‘Divertida Mente 2’ | Leo Jaime conta como foi voltar a dublar o ‘Raiva’ quase uma década depois

Grande lançamento dos cinemas no mês de junho, Divertida Mente 2 chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20) e promete fazer os fãs voltarem a se apaixonar pelas emoções da Riley. Após o sucesso do primeiro filme, pessoas de todas as idades se identificaram com ao menos uma das emoções retratadas na aventura original pela mente humana. Mais do que o público, o elenco brasileiro acabou se enxergando em seus personagens, como é o caso do ator, cantor, compositor, jornalista e escritor Leo Jaime, que foi convidado para dar vida novamente ao Raiva, um dos personagens mais carismáticos do primeiro longa.

A convite da Disney, conversamos com Leo para entender melhor como foi para ele voltar a um personagem quase uma década depois. Mas o mais curioso é que essa relação do artista com as animações da Disney começou muitos anos antes do primeiro Divertida Mente (2015).

leo jaime raiva dublador divertida mente 2
Leo Jaime volta a ser o Raiva quase dez anos depois. Foto: Reprodução.

Para quem não sabe, a estreia de Leo Jaime na Disney foi em Oliver e Sua Turma, uma animação 2D maravilhosa de 1988. Inspirado no clássico literário Oliver Twist, o longa animado conta a história de um simpático gatinho laranja que se aventura pelas ruas de Nova York. Por lá, ele faz amizade com um cão de rua chamado Esperto, que passa a ser um tipo de guru para ele.

Leia Também:  Diretor de 'Deadpool e Wolverine' sabe porque o Thor estava chorando no filme? Confira!

Na versão original, o Esperto é interpretado pelo cantor Billy Joel. Por isso, a versão brasileira também foi atrás de um músico para dublar o cão. E foi assim que chegaram a Leo Jaime, que até tentou dar voz ao Esperto, mas acabou emprestando sua voz apenas para as canções do personagem no filme.

“Quando fiz o Esperto, eu tive que fazer um trabalho de ator também. Me chamaram para fazer o personagem. Eu gravei a música e fui ao estúdio, em uma cinemateca com um microfone, passando o filme na tela e eu tentando dublar. Não era em um computador, como é hoje. Hoje, você arrasta um pouquinho, volta e ajusta com certa facilidade os loops. Com a música também. Naquela época, era ‘falou, o rolo está rolando e tem que acertar’. Eu era muito demorado nesse processo e acabaram me demitindo da dublagem. E fiquei grato por terem me demitido, porque eu ia me enrolar todo. Era muito difícil dublar o Esperto. E aí, chamaram um dublador profissional maravilhoso, que assumiu o personagem, e me deixaram só para fazer a voz dele nas canções”, contou.

oliver esperto
Dublar as músicas do ‘Esperto’ foi o primeiro papel de Leo Jaime na Disney. Divulgação/ Disney.

Por conta dessa experiência agridoce de ter sido parcialmente demitido pela Disney na década de 1980, Leo brincou que temia não ser aprovado no teste para o Raiva, já que achava o processo de dublagem muito complicado. No entanto, ele revelou que a evolução da tecnologia facilitou bastante o processo.

Leia Também:  Primeiras impressões | ‘Vidas Bandidas’ empolga com ação e malandragem cativantes

“Em ‘Divertida Mente’, quando me chamaram para fazer o teste, já fui pensando que não ia passar, porque eu tinha essa experiência não muito boa com a dublagem no passado. Mas quando vi o monitor e os sistemas, que mostram tempo e variações de voz, entendi o tempo da voz do personagem como se estivesse lendo uma partitura musical. Indo por essa leitura musical, acabou ficando muito fácil. Eu achei que ia ser uma coisa dificílima, mas acabou sendo divertido à beça”, comentou.

Não deixe de assistir:

E outro grande desafio foi não apenas criar a voz do Raiva, mas também conseguir chegar ao mesmo tom de quase uma década atrás.

“Em 2015, a gente foi recomendado não fazer uma voz diferente. Eles queriam que nós atuássemos como nossa própria voz, até porque eles convidam os Star Talents porque nossas vozes são conhecidas. Mas eu não consegui seguir a recomendação. No que falavam ‘bota energia’, eu fazia uma voz mais áspera e usava mais agressividade. Saía uma voz muito específica. Então, quando me chamaram para fazer ‘Divertida Mente 2’, comecei a pensar como faria para encontrar aquela voz novamente. Eu tinha feito ela em um dia e a usei por algumas horas há oito, nove anos atrás. Aí, quando cheguei no estúdio e vi o clipe do Raiva na tela, a voz saiu exatamente como a do primeiro filme. Achei maravilhoso! Foi uma das melhores experiências profissionais da minha vida, sinceramente”, disse Leo Jaime.

Leia Também:  'Deadpool & Wolverine': Cena de abertura ao som de 'Bye Bye Bye', do NSync, ganha versão em LEGO; Assista!

inside out 2

Por fim, o Raiva já havia roubado a cena no primeiro filme, o que chamou a atenção da equipe criativa, que decidiu desenvolver mais o personagem e dar a ele mais tempo de tela em Divertida Mente 2. E para Leo Jaime, esse crescimento do Raiva foi uma grande e positiva surpresa.

“Foi surpreendente, porque as emoções eram muito básicas no primeiro filme. Depois elas começaram a se misturar. São muitas camadas do Raiva nesse segundo filme. Eu achei um desafio e achei que enriqueceu muito o personagem. Achei incrível porque a gente percebe o filme e as emoções ficando mais sofisticadas. E essas misturas – assim como no primeiro, em que a Alegria e a Raiva se misturam no final –  você percebe que ficam difíceis de separar uma da outra. Depois você repara que todas se misturam. Eu acho que o Raiva tem muitas nuances nessa continuação, o que enriqueceu muito o personagem. Me deixou muito feliz”, concluiu.

Divertida Mente 2 está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS