De acordo com o Cinema Blend, os órgãos censores da Rússia cortaram uma cena da animação ‘Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica’ por causa de uma personagem gay.
Na cena, os protagonistas Barley e Ian encontram uma policial ciclope e acabam fazendo amizade com ela, que menciona sua namorada.
Nas mídias digitais, o filme virá com a nova versão sem a cena em questão.
Não é a primeira vez que a Rússia faz isso, pois os cinemas do país editaram uma cena no início de ‘Vingadores: Ultimato’, quando o personagem do diretor Joe Russo revela-se gay.
Em ‘Rocketman‘, foram removidos cinco minutos de cenas que exploravam a homossexualidade de Elton John, o que é essencial para contar sua história.
No ano passado, também foi removida uma cena com beijo gay ao final de ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker‘.
A animação abriu com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes, com nota 7.4/10 baseada em 50 reviews. Segundo o consenso geral, a produção “pode até sofrer em comparação a outros clássicos [do estúdio], mas faz um uso prático de suas fórmulas – e tem mérito próprio como uma aventura divertida, reconfortante e estonteante”.
Confira as principais críticas:
“‘Dois Irmãos’ nunca realmente alça voo, mesmo quando seus personagens estão aprendendo a fazer isso” – AV Club.
“Um filme gentil que não tenta apenas surpreender o público com visuais fantásticos” – The Atlantic.
“[O filme] é transcendental, catártico, estruturalmente inteligente e entrega uma reviravolta narrativa cheia de vida. É doloroso, mas do melhor jeito” – Times (UK).
“‘Dois Irmãos’ parece um projeto intensamente pessoal que foi diluído em uma obsequiosidade corporativa” – Vulture.
“O trabalho vocal de Pratt, Hollad e Louis-Dreyfus é fantástico. Octavia Spencer rouba cada cena da qual participa” – AwardsWatch.