Disponível na Netflix, o filme ‘Indiferença‘ (‘Bhakshak’) narra a corajosa jornada de Vaishali Singh (Bhumi Pednekar), uma destemida jornalista cuja missão é expor casos de abuso sexual infantil encobertos em um abrigo para meninas.
Escrito e dirigido por Pulkit (‘Maroon’), o longa é baseado no caso real de ocorrido em um abrigo de Muzaffarpur, Bihar, na Índia, e reforça como é importante impactar e conscientizar o público sobre um tema tão sensível.
O objetivo da produção é justamente uma tentativa de provocar debates profundos questões delicadas, como a insensibilidade social que favorece que sexuais e silencia as vozes das vítimas em um sistema que anula os esforços daqueles dispostos a fazer algo para mudar a situação.
O enredo traz à tona um retrato do caso denunciado em 2018 pelo Instituto Tata de Ciências Sociais (TISS) ao Departamento de Bem-Estar Social de Bihar, revelando as alegações de abuso sexual mantidas contra crianças em um abrigo financiado pelo governo e administrado pela ONG Seva Sankalp Evam Vikas Samiti.
O mais assustador é que os próprios funcionários e o diretor do abrigo, Brajesh Thakur, eram os criminoso por trás dos abusos. Para piorar a situação, Thakur usufruía de influência política na região… O que dificultou sua acusação.
É aí que Singh entra em ação, usando sua experiência jornalística para expor os traumas das vítimas, bem como as falhas do sistema que abriram brechas para os crimes.
Foi com a ajuda dela que a Polícia de Bihar deu início à investigação que resultou na prisão de 12 indivíduos, incluindo Thakur e os vários funcionários do abrigo.
Thakur já havia sido leva do em custódia em outro caso, envolvendo o desaparecimento de 11 mulheres de um abrigo administrado por sua ONG, que tinha ligação com com uma teia de corrupção encoberta por autoridades locais. Autoridades essas que também foram acusadas de negligência e participação nos crimes, já que ignoravam as denúncias sobre as atividades suspeitas de Thakur.
Felizmente, as meninas foram resgatadas e transferidas para abrigos mais seguros melhor monitorados em Madhubani, Patna e Mokama, enquanto Thakur foi condenado à prisão perpétua por crueldade contra incapaz.
Depois das prisões, o caso resultou em reformas no Sistema de Bem-Estar Infantil da Índia, com a criação de regulamentações mais rigorosas para instituições similares, bem como redes de monitoramento mais eficazes e adoção de medidas mais severas para garantir a segurança das crianças sob os cuidados do Estado.
Quem já assistiu está rendendo elogios à produção devido à ousadia em expor tais atrocidades.
Confira:
O filme indiferença na Netflix só nos mostra o quão o sistema é falho. Vemos que quem era pra proteger essas crianças são na verdades quem ajuda a destruir a infância, a família e o psicológico das mesmas. Me enoja que muita gente ainda encobre essas situações na vida real.
— r a i (@iarss02) February 20, 2024
É normal chorar assistindo “Indiferença” no Netflix?
— Edison Mendonça (@oedisonmendonca) February 24, 2024
Esse filme, #Indiferença, da Netflix, é pra deixar qualquer mulher enjoada. Um absurdo o que tantas meninas passam na vida, no mundo todo. Educação sexual e defesa pessoal é mais do que necessário nas escolas. Ia mudar muito a realidade de tantas crianças abusadas.
— (@CibeleLuna_) February 20, 2024
“indiferença”, na netflix é um excelente filme
— mar (@wavesez) February 21, 2024
Gostei desse filme da Netflix “indiferença”
— ♏️onique (@nique_souzah) February 23, 2024