terça-feira, dezembro 23, 2025
InícioDestaque'Djavan - O Musical' retorna ao Rio de Janeiro em novo palco,...

‘Djavan – O Musical’ retorna ao Rio de Janeiro em novo palco, no Teatro Claro Mais

A partir de 8 de janeiro, o Teatro Claro Mais RJ recebe a nova temporada de ‘Djavan – O Musical’, produção da Turbilhão de Ideias, com realização da Nove Produções, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Caixa Vida e Previdência, com apoio da Caixa Seguridade. O retorno ao Rio de Janeiro acontece em novo palco após uma trajetória marcada por casas lotadas e ampla repercussão junto ao público, com temporadas no próprio Rio e em São Paulo, além de uma turnê nacional que passou por cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Maceió. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Uhuu ou pela bilheteria física do teatro.

Idealizado por Gustavo Nunes, com direção artística de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade Rodrigo França, o espetáculo percorre a trajetória e a obra do cantor e compositor alagoano a partir de episódios de sua vida pessoal e artística. A dramaturgia organiza esses momentos tomando a própria criação musical do artista como eixo da narrativa, conectando experiências, encontros e escolhas que marcaram sua história.

Com cerca de duas horas de duração, o musical tem direção musical assinada por João Viana, filho do homenageado, ao lado de Fernando Nunes. O repertório reúne canções que marcaram a carreira de Djavan e atravessam diferentes momentos de sua produção, como ‘Oceano’, ‘Um Amor Puro’, ‘Meu Bem Querer’, ‘Correnteza e Luanda’, além de outras composições que ajudam a delinear a identidade de uma obra reconhecida pela diversidade de influências — do samba ao jazz, do pop aos ritmos afro-brasileiros.

Raphael Elias interpreta Djavan em diferentes momentos da narrativa. Negro e natural de Divinópolis (MG), o ator construiu sua trajetória artística a partir do interior de Minas Gerais, movido pela paixão pela música e incentivado pela família, até alcançar seu primeiro papel de protagonismo em uma grande produção nacional. Selecionado entre mais de 250 candidatos, sua escolha dialoga com o percurso do próprio homenageado e com os temas abordados pelo espetáculo, trazendo à cena não apenas a musicalidade do artista, mas também aspectos de sua dimensão humana, marcada por escolhas, deslocamentos e perseverança.



Ao seu lado, o elenco se desdobra em múltiplos personagens que representam figuras centrais da vida pessoal e artística do biografado. Marcela Rodrigues vive Dona Virgínia, sua mãe; Ester Freitas interpreta Djanira, sua irmã; Alexandre Mitre dá vida a Djacir, o irmão mais velho; Thainá Gallo interpreta Aparecida, a primeira esposa e mãe dos três filhos; e Douglas Netto vive João Mello. Aline Deluna interpreta Maria Bethânia, Gab Lara dá vida a Chico Buarque, Tom Karabachian interpreta Caetano Veloso e Milton Filho surge como Elegbara, entidade simbólica presente na narrativa.

A equipe criativa reúne profissionais de reconhecida atuação nas artes cênicas. A coreografia e a direção de movimento são assinadas por Marcia Rubin; a iluminação, por Daniela Sanchez; a cenografia, por André Cortez; e os figurinos, por Karen Brusttolin. Os arranjos e a preparação vocal ficam a cargo de Jules Vandystadt, ao lado do design de som de João Paulo Pereira. O visagismo é assinado por Sidnei Oliveira.

O retorno do espetáculo celebra também seu percurso no circuito de prêmios, acompanhando a recepção da montagem desde a estreia. ‘Djavan – O Musical’ conquistou o Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Teatro Musical Brasileiro e reuniu indicações em láureas como o Prêmio Destaque Imprensa Digital — nas categorias Destaque Direção Musical e Destaque Revelação para o protagonista Raphael Elias —, além da recente indicação ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Cenografia.

Combinando música, teatro e dança em uma encenação estruturada a partir da obra de Djavan, o espetáculo retorna para novas temporadas em 2026, ano em que o artista celebra 50 anos de carreira, convidando o público a reencontrar, em cena, sua trajetória e parte do repertório eternizado ao longo de quase 30 discos, de um dos grandes nomes da música brasileira.

author avatar
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS