As séries de temáticas históricas e medievais, costumam alcançar bastante sucesso entre o público, sejam fictícias ou baseadas em eventos reais, como ‘Game of Thrones’, ‘A Casa do Dragão’ e ‘Vikings‘.
Bem antes das atrações mencionadas, ‘Roma‘ estreou em 2005, fazendo um retrato fiel da Roma Antiga, explorando o período de transformação da República Romana em Império.
Produzida pela HBO em parceria com a BBC, a elogiada atração narra a ascensão de Júlio César ao poder, bem com sua morte e os eventos que levam à fundação do Império sob as ordens de Augusto, que governou de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C.
Disponível no catálogo da Max, ‘Roma‘ mescla acontecimentos históricos com ficção, explorando se aprofunda nas fascinantes e intrigantes disputas políticas que permearam o Império ao longo de toda a sua existência, transformando-o em um dos recortes mais estudados da história antiga no ocidente.
Tudo isso é mostrado sob os pontos de vista de Lucius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pullo (Ray Stevenson), soldados romanos cujas vidas se conectam em momentos significativos.
Enquanto Vorenus é um centurião íntegro e obediente, Pullo é um legionário impulsivo e que busca prazeres imediatos. No entanto, as diferenças entre eles fazem surgir uma forte amizade, levando-os a vivenciar as mais diversas tramas e a conhecer figuras históricas, como Júlio César, Marco Antônio, Otaviano e até mesmo Cleópatra.
Gravada nos renomados estúdios Cinecittà, na própria Roma, a série ganhou bastante elogios pela qualidade visual e pela fidelidade histórica, apresentando cenários autênticos para reproduzir a antiga cidade, caprichando nos figurinos e se atentando até mesmo ao linguajar da época.
Além disso, a série também chama bastante atenção pela violência nas cenas de batalha, sem deixar de lado os rituais religiosos que marcaram presença nos primórdios do catolicismo e como a população se comportava naquela época.
Apesar de ter durado apenas duas temporadas, ‘Roma’ conseguiu deixar sua marca como uma produção impecável do início ao fim, deixando um legado que influenciou diversas outras produções, como ‘Spartacus’, ‘The Gilded Age’ e ‘Versailles’.
Para quem gosta do gênero, esta é uma dica imperdível enquanto o público aguarda novos lançamentos.
Relembre a abertura e o trailer:
.