A milionária compra da Fox, por parte da Disney, já está trazendo alguns dessabores para os executivos da Casa do Mickey. Em meio a tantos sucessos de bilheteria ao longo dos seis primeiros meses de 2019, a empresa está enfrentando sérios problemas com os lançamentos da sua nova aquisição, que estão fracassando nos cinemas.
Segundo a revista Variety, a Walt Disney Co. analisou os dados da Fox neste primeiro trimestre e foi dura em seu posicionamento diante de seus funcionários. Chamando a atenção de maneira pública dentro do estúdio, a empresa deixou claro que o péssimo resultados dos filmes da Fox nesta primeira metade do ano são um sinal de um problema adiante.
De acordo com a publicação, a repreensão pública foi tão severa, que os próprios funcionários da Fox ficaram ainda mais preocupados em relação ao seus respectivos futuros dentro da companhia. E durante o informe a respeito do faturamento do estúdio, feito no dia 06 de agosto, Bob Iger, presidente da Disney, disse que “a performance da Fox foi bem abaixo daquilo que havia sido e bem abaixo daquilo que esperávamos quando fizemos essa aquisição”.
E de acordo com as palavras de um produtor de Hollywood sobre a fatídica reunião, “eu nunca tinha visto um enforcamento público como esse”.
Iger externou a preocupação dos executivos da empresa e, segundo fontes próximas à situação, os chefes do Gabinete Criativo da Disney, Alan Horn e Alan Bergman, ambos estariam frustrados e aflitos pelo péssimo desempenho da Fox nas bilheterias, bem como em relação à viabilidade de vários projetos que se encontram em fase de desenvolvimento.
Em se tratando de desempenho, a Fox não está tendo um ano de 2019 promissor. Seu maior sucesso foi o filme religioso ‘Superação: O Milagre da Fé‘, que chegou aos cinemas em abril. A produção faturou US$ 50 milhões ao redor do mundo, a partir de um orçamento pequeno, de US$ 14 milhões.
Os outros longas da Fox lançados pela Disney não tiveram a mesma jornada de sucesso. ‘X-Men: Fênix Negra‘ , ‘Stuber‘ e ‘Meu Amigo Enzo‘ fracassaram nos cinemas. Este último teve um fim de semana de estreia bem magro, conquistando apenas US$ 8.1 milhão.