orçamento inflacionado até questões de aceitação cultural, motivaram o rompimento.
O motivo mais relevante parece ser o financeiro. Segundo a reportagem, a Disney+ decidiu se afastar da série porque o plano de transformá-la em uma franquia de sucesso “à la Marvel não se traduziu em um grande sucesso”.
O acordo foi selado durante a gestão do ex-CEO da Disney, Bob Chapek, que investia agressivamente em streaming. Com a mudança de liderança e a nova diretriz de corte de custos, o investimento não se mostrou vantajoso, já que a série não atraiu o número esperado de novos assinantes para a plataforma.
A Disney se arrependeu de gastar tanto na série. O orçamento variava entre 6 e 8 milhões de dólares por episódio, elevando o valor total do contrato a até US$ 169 milhões de dólares.
Além disso, fontes da BBC afirmam que a Disney+ nunca deu o devido apoio à série em termos de marketing, alegação que é contestada por representantes da empresa.
Fim da parceria! Disney+ ENCERRA acordo global com a BBC para ‘Doctor Who’
O desempenho e a dedicação do protagonista Ncuti Gatwa também foram apontados como fatores para o desmoronamento do novo “Whoniverse”.
Uma fonte não identificada próxima ao programa alegou que a relutância do ator em abraçar completamente o papel acabou prejudicando a série.
“Há mais nesse papel do que apenas atuar”, disse a fonte. “Você precisa ser um embaixador da marca e assumir ser o Doutor desta geração. Matt Smith e David Tennant compreenderam totalmente a responsabilidade que isso trazia”.
A agenda ocupada de Gatwa teria feito com que ele aparecesse apenas de forma secundária em pelo menos metade da primeira temporada.
BBC comenta possível fim de ‘Doctor Who’
Outro ponto levantado foi a recepção do conteúdo temático da série no mercado norte-americano.
A nova fase da série, que incluiu um beijo entre pessoas do mesmo sexo para o Doutor, a drag queen Jinkx Monsoon como vilã e um episódio sobre robôs incel, teria gerado atrito.
Uma fonte da indústria afirmou que ‘Doctor Who’ se tornou “demasiado woke para os EUA de Trump”, sendo este um fator que pesou na decisão da Disney de não continuar a parceria.
‘Doctor Who’: BBC anuncia derivado animado da icônica série
‘Doctor Who’ está disponível no Disney+.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
Criada por Russell T. Davies, a série está disponível no Disney+.
Millie Gibson, Susan Twist e Jinkx Monsoon também estrelam a nova versão.
Na nova era de ‘Doctor Who’, o Doutor (Gatwa), viaja através do tempo em uma cabine telefônica chamada TARDIS. Na companhia de Ruby Sunday (Gibson), ele desvenda mistérios e combate criaturas estranhas e anomalias em diferentes períodos históricos.

