‘Divertida Mente 2’ fez história ao se tornar a maior bilheteira do ano até o momento, arrecadando US$ 1,6 bilhão mundialmente e conquistando tanto o público quanto os críticos. No entanto, conforme a IGN, a produção do longa da Pixar foi marcada por verdadeiros tumultos nos bastidores, segundo depoimentos de 10 ex-funcionários.
De acordo com a reportagem, a Pixar impôs uma alta demanda de trabalho aos seus funcionários. “Durante um mês ou dois, os animadores trabalharam sete dias por semana”, revelou uma fonte. “Havia quantidades ridículas de trabalhadores de produção, pessoas sendo jogadas em funções que nunca haviam desempenhado antes… Foi horrível”.
Alguns funcionários ainda declararam: “Há uma quantidade incrível de pessoas que dizem: ‘Não posso mais fazer isso'”.
Vale lembrar que no início do ano, o estúdio anunciou demissões que afetaram 175 trabalhadores, ou 14% de sua equipe, em maio.
Além da tensão financeira, as fontes também descrevem um estúdio receoso de provocar controvérsias, com pressão interna para evitar temas LGBTQ, exigindo mudanças em ‘Divertida Mente 2’.
Além disso, devido ao fracasso recente de ‘Lightyear’, a Pixar temia repetir o erro. Várias fontes alegam que a liderança da Disney atribuiu internamente grande parte do fracasso financeiro a um beijo entre pessoas do mesmo sexo no filme, que foi brevemente removido e reintegrado após um alvoroço interno.
Trabalhadores LGBTQ e aliados da Pixar afirmaram que a liderança censurava “afeto abertamente gay” em um momento em que a empresa também enfrentava protestos contra o projeto de lei “Don’t Say Gay” da Flórida.
“Até onde eu sei, ainda é uma questão onde a liderança menciona especificamente Lightyear e diz: ‘Oh, Lightyear foi um fracasso financeiro por causa de um beijo queer'”,” afirmou uma fonte.
Com isso em mente, o estúdio teria ordenado que Riley, a protagonista de ‘Divertida Mente’, fosse “menos gay”, levando a inúmeras edições que aumentaram após a resolução da greve do WGA em setembro de 2023.
Fontes indicam que houve um cuidado especial para tornar o relacionamento entre Riley e Val, um personagem coadjuvante introduzido em ‘Divertida Mente 2’, o mais platônico possível.
Foram feitas edições na iluminação e no tom de certas cenas para remover qualquer traço de “química romântica”. Uma fonte descreveu isso como “um trabalho extra enorme para garantir que ninguém visse os personagens como não heterossexuais”.
Vale lembrar que a Pixar lançou um curta em 2015 que seguiu o primeiro encontro de Riley com um menino. No entanto, muitos fãs acreditam que Riley é queer.
“Veja bem, Riley não é canonicamente gay”, diz uma fonte. “No filme, o que você viu, nada sobre Riley indica que ela é gay, mas isso é meio que inferido com base em certos contextos. E isso é algo que eles tentaram minimizar em vários pontos”.
Outra fonte mencionou que alguns na liderança estavam “desconfortáveis” com temas queer, em geral, e a insistência em manter esses temas fora de ‘Divertida Mente 2’ foi “um grande ponto de discussão durante todo o desenvolvimento”.
Toda essa pressão, os desafios criativos e as hesitações da história levaram a uma corrida nos últimos meses de produção de ‘Divertida Mente 2’, segundo ex-funcionários. Ou, como descreve uma fonte: “Foi um verdadeiro show de horrores”.
“Mesmo agora, acho que as pessoas que saíram ainda sentem aquela pressão, como se estivessem dizendo: ‘Oh meu Deus, conseguimos. Conseguimos.'”
Essa situação foi vista por muitos funcionários como “uma questão de vida ou morte” para o estúdio.
“Essa foi a pressão sentida por todos”, diz uma fonte. “‘Precisamos que este filme tenha sucesso porque, caso contrário, não teremos um estúdio.’ E essa foi a pressão constante. Mesmo agora, acho que as pessoas que saíram ainda sentem aquela pressão de tipo, ‘Oh meu Deus, conseguimos. Conseguimos'”.
‘Divertida Mente 2’ chega ao Disney+ em 25 de setembro!
Confira nossa entrevista e siga o CinePOP no Youtube:
‘Divertida Mente 2’ trará Kelsey Mann (‘O Bom Dinossauro’) na direção, enquanto Meg LeFauve retornará para cuidar do roteiro.
“Prepare-se para outra montanha-russa emocional com Riley e todas as suas emoções! Esta história mergulha profundamente na mente de Riley, explorando personagens – familiares e novos – junto com suas aventuras emocionantes.”
Em entrevista ao Deadline, o diretor Kelsey Mann revelou novos detalhes sobre a continuação.
O cineasta compartilhou um pouco sobre o projeto de desenvolvimento do novo filme, e revelou como encontrou a ideia perfeita para ser abordada na continuação.
“Eu fiz uma lista de todas as sequências que eu amava e todas as que eu não gostava. Por que algumas dessas continuações não deram certo? As bem-sucedidas conseguiram expandir o universo e entregou coisas novas, abriu novas portas, enquanto as que fracassaram só tentaram repetir o filme original. A Riley está passando por mudanças em sua mente, então seria ideal apresentar essa mudança na sequência.”
Ele completa, “Eu lembro de ter lido sobre as mudanças em nossa mente durante a puberdade, sobre novas conexões entre neurônios que ainda não estavam completamente formadas. Então, eu me baseei nesta ideia de construção. Pensei em uma bola de demolição chegando no cenário, destruindo-o. A ideia de evolução foi muito boa para uma sequência. O novo filme traz um grande peso emocional, que nós amamos nas produções da Pixar, mas também tivemos a oportunidade de nos divertir com a história ao apresentarmos os novos personagens.”
Lembrando que ‘Divertida Mente’ (2015) foi um enorme sucesso, arrecadando US$ 858,8 milhões e conquistando o Oscar de Melhor Animação em 2016.