Lançado em 2020, ‘Um Caso de Detetive‘ traz Adam Brody (‘Shazam!’) como Abe Applebaum, um depressivo e amargurado jovem adulto e aspirante a detetive que vive à sombra da própria infância, quando resolvia pequenos mistérios e crimes em troca da admiração dos moradores de Willowbrook.
No entanto, após o desaparecimento de Gracie Gulliver (Kaitlyn Chalmers-Rizzato), sua amiga de infância e parceira de investigação, Applebaum fica traumatizado por nunca ter conseguido encontrá-la, crescendo com dificuldades de se adaptar ao presente na tentativa de um dia desvendar o que aconteceu com ela.
Escrito e dirigido por Evan Morgan em sua estreia diretorial em longas-metragens, ‘Um Caso de Detetive’ foi bastante elogiado por conta da sensibilidade ao retratar a transição da magia da infância para a melancólica vida adulta.
Através de flashbacks, a trama mostra o impacto do desaparecimento de Gracie em Abe, considerado uma celebridade pela vizinhança e com um futuro promissor devido às suas habilidades investigativas, chegando até mesmo a solucionar crimes de roubos, levando-ao status de celebridade local.
Agora, com mais de 30 anos, ele é desrespeitado, caçoado e digno de pena por não conseguir “crescer” e seguir em frente, acumulando dívidas com seu escritório de investigação.
Por outro lado, ele vê a chance de resgatar aquele impulso da infância quando uma estudante órfã do ensino médio chamada Caroline (Sophie Nélisse) o procura pedindo ajuda para solucionar o assassinato de seu namorado.
Entre os críticos, o longa conquistou 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, ganhando destaque por retratar os dilemas da vida adulta com sensibilidade, drama e humor, destacando momentos de trauma em contraste com a inocência da infância.
Inclusive, o The Ringer descreve o longa como “uma história surpreendentemente atrativa, saltando de uma comédia hilária para uma comovente tragédia, ancorado pela complexa atuação de Brody, que – como ex-astro adolescente -, assume uma convicção muito digna ao papel, deixando a trama ainda mais marcante.”